Blog ssOtica para óticas

Saiba tudo sobre Nota Fiscal Eletrônica para sua ótica

4 min de leitura

Você emite nota fiscal em sua ótica? É importante fazer isso se não quiser que sua empresa enfrente problemas com o Fisco, sofrendo com penalizações por descumprimento das leis. 

No entanto, os riscos da falta de emissão vão além disso, podendo até mesmo afetar a confiança dos clientes em sua loja. Por isso, veja neste post: o que é nota fiscal? Por que é importante emitir? Como fazer isso? 

Boa leitura!

O que é nota fiscal?

A  nota fiscal (NF) é um documento que registra oficialmente a venda de qualquer produto ou a prestação de serviços feitos por uma pessoa jurídica. Ou seja, é um comprovante das transações comerciais realizadas pela empresa. 

Assim, por meio da emissão da NF ocorre a fiscalização das atividades empresariais por parte dos órgãos responsáveis, evitando a sonegação de impostos. 

Quais são os principais tipos de nota fiscal?

Existem diversos modelos de nota fiscal, porém, os principais são: NFe e NFC-e. 

Nota Fiscal eletrônica (NF-e)

A Nota Fiscal Eletrônica visa substituir o modelo tradicional (papel) pelo digital. Nesse caso, todas as transações são registradas eletronicamente, sendo armazenadas em ambiente virtual. 

Na atualidade, a grande maioria dos municípios emite e exige uma NF-e. Esse modelo de nota fiscal é transmitida exclusivamente pela internet e faz parte do projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) adotado pelo governo através de um decreto firmado em janeiro de 2007.

Com um procedimento mais prático e eficaz tanto para a fiscalização quanto para a emissão e o manuseio pelas empresas, a NF-e foi desenvolvida para facilitar e agilizar o processo de emissão de notas fiscais no país. 

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é documento de comprovação de tratos comerciais emitidos para o consumidor final, podendo ser tanto uma pessoa física como jurídica. O objetivo é que a NFC-e substitua o cupom fiscal, diminuindo as chances de fraudes, já que exige o preenchimento dos dados do consumidor.

Esse tipo de nota fiscal é obrigatório na maioria dos estados brasileiros sendo um modo de representar a concretização do negócio. Por causa disso, é utilizada para contagem do prazo de garantia, quando houver, controle financeiro e estoques das empresas e recolhimento de impostos pelo governo.

Por que é importante emitir nota fiscal na sua ótica?

Em primeiro lugar, é válido destacar que existem diversos benefícios para os negócios que emitem NF, por exemplo: 

  • Diminuição de custos com consumo de papel e impressão; 
  • Maior controle das operações financeiras;
  • Redução da necessidade de espaço físico para armazenar documentos;
  • Cumprimento das obrigações legais;
  • Menor índice de erros.

Por outro lado, a não emissão de NF traz inúmeros riscos para a sua ótica. Entre esses, é interessante destacar:

  • Descumprimento da legislação: de acordo com o artigo 1 da Lei 8.137, deixar de fornecer nota fiscal é considerado crime de sonegação de impostos;
  • Pagamento de multas: sonegar impostos resulta no pagamento de multas que podem variar de 10% até 100% do valor da operação, dependendo de cada circunstância;
  • Falta de crédito: não emitir NF dificulta a comprovação da renda empresarial, isso dificulta a obtenção de crédito;
  • Falhas na garantia: a ótica encontra dificuldade em oferecer o período de garantia para os consumidores, já que não há um registro oficial que comprove os detalhes da transação. Com isso, fica sujeita a fraudes e também corre o risco de se tornar vítima de processos na justiça;
  • Menor fidelização de clientes: muitas pessoas se sentem mais seguras em fazer negócios que dão nota fiscal. Assim, alguns evitam fazer compras novamente em um local que não forneceu o documento. 

Será que a sua ótica está protegida contra esses riscos? Faça gratuitamente o “Diagnóstico de Nota Fiscal” e descubra a situação do sua empresa.

Portanto, com o objetivo de evitar prejuízos para o seu comércio é essencial que a emissão de NF seja uma prática regular em sua loja. 

Como emitir nota fiscal na sua ótica?

Veja o passo a passo que a sua ótica deve seguir para conseguir emitir NF. 

Passo 1: Certificado digital

O primeiro passo para ser capaz de emitir nota fiscal eletrônica é obter um certificado digital. Esse documento funciona como uma identidade virtual da empresa e tem por objetivo garantir a autenticidade das transações comerciais.

Ou seja, é uma forma de evitar fraudes e outros golpes, assegurando a proteção das informações do negócio. É um meio de confirmar que foi realmente o seu comércio o responsável pela operação.

Passo 2: Credenciamento na Secretaria da Fazenda

O próximo passo é fazer o cadastro na Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ). Assim, a sua empresa  ficará apta para emitir o documento nos critérios legais. 

Afinal, vale lembrar que a emissão de NF é uma forma dos órgãos governamentais acompanharem as transações comerciais a fim de evitar crimes fiscais. Então, é necessário que haja a regularização com o governo para iniciar o processo de emissão. 

Passo 3: Código de segurança do contribuinte

O Código de Segurança do Contribuinte (CSC) é uma sequência de números e letras de, no mínimo, 16 e, no máximo, 36 caracteres. O objetivo é assegurar a autenticidade do Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (DANFE) e fornecer QR Code da NFC-e.

Para obter o CSC, é necessário entrar em contato com SEFAZ da sua região, já que o processo varia de acordo com o estado. 

Passo 4: Software emissor

Por último, é hora de fazer a contratação de um software emissor de nota fiscal, esse sistema vai proporcionar o ambiente digital necessário para a emissão de NF. Dependendo do programa, todo o processo vai ser automatizado, gerando economia de tempo e dinheiro para o comércio. 

Esse é o caso do ssOtica, um software emissor de NF desenvolvido com base nas necessidades específicas das óticas. Ao contratar o sistema, você vai conseguir emitir notas fiscais de forma segura e ágil. 

Porém, os benefícios vão além disso, já que o programa permite a integração entre a emissão de NF e outros setores, como vendas e financeiro. Assim, ao contratar o ssOtica, você ganha um sistema de gestão completo para a sua ótica. 

Dessa forma, você evita que sua empresa sofra os riscos de penalizações por sonegação de impostos, pagamento de multas, dificuldade de conseguir crédito e falhas no controle de garantia. Mas, ao mesmo tempo, é beneficiado com recursos tecnológicos que auxiliam no gerenciamento do comércio. 

Que tal fazer um teste grátis do ssOtica? Conheça na prática todas as vantagens que o sistema é capaz de proporcionar para sua loja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>