Blog ssOtica para óticas

Programa de Regulamentação é Adotado pelo Setor Óptico Brasileiro

< 1 min de leitura

Preocupado em regulamentar o setor óptico e garantir segurança aos consumidores, a Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) lançou em abril deste ano um programa de certificação que regulariza todos os produtos ópticos produzidos no Brasil ou importados de outros países.

Produtos, como  óculos de proteção solar, lentes de contato, armações para óculos de correção, blocos de lentes e lentes surfaçadas precisam seguir normas de qualidade e procedência da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) além de outros procedimentos criados juntamente com a Abiótica.

Essa certificação, que vem em processo de estudo e desenvolvimento desde 2010, visa proteger o mercado contra a ilegalidade. Segundos dados da Abióptica, só em 2015 mais de 8 milhões de óculos ilegais foram apreendidos no país, e a concorrência desleal com o mercado paralelo já representa a perda de cerca de 45% do faturamento de todo o setor.

Os produtos regulamentados passam a contar contar com um certificado no formato de uma tag holográfica que é específico para cada fabricante. Essa marca auxilia o consumidor a identificar e rastrear toda a origem do objeto que está sendo comprado, desde a sua fabricação até o momento da venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>