Como você faz o controle de mercadorias em sua ótica? Você sabe como organizar a contagem de produtos adequadamente? Nesse caso, o inventário de estoque é essencial para garantir a boa gestão. Esse processo já faz parte da rotina da sua loja?
É importante pensar nisso, já que a má administração do estoque pode trazer consequências negativas para o comércio, como o acúmulo de itens parados e falta de disponibilidade durante a venda.
Por outro lado, quando realizada eficazmente, resulta em economia de dinheiro e melhora na tomada de decisões estratégicas.
Mas, afinal, o que é um inventário de estoque? Por que é tão importante fazer isso? Confira as respostas durante a leitura e conheça as vantagens que esse processo é capaz de proporcionar para o seu negócio.
O que é um inventário de estoque?
O inventário de estoque é uma lista que contém todos os produtos no armazenamento da ótica e a quantidade disponível de cada item.
É importante dizer que a legislação brasileira determina que é obrigação da Microempresa (ME) e Empresa de pequeno porte (EPP) elaborar o “Livro de Registro de Inventário” ao final de cada ano-calendário.
A Resolução CGSN nº 140/2018 no artigo 63 estipula:
“Art. 63. Observado o disposto no art. 64, a ME ou EPP optante pelo Simples Nacional deverá adotar para os registros e controles das operações e prestações por ela realizadas.
[…]
II – Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário, caso seja contribuinte do ICMS”
Sendo assim, realizar inventários deve fazer parte da rotina do comércio, já que essa listagem é fundamental para a construção do “Livro de Registro do Inventário”.
Dessa forma, você garante que a sua loja fique em harmonia com as exigências da lei. Porém, a boa gestão do estoque vai além disso e pode proporcionar muitas vantagens competitivas para o seu negócio.
Quais são os benefícios de realizar inventários de estoque?
Os benefícios possibilitados pela realização do inventário de estoque da sua ótica vão desde a redução de custos até o aumento nas vendas. Confira 5 exemplos de vantagens:
- Diminuição de desperdício: em primeiro lugar, facilita a identificação do momento ideal para reposição de material. Além disso, auxilia no reconhecimento dos itens que não tiveram boa saída, servindo de alerta para compras futuras a fim de evitar o acúmulo de mercadorias paradas;
- Elaboração de estratégias de vendas: outro aspecto positivo é que a listagem de produtos é essencial para a criação de campanhas de marketing e vendas, uma vez que antes de anunciar uma oferta é necessário calcular a quantidade mínima de artigos necessários para suprir a demanda;
- Maior satisfação com atendimento: o bom controle de estoque possibilita com que o acordo de prazos de entrega seja realmente cumprido, ocasionando uma melhor experiência para o consumidor;
- Redução de custos de compras: acompanhar as entradas e saídas de estoque permite saber com certa antecedência quando será necessário reposição. Dessa forma, você pode comparar preços e descontos disponibilizados pelos fornecedores.
- Entendimento do perfil dos clientes: os números obtidos por meio do inventário de estoque evidenciam as preferências dos seus clientes. Ao olhar os itens com grande saída, preste atenção em características, como modelo, marca e preço;
No entanto, é válido dizer que a ótica somente vai colher esses benefícios caso a realização do inventário de estoque seja uma prática regular, ou seja, rotineira. Além disso, é digno de nota que é preciso escolher os tipos certos de inventários de acordo com os objetivos da sua loja.
Quais são os principais tipos de inventários de estoque para óticas?
Conheça os 3 principais tipos de inventários de estoque para implementar na rotina da sua loja.
1- Anual
Como o próprio nome sugere, o inventário de estoque anual é aquele realizado no fim do ano-fiscal, que é o período de janeiro a dezembro. É uma ferramenta de grande importância já que auxilia na construção do “Livro de Registro de Inventário”, mantendo a ótica em dia com as obrigações legais.
Além disso, esse modelo é de grande ajuda para a melhora no processo de tomada de decisões, uma vez que fornece uma visão geral sobre a movimentação de entradas e saídas, além de evidenciar os produtos que a loja já possui para iniciar o próximo período.
Com esses dados em mãos, é possível elaborar um planejamento estratégico com metas para o ano seguinte, tanto com o objetivo de diminuir o acúmulo de itens como de aumentar as vendas. Veja como fazer isso com o e-book “Planejamento estratégico para Óticas 2023”.
2- Rotativo
O inventário de estoque rotativo é aquele que acontece de forma contínua, ou seja, repetidamente dentro de intervalos de tempo regulares estipulados pelo gestor. Os períodos mais comuns são:
- Diário;
- Semanal;
- Mensal.
A grande vantagem do modelo rotativo é a precisão das informações, sendo possível identificar e investigar rapidamente as causas de divergências entre os dados listados e a realidade do depósito.
Mais um benefício é que por causa da maior constância na realização do inventário, a equipe de vendas é capaz de fazer ofertas para os clientes que realmente possam ser cumpridas pela loja.
3- Parcial
Por último, é interessante citar o inventário de estoque parcial. Esse método é quando a contagem dos itens em depósito é feita somente em uma parte das mercadorias, sendo recomendado quando o gestor quer acompanhar a saída de artigos específicos.
Ou seja, a listagem do armazenamento pode ser realizada de acordo com categorias de produtos definidas pela gestão. Por exemplo, no caso das óticas, é possível contabilizar apenas as vendas de armações por tipo de material ou marca.
Por causa da quantidade menor de itens a serem contabilizados, esse tipo de inventário é muito mais rápido de ser finalizado. Além disso, é fundamental para identificar produtos com defeitos e as preferências do público do comércio.
Só para exemplificar, imagine que a ótica pensa em aumentar consideravelmente o investimento em armações de acetato por causa da qualidade do material. Antes de dar esse passo é importante pensar: será que a escolha é interessante para o seu público?
É claro que a gestão vai criar estratégias de vendas e orientar os vendedores a oferecerem esse produto para os consumidores. Mas também é oportuno fazer um inventário parcial do item com o objetivo de identificar se o interesse dos clientes corresponde com as expectativas da ótica.
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