Blog ssOtica para óticas

Inventário de estoque: entenda por que é importante para sua ótica

4 min de leitura

Como você faz o controle de mercadorias em sua ótica? Você sabe como organizar a contagem de produtos adequadamente? Nesse caso, o inventário de estoque é essencial para garantir a boa gestão. Esse processo já faz parte da rotina da sua loja? 

É importante pensar nisso, já que a má administração do estoque pode trazer consequências negativas para o comércio, como o acúmulo de itens parados e falta de disponibilidade durante a venda.

Por outro lado, quando realizada eficazmente, resulta em economia de dinheiro e melhora na tomada de decisões estratégicas. 

Mas, afinal, o que é um inventário de estoque? Por que é tão importante fazer isso? Confira as respostas durante a leitura e conheça as vantagens que esse processo é capaz de proporcionar para o seu negócio.

O que é um inventário de estoque? 

O inventário de estoque é uma lista que contém todos os produtos no armazenamento da ótica e a quantidade disponível de cada item.

É importante dizer que a legislação brasileira determina que é obrigação da Microempresa (ME) e Empresa de pequeno porte (EPP) elaborar o “Livro de Registro de Inventário” ao final de cada ano-calendário.

A Resolução CGSN nº 140/2018 no artigo 63 estipula:

“Art. 63. Observado o disposto no art. 64, a ME ou EPP optante pelo Simples Nacional deverá adotar para os registros e controles das operações e prestações por ela realizadas.

[…]

II – Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário, caso seja contribuinte do ICMS”

Sendo assim, realizar inventários deve fazer parte da rotina do comércio, já que essa listagem é fundamental para a construção do “Livro de Registro do Inventário”. 

Dessa forma, você garante que a sua loja fique em harmonia com as exigências da lei. Porém, a boa gestão do estoque vai além disso e pode proporcionar muitas vantagens competitivas para o seu negócio. 

Quais são os benefícios de realizar inventários de estoque?

Os benefícios possibilitados pela realização do inventário de estoque da sua ótica vão desde a redução de custos até o aumento nas vendas. Confira 5 exemplos de vantagens: 

  • Diminuição de desperdício: em primeiro lugar, facilita a identificação do momento ideal para reposição de material. Além disso, auxilia no reconhecimento dos itens que não tiveram boa saída, servindo de alerta para compras futuras a fim de evitar o acúmulo de mercadorias paradas;
  • Elaboração de estratégias de vendas: outro aspecto positivo é que a listagem de produtos é essencial para a criação de campanhas de marketing e vendas, uma vez que antes de anunciar uma oferta é necessário calcular a quantidade mínima de artigos necessários para suprir a demanda;
  • Maior satisfação com atendimento: o bom controle de estoque possibilita com que o acordo de prazos de entrega seja realmente cumprido, ocasionando uma melhor experiência para o consumidor; 
  • Redução de custos de compras: acompanhar as entradas e saídas de estoque permite saber com certa antecedência quando será necessário reposição. Dessa forma, você pode comparar preços e descontos disponibilizados pelos fornecedores. 
  • Entendimento do perfil dos clientes: os números obtidos por meio do inventário de estoque evidenciam as preferências dos seus clientes. Ao olhar os itens com grande saída, preste atenção em características, como modelo, marca e preço; 

No entanto, é válido dizer que a ótica somente vai colher esses benefícios caso a realização do inventário de estoque seja uma prática regular, ou seja, rotineira. Além disso, é digno de nota que é preciso escolher os tipos certos de inventários de acordo com os objetivos da sua loja. 

Quais são os principais tipos de inventários de estoque para óticas? 

Conheça os 3 principais tipos de inventários de estoque para implementar na rotina da sua loja. 

1- Anual

Como o próprio nome sugere, o inventário de estoque anual é aquele realizado no fim do ano-fiscal, que é o período de janeiro a dezembro. É uma ferramenta de grande importância já que auxilia na construção do  “Livro de Registro de Inventário”, mantendo a ótica em dia com as obrigações legais. 

Além disso, esse modelo é de grande ajuda para a melhora no processo de tomada de decisões, uma vez que fornece uma visão geral sobre a movimentação de entradas e saídas, além de evidenciar os produtos que a loja já possui para iniciar o próximo período. 

Com esses dados em mãos, é possível elaborar um planejamento estratégico com metas para o ano seguinte, tanto com o objetivo de diminuir o acúmulo de itens como de aumentar as vendas. Veja como fazer isso com o e-book “Planejamento estratégico para Óticas 2023”.

2- Rotativo

O inventário de estoque rotativo é aquele que acontece de forma contínua, ou seja, repetidamente dentro de intervalos de tempo regulares estipulados pelo gestor. Os períodos mais comuns são: 

  • Diário; 
  • Semanal; 
  • Mensal.  

A grande vantagem do modelo rotativo é a precisão das informações, sendo possível identificar e investigar rapidamente as causas de divergências entre os dados listados e a realidade do depósito. 

Mais um benefício é que por causa da maior constância na realização do inventário, a equipe de vendas é capaz de fazer ofertas para os clientes que realmente possam ser cumpridas pela loja. 

3- Parcial

Por último, é interessante citar o inventário de estoque parcial. Esse método é quando a contagem dos itens em depósito é feita somente em uma parte das mercadorias, sendo recomendado quando o gestor quer acompanhar a saída de artigos específicos. 

Ou seja, a listagem do armazenamento pode ser realizada de acordo com categorias de produtos definidas pela gestão. Por exemplo, no caso das óticas, é possível contabilizar apenas as vendas de armações por tipo de material ou marca

Por causa da quantidade menor de itens a serem contabilizados, esse tipo de inventário é muito mais rápido de ser finalizado. Além disso, é fundamental para identificar produtos com defeitos e as preferências do público do comércio. 

Só para exemplificar, imagine que a ótica pensa em aumentar consideravelmente o investimento em armações de acetato por causa da qualidade do material. Antes de dar esse passo é importante pensar: será que a escolha é interessante para o seu público? 

É claro que a gestão vai criar estratégias de vendas e orientar os vendedores a oferecerem esse produto para os consumidores. Mas também é oportuno fazer um inventário parcial do item com o objetivo de identificar se o interesse dos clientes corresponde com as expectativas da ótica. 

Quer mais dicas sobre como garantir uma boa gestão de estoque em sua loja? Confira nosso guia sobre o assunto clicando no banner abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>