All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home
  • Gestão
Gestão

Saiba como melhorar a tomada de decisão da sua ótica

25/07/2022 4:42 pm
4 min de leitura

Quem está à frente de uma ótica sabe que frequentemente é preciso tomar decisões importantes para o funcionamento da empresa. No início, isso costuma acontecer de forma mais intuitiva e orgânica.

No entanto, com o passar do tempo, é possível tornar esse processo de tomada de decisão mais racional e preciso, baseado em dados que refletem a realidade da loja.

Mas qual é a melhor forma de obter essas informações e, consequentemente, melhorar esse processo na ótica? É essa pergunta que vamos responder no texto de hoje. Confira!

[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]

Controle as vendas e o fluxo de caixa

Para melhorar a tomada de decisão é fundamental ter pleno conhecimento de como andam as áreas financeira e de vendas. Porém, esse é um dos principais desafios que os donos de ótica precisam enfrentar. E isso normalmente acontece por duas razões: falta de automatização e uso incorreto de softwares de gestão.

Por mais que tenham algum sucesso, essas tentativas não conseguem acompanhar em tempo real a rotina dinâmica da empresa. Por isso, ter um sistema específico para óticas é o mais indicado. Dessa maneira, as informações estarão disponíveis em um único lugar sempre que precisar delas.

Com ele, é possível inserir todos os dados financeiros do dia a dia da loja de forma simples e rápida. Já as vendas podem ser registradas sem demora e burocracia: basta orientar os vendedores para que saibam usar a plataforma. Portanto, com base em números e informações confiáveis, o gestor poderá agir de forma mais precisa e estratégica.

Faça a gestão de contas a pagar e a receber

Para a tomada de decisão se tornar um processo mais racional, é essencial mapear e acompanhar todas as variáveis da área financeira. E dentre essas variáveis, uma das mais importantes diz respeito às contas a pagar e receber. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa simples de ser feita, pois exige muita atenção e esforço.

Na prática, são muitos os itens que fazem parte desse fluxo. Alguns deles são:

  • Despesas fixas, como aluguel;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Funcionários, como salário, 13º, férias, etc;
  • Impostos;
  • Acompanhar os recebimentos;
  • Identificar situações de inadimplência

Com um sistema especializado para o setor óptico, é possível organizar as contas a pagar e receber sem complicação. Com ele, o dono da loja, consegue, por exemplo, criar alertas para que nenhuma data de pagamento seja esquecida. Ou ainda identificar clientes com pagamentos em atraso e enviar SMS para regularizar a situação. 

Realize o cadastro de clientes e receitas

Você sabia que o cadastro de clientes e receitas é uma das ações mais importantes para quem deseja tomar decisões mais assertivas? Isso se dá pela fidelização dos consumidores, criação de oportunidades de venda e campanhas de marketing mais efetivas. Sendo assim, ao criar e manter o cadastro de clientes e receitas sempre atualizado, o dono da ótica consegue:

  • Informar a chegada de produtos diferentes na loja;
  • Lembrar o consumidor do vencimento de receituários médicos;
  • Enviar mensagens em datas comemorativas;
  • Criar e divulgar promoções.

Com um sistema de gestão pensado exclusivamente para a realidade das óticas, o gestor pode garantir a eficiência na realização desses cadastros. Ele permite registrar e armazenar todos os dados de forma segura. Além disso, essa ferramenta também centraliza todas as informações em único lugar, possibilitando o acesso rápido a qualquer momento.

Faça o gerenciamento do estoque

Saber como está o estoque da loja e fazer o seu gerenciamento é vital para o bom funcionamento da ótica. Porém, muitas vezes o gestor acaba sofrendo com a falta de dados mais precisos sobre a situação do setor. E isso pode fazer com que a tomada de decisão se torne um processo pouco racional e mais intuitivo.

Organizar as atividades do estoque pede um alto controle das entradas e saídas de produtos da loja. Afinal, tanto o acúmulo quanto a falta de mercadorias geram prejuízos para a ótica. Atualizar sempre as informações do setor em tempo real é o ideal.  Isso ajuda a alcançar esse equilíbrio e evitar problemas decorrentes do mau gerenciamento.

Sendo assim, ter um software específico para o segmento na sua loja, é a melhor maneira de controlar o estoque sem dor de cabeça. Ele permite acompanhar as entradas e saídas de mercadorias, emitir etiquetas e gerar código de barras para os produtos. 

Controle as ordens de serviço

Ter em mãos todos os dados atualizados das ordens de serviço é a forma mais eficaz de gerenciar as demandas e garantir a satisfação dos clientes. Esse controle permite saber o andamento de todos os pedidos que foram feitos na loja. 

Além disso, também é possível oferecer ao consumidor uma estimativa de prazo de entrega que corresponde realmente com a realidade. Assim, ele não terá suas expectativas frustradas quanto a entrega do produto.

Para garantir que essas informações possam ser encontradas com rapidez, é muito importante contar com um sistema que seja capaz de centralizá-las e organizá-las. Assim, os dados estarão sempre disponíveis sempre que for preciso checar algum pedido.

Conclusão

Como vimos, para melhorar a tomada de decisão é necessário levar em conta muitos fatores. Porém, ao integrar todas as áreas da loja, fica muito mais fácil ter uma visão geral do negócio e tornar esse processo mais preciso e racional. Nesse sentido, contar com um sistema de gestão específico para óticas pode ser o melhor caminho.

O ssOtica, por exemplo, é uma ferramenta que entrega as melhores soluções para empresas do setor óptico. Com ele, é possível realizar o cadastro de clientes e receitas, controlar o estoque e as vendas e acompanhar o fluxo de caixa sem complicação.

Além disso, a plataforma conta com indicadores de desempenho e estatísticas que mostram a realidade da loja. Assim, o gestor não precisa agir confiando apenas na experiência e percepção que tem do negócio para tomar melhores decisões. Conheça o ssOtica e descubra como tornar a tomada de decisão da sua ótica ainda mais fácil e assertiva. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Veja como melhorar as vendas por indicação na sua ótica

Como os clientes conhecem sua ótica? Saber a origem dos clientes faz toda a diferença!

Vendas Online: Saiba como fazer sua Ótica ganhar dinheiro na internet

Como o ssOtica ajuda a otimizar tempo e economizar dinheiro?

Pedro Medeiros

Próximo Aprenda a mapear os motivos de perda de venda na sua ótica »
Anterior « Como os clientes conhecem sua ótica? Saber a origem dos clientes faz toda a diferença!
Deixe seu comentário
Share
Publicado por
Pedro Medeiros
Tags: cadastro de clientescadastro de produtoscadastro de receitascontrole de vendasfluxo de caixagestão de contasgestão de estoquegestão de ordem de serviçosistema de cadastro de clientessistema de gestão para ópticassoftware de gestão para oticastomada de decisãotomar decisões assertivas
25/07/2022 4:42 pm

    Post Relacionado

  • Tendências de Consumo no Mercado Óptico
  • Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar
  • Como conquistar clientes na volta às aulas com sua ótica

Posts recente

  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
  • Gestão

Atendimento humanizado no digital: Por onde começar?

Será que é possível uma ótica não ter um canal de atendimento digital? Afinal, o…

07/05/2025
  • Uncategorized

Como fazer um orçamento completo na sua ótica

Realizar um orçamento em ótica é uma das atividades mais comuns nas lojas, sendo essencial…

14/04/2025
  • Financeiro

Como a conciliação bancária reduz erros e aumenta a lucratividade

Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…

04/04/2025
  • Vendas

Tendências de Consumo no Mercado Óptico

Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…

01/04/2025
  • Dicas
  • Gestão
  • Marketing

Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar

O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…

12/02/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP