A montagem do fluxo de ordem de serviço eficiente é um processo muito importante para organização de vendas dentro de uma ótica.
Quando bem elaborado, você consegue identificar o andamento de um pedido com clareza e, assim, entender quantos pedidos estão em previsão, se os prazos estão em dia, e assim por diante.
A boa notícia é que é possível fazer isso dentro do ssOtica. No sistema, você pode personalizar o fluxo de acordo com a realidade da sua ótica de forma prática e rápida.
Sendo assim, durante a leitura, confira as vantagens de manter as ordens de serviço organizadas e como isso influencia na satisfação do cliente. Também, veja o passo a passo de como montar um fluxo usando o ssOtica!
A principal vantagem de manter um fluxo de ordem de serviço (OS) organizado é que isso vai contribuir para a fidelização de clientes.
Só para ilustrar, imagine a seguinte situação: a pessoa chega até sua ótica e faz o pedido de um óculos e recebe um prazo para a entrega do item. Porém, devido à má organização das OS, outros pedidos que chegaram depois acabam passando na frente.
Assim, na data estipulada, o cliente vai até à loja para retirar o produto, mas recebe a notícia de que ainda terá que esperar vários dias. Você diria que essa situação causa um bom impacto na experiência de compra? Com certeza não!
Dessa forma, é mais provável que, no futuro, o consumidor experimente a concorrência a fim de comparar com os serviços do seu comércio. Se a experiência for melhor, talvez migre definitivamente para outro negócio.
Portanto, manter um fluxo eficiente proporciona maior controle sobre cada etapa dos pedidos, envolvendo o momento da abertura, produção e entrega. Nesse sentido, o ideal é investir em um sistema de gestão, como o ssOtica.
Veja algumas das vantagens de usar o ssOtica para controlar o fluxo de ordem de serviço:
O ssOtica é um sistema de gestão específico para óticas. Assim, o processo de montagem do fluxo de ordem de serviço é personalizado para as necessidades desse modelo de comércio.
Veja as etapas envolvidas na criação de fluxo de OS por meio do software.
A primeira coisa a ser feita é identificar o caminho que a ordem de serviço percorre desde a abertura até a entrega do pedido. Ou seja, você vai mapear todas as etapas que existem dentro desse ciclo. Lembre-se de fazer isso para cada tipo de serviço individualmente, por exemplo:
Nesse sentido, é importante ser o mais específico possível, inclua todos os estágios, mesmo que algum não pareça tão relevante, mas, no final, pode influenciar na data de entrega.
Feito isso, você vai calcular o tempo estimado em cada etapa dos processos. No final, você vai saber o prazo médio gasto pela sua ótica em serviços diferentes.
Agora que você já sabe quais são as etapas do fluxo de ordem de serviço da sua loja é hora de cadastrar isso no sistema. Veja o passo a passo:
Ao criar uma nova etapa, você tem a opção de configurar os detalhes envolvidos no estágio. Por exemplo, você pode preencher:
Por último, em cada etapa, há a opção de enviar uma mensagem automática (SMS) para o cliente. Então, se desejar, é possível notificar cada mudança de estágio. Ou então, você pode escolher comunicar apenas as etapas que considerar mais relevantes.
Dessa forma, a experiência do cliente fica mais positiva, já que a pessoa sabe que o seu pedido está sendo andamento e não necessita ir até à loja ou ficar mandando mensagens para ter informações sobre o processo.
Confira o kit de materiais: “Como melhorar a comunicação com o cliente em sua ótica”.
A fidelização de clientes é importante para a manutenção da boa saúde financeira de sua ótica. Em vista disso, é fundamental manter um bom fluxo de ordem de serviço para evitar problemas que poderiam resultar na insatisfação do consumidor com o comércio.
Nesse sentido, uma boa opção para manter a organização é investir em um sistema de gestão para óticas, como o ssOtica. Entre os benefícios do software, é possível citar:
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