Programa de Regulamentação é Adotado pelo Setor Óptico Brasileiro

Preocupado em regulamentar o setor óptico e garantir segurança aos consumidores, a Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) lançou em abril deste ano um programa de certificação que regulariza todos os produtos ópticos produzidos no Brasil ou importados de outros países.

Produtos, como  óculos de proteção solar, lentes de contato, armações para óculos de correção, blocos de lentes e lentes surfaçadas precisam seguir normas de qualidade e procedência da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) além de outros procedimentos criados juntamente com a Abiótica.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Essa certificação, que vem em processo de estudo e desenvolvimento desde 2010, visa proteger o mercado contra a ilegalidade. Segundos dados da Abióptica, só em 2015 mais de 8 milhões de óculos ilegais foram apreendidos no país, e a concorrência desleal com o mercado paralelo já representa a perda de cerca de 45% do faturamento de todo o setor.

Os produtos regulamentados passam a contar contar com um certificado no formato de uma tag holográfica que é específico para cada fabricante. Essa marca auxilia o consumidor a identificar e rastrear toda a origem do objeto que está sendo comprado, desde a sua fabricação até o momento da venda.

[Banner_sebrae_mercado_optico]

ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>