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Como registrar receitas no ssOtica?

4 min de leitura

Você costuma registrar receitas dos clientes da sua ótica? A verdade é que ter um histórico de receitas oftalmológicas é essencial para gestão eficiente da sua loja. 

No entanto, diante da correria do dia a dia, nem sempre é fácil dar a devida atenção a essa atividade, que acaba sendo deixada um pouco de lado. 

Com isso, sua empresa não colhe benefícios, como a maior facilidade na hora de confeccionar o livro de registro de receitas e a oportunidade de elaborar campanhas de fidelização no pós-venda. 

Sendo assim, veja neste artigo, os detalhes sobre as vantagens de registrar receitas e confira como investir em um software específico para gestão de óticas, como o ssOtica, pode ajudar no processo de registro. 

Boa leitura!

Por que é importante ter um bom registro de receitas?

A verdade é que registrar as receitas dos clientes e manter essas anotações organizadas e atualizadas é de grande importância para que a sua ótica desenvolva uma bom relacionamento com o cliente e cumpra os requisitos da legislação brasileira

Veja 3 benefícios proporcionados para sua loja pela manutenção de um bom registro. 

 1- Aumento das fidelizações de clientes

O acompanhamento do registro permite que a ótica possa avisar o cliente quando a receita estiver vencendo e, assim, lembrar da necessidade de renovar o exame e trocar a lente. 

Dessa forma, é possível organizar campanhas de pós-vendas específicas para esses casos, visando aumentar o número de fidelizações. Isso acontece porque você vai se antecipar a busca da pessoa pelo serviço, sendo menos provável que o indivíduo recorra à concorrência. 

Porém, para ser capaz de fazer isso, o ideal é investir em um sistema de gestão próprio para óticas, como o ssOtica. Com o auxílio desse programa, você pode consultar rapidamente o registro de receitas e criar alertas automáticos para vencimentos próximos. 

Afinal, dependendo do número de clientes da sua loja, consultar manualmente todas as receitas de clientes e as datas de vencimento é um processo inviável devido ao tempo gasto com a atividade, atrapalhando a execução de outras tarefas. 

2- Oferta de atendimento personalizado

Outra vantagem de registrar receitas é que isso possibilita a oferta de um atendimento personalizado. Ou seja, o cliente vai sentir que a empresa se importa com as suas necessidades particulares

Só para exemplificar, o aviso de receita vencida, citado anteriormente, é uma demonstração de que a ótica parou para pensar na saúde e bem-estar daquela pessoa individualmente. 

No entanto, para que a estratégia tenha os benefícios esperados e o consumidor sinta que houve uma personalização, é preciso que o alerta seja comunicado de maneira amigável, que transmita interesse pessoal. 

Outro exemplo é a situação em que o cliente perde o óculos, ou o item sofre alguma danificação, e necessita de uma nova lente antes do prazo de vencimento da receita. 

Nesse caso, nem sempre o freguês lembra onde guardou a receita original e, talvez, até mesmo já tenha perdido. Assim, se tiver um registro bem organizado, a ótica pode consultar os detalhes do último pedido e fazer a solicitação ao laboratório. 

Em todas essas circunstâncias, a tendência é que o relacionamento entre o consumidor e a marca se torne mais forte, já que houve a percepção por parte do indivíduo de que a loja é organizada e está atenta às necessidades dos clientes. 

 3- Cumprimento da lei

Por último, é interessante citar que registrar receitas contribui para o cumprimento das leis brasileiras, já que facilita a construção do Livro de Receita, documento que a ótica precisa ter em mãos para apresentar à Vigilância Sanitária. 

Afinal, vale lembrar que a venda de lentes para correção de problemas visuais é um tratamento de saúde. Por isso, a legislação estabelece que é necessário fiscalização para garantir que as lentes vendidas estão de acordo com as solicitações médicas para não causar danos à visão dos pacientes. 

Porém, durante a correria do dia a dia nem sempre sobra tempo para registrar receitas e, muito menos, para garantir a boa organização das anotações. 

Nesse sentido, com o intuito de ficar dentro da lei e colher os benefícios dos registros, você pode utilizar um sistema de gestão, que tenha essa funcionalidade. Confira como funciona esse processo no ssOtica. 

Passo a passo para registrar receitas oftalmológicas dentro do ssOtica

O ssOtica é um sistema de gestão desenvolvido especialmente para óticas. Em vista disso, o programa tem algumas funções específicas para satisfazer as necessidades desse modelo de comércio. 

Dentre essas, está incluída a possibilidade de registrar receitas dos clientes. Veja o passo a passo de como fazer isso de duas formas diferentes. 

1-  Menu Ordem de serviço

A primeira opção é por meio do cadastro da ordem de serviço (OS). Confira as etapas: 

  1. Na página inicial, no menu lateral direito, selecione “Ordem de Serviço”;
  2. Em seguida, clique em “Abrir nova OS”; 
  3. No campo “Tipo de OS”, escolha a opção “Ótica””; 
  4. Na sequência, preencha a tabela com os dados da receita; 
  5. Para finalizar, especifique o responsável técnico e a validade da receita; 

Além disso, é importante dizer que também é possível anexar uma foto da receita, se desejar

2- Menu Clientes

Outra alternativa é usar o “Menu de clientes” para registrar receitas, sendo ideal para atualizar os dados daqueles consumidores que já compraram outras vezes com a ótica. 

O processo de registro é rápido e simples: 

  1. Na página inicial, no menu lateral direito, clique em “Clientes”;
  2. No campo de busca pesquise por um cliente por meio do nome ou período de cadastro; 
  3. Em seguida, escolha o cliente desejado; 
  4. No menu lateral esquerdo, clique em “cadastrar receita”; 
  5. Após isso, complete a tabela com os dados da receita; 
  6. Para finalizar, especifique o responsável técnico e a data de validade; 
  7. Se desejar, anexe uma foto da receita. 

Então, com a ajuda do ssOtica, com apenas alguns minutos, você garante que as receitas dos clientes da sua ótica vão ser cadastradas e armazenadas adequadamente, evitando perdas que comprometem a elaboração do livro de registros. 

Além disso, a consulta pode ser feita em poucos instantes, facilitando a criação de estratégias de fidelização por meio do fortalecimento da relação entre a loja e o consumidor, como o aviso de receitas próximas do vencimento e o atendimento personalizado. 

Que tal aproveitar na prática essas vantagens? Faça um teste grátis do ssOtica!

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