Qual é a origem do cliente da sua ótica? Já parou para refletir nisso? A maioria dos comerciantes quer ter uma loja mais movimentada, já que isso impacta diretamente na quantidade de vendas.
No entanto, para isso acontecer, é necessário investir em métodos de divulgação. E como você decide os canais que vai fazer um investimento?
A verdade é que para ter bons resultados é essencial conhecer de onde vem os seus clientes. Mas por que isso é tão importante? Saiba a resposta durante a leitura.
Por que é importante registrar de onde vem meus clientes?
Você gostaria de aumentar as vendas do seu comércio? Se esse é o seu desejo, então, é fundamental identificar de onde os clientes estão vindo. Desse modo, será possível elaborar estratégias de atração que realmente tragam bons resultados.
Caso contrário, existe o risco de investir regularmente dinheiro e tempo em um determinado meio de captação, mas que não traz o retorno esperado. Porém, a única forma de descobrir isso é registrando o caminho que o consumidor percorre até chegar a sua loja.
Ao fazer esse mapeamento, você é capaz de definir o comportamento e perfil do seu público. Assim, o uso dos recursos financeiros pode ser aplicado de maneira consciente em canais de divulgação específicos que realmente tragam as pessoas até o estabelecimento. Como resultado disso, ocorre um maior número de vendas.
Além disso, ao perceber que uma técnica de divulgação não funciona para a sua empresa, há a chance de economizar, já que o dinheiro que seria gasto pode ser remanejado para outros propósitos.
Mas quais são os principais meios de origem do cliente que costumam ser encontrados em óticas? Confira!
Quais são as origens de cliente mais comuns em óticas?
Veja 7 exemplos de métodos de atração de clientes que costumam funcionar bem para as óticas.
1- Vitrine da loja
Muitos consumidores são atraídos pelos produtos que ficam expostos de forma visual por meio da vitrine da loja.
Acesse o kit: “Materiais para atrair mais clientes para sua ótica” e saiba como organizar uma vitrine para aumentar as vendas.
Por exemplo, antes de comprar um óculos, um indivíduo pode passar em frente ao estabelecimento e observar as marcas, modelos e preços disponíveis. Assim, caso tenha algum item que seja do agrado, decide entrar e conhecer os serviços da ótica.
2- Recomendação de amigos e família
Outra origem do cliente bastante comum é a recomendação de amigos e familiares. Geralmente, as pessoas ficam mais confortáveis em fazer compras em um local indicado por conhecidos, já que houve uma experiência anterior positiva de alguém em quem confiam na opinião.
Em razão disso, em vários casos, é interessante para o comércio oferecer programas de descontos, ou brindes, por indicações.
3- Indicação de parceiros
As parcerias com outras empresas é mais um método de usar as indicações a favor da ótica, resultando no aumento de clientes.
Nessa circunstância, geralmente, ocorre uma troca de benefícios. O parceiro sugere a sua loja para os consumidores dele, e por sua vez, você recomenda o negócio dele para os seus compradores.
Existem diversos tipos de estabelecimentos que podem ser boas parcerias para óticas, como:
- Clínicas de oftalmologia;
- Escolas e cursos;
- Farmácias e drogarias, etc
4- Redes sociais
Atualmente, existem várias redes sociais diferentes, por exemplo:
- Instagram;
- Facebook;
- TikTok.
Esses canais de comunicação virtuais podem ser usados para divulgar os produtos da sua loja, bem como anunciar as datas e condições das promoções. A grande vantagem é que no ambiente online é possível atingir diversas pessoas ao mesmo tempo.
Porém, não é necessário que seu comércio esteja presente em todas as redes sociais, apenas naquelas que estiverem em harmonia com o perfil do seu público e que realmente sejam responsáveis por uma parcela da origem de clientes da loja.
5- Panfletos
Os panfletos são um método de captação de consumidores locais, são úteis para alcançar aqueles que estão procurando por uma ótica, mas não sabem onde encontrar na região.
Por isso, o ideal é que o material não tenha um visual muito carregado, alistando brevemente os principais serviços e deixando claro a localização.
6- Rádio/ Televisão
Os anúncios em rádio e/ou televisão são uma forma de divulgar a ótica para diversas pessoas ao mesmo tempo. Por exemplo, se a sua ótica tiver mais de uma filial, um único comercial de TV serve como forma de exposição para todas as lojas.
No caso das rádios, é interessante dizer que existem bairros ou cidades do interior que possuem pequenas estações locais, sendo uma forma comum dos moradores conhecerem o comércio regional.
7- Campanhas de pós-venda
É válido destacar também que nem toda origem de cliente é nova, alguns são os próprios consumidores antigos, que voltaram a precisar dos serviços ópticos.
Só para ilustrar, quem usa óculos de grau, de tempos em tempos, precisa renovar a lente. Ou ainda, pode ser que alguém queira comprar uma armação muito específica para seguir uma moda. Em ambos os casos, essas pessoas vão precisar recorrer a uma ótica.
Nesse caso, as campanhas de pós-venda, feitas pelo WhatsApp ou SMS, são uma forma de manter o relacionamento com esses clientes para que não se esqueçam da sua empresa.
Baixe o kit: “Relacionamento com o cliente” e descubra como fidelizar os clientes no pós-venda.
Então, esses foram os 7 exemplos das possíveis origens dos clientes da sua loja. É claro que, normalmente, mais de um desses métodos estão presentes no dia a dia e contribuem para a atração de fregueses.
Como começar a acompanhar a origem dos meus clientes?
Não existe uma origem de cliente melhor ou pior, o importante é reconhecer aquilo que traz verdadeiros resultados para o seu comércio a fim de saber onde investir.
Portanto, veja 3 dicas que vão lhe ajudar a identificar de onde vem os consumidores da sua loja.
1- Crie o hábito de perguntar
A primeira dica é: faça perguntas. Durante o atendimento ou fechamento da compra, pergunte a pessoa como ficou conhecendo a ótica e o que chamou sua atenção para ir até à loja.
Isso parece algo bem simples, mas é de extrema importância, já que evita que você trabalhe com base no “achismo”. Ao responder, o consumidor vai fornecer informações reais que vão demonstrar as táticas de divulgação que estão funcionando bem.
2- Realize pesquisas de satisfação
É possível criar uma pesquisa de satisfação tanto por meio de um formulário de papel distribuído durante a visita à loja como também utilizando os recursos digitais de comunicação, por exemplo, o WhatsApp.
Nesse caso, entre os questionamentos, inclua algo relacionado a forma como a pessoa ficou conhecendo a ótica. Aproveite para perguntar a opinião do consumidor sobre o nível de satisfação com o método e deixe um campo em branco para sugestões.
3- Anote as informações
Por último, não deixe de anotar as informações recolhidas, seja durante o atendimento ou com o formulário. Você pode usar:
- Cadernos;
- Planilhas;
- Sistema de gestão.
Vale ressaltar que o objetivo de descobrir a origem do cliente é analisar as ações que estão trazendo retorno e explorar a possibilidade de aplicar novas estratégias.
Então, você precisa de dados concretos para fazer a análise, caso contrário, o resultado não vai ser realmente útil, já que será baseado em suposições que podem não ser verdadeiras.
Por isso, as anotações são um ponto essencial, já que a nossa memória pode falhar. Além disso, dependendo da quantidade de clientes, talvez seja impossível lembrar da resposta de cada um deles.
Nesse sentido, é interessante destacar que alguns sistemas de gestão, como o ssOtica, têm a funcionalidade de registrar a origem do cliente. Nele, é possível tirar relatórios automatizados e identificar quais origens trazem mais clientes, quais geram mais receitas e muito mais!
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