Tudo que você precisa saber para fazer a emissão de boletos na sua ótica

Saiba como fazer a emissão de boletos e ofereça mais esse meio de pagamento aos clientes da sua ótica.

Os clientes chegam na sua ótica, gostam dos produtos, ficam satisfeitos e querem comprar. No entanto, na hora de  pagar, eles não têm cartão e não conseguem pagar tudo com o dinheiro. Essa é a sua chance de oferecer o pagamento por meio de boletos.

Se você não sabe como funciona a emissão de boletos em óticas, não se preocupe! Nós  elaboramos um infográfico para te ajudar na emissão de boletos na sua ótica. Nele, você vai aprender o passo a passo para o cadastro da sua loja para a geração dos boletos e ainda vai ver como usar o seu sistema de gestão para auxiliar este processo.

Receba dicas de gestão para óticas diretamente no seu email!

4 passos para fazer a emissão de boletos em óticas

Quais os tipos de boletos sua ótica pode emitir

Mas antes de começar o processo, é importante saber que existem dois tipos de boletos: os simples e os registrados. O simples é emitido por sua ótica, que entra como cedente, sem especificar quem irá fazer o pagamento, no caso, o cliente da sua ótica. Este boleto irá conter apenas com o valor e o nome da sua ótica. Este boleto não tem a necessidade de registrar o nome do pagante, o que facilita a emissão.

Ainda há outras possibilidades, como a de preencher valor e data de vencimento na hora de quitar a fatura. Com esse modelo, sua ótica paga uma única taxa ao banco, desde que o boleto seja pago. O ponto fraco é que você precisa estabelecer um controle rigoroso na confirmação de pagamento para não perder dinheiro.

Já o boleto registrado traz informações mais completas, como identificação do sacado, ou quem paga, com o CPF ou CNPJ do cliente, que precisa ser informado ao banco. Além disso, o documento tem valor e data de vencimento fixos. O maior benefício desse modelo é que há maior controle das faturas emitidas e de seus pagamentos. Com esse modelo é possível acompanhar quem realiza o pagamento ou não. No entanto, há mais taxas para pagar ao banco.

Conclusão

A emissão dos dois tipos de boleto não muda muito, apenas a relação entre sua ótica e o banco emissor, além da relação com os clientes. A partir de 2018, o boleto simples será extinto e haverá apenas o registrado, o que trará mais controle e segurança para as lojas emissoras.

Seja qual for a sua escolha, ter um programa para óticas que auxilie na emissão de boletos pode ajudá-lo a ter controle dos boletos emitidos, suas datas de vencimentos e baixas.

Experimente o ssOtica por 10 dias grátis e veja na prática como ele pode facilitar o dia a dia da sua ótica:

O que achou do infográfico? Nos conte sua opinião nos comentários! 😉

ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>