Quer saber qual é o panorama do mercado óptico brasileiro? No começo de 2022, a ssOtica fez um levantamento com mais de 1000 óticas em diferentes regiões do Brasil com o objetivo de compreender as tendências do setor.
A verdade é que o sucesso nas estratégias de vendas depende do conhecimento que você tem sobre as preferências dos seus clientes, visando conseguir a fidelização, e sobre as práticas adotadas pelos concorrentes, já que se não prestar atenção nisso a sua empresa vai ficar ultrapassada no mercado.
Nós já fizemos uma pesquisa similar em 2018, e com as mudanças no setor nos últimos anos, vimos que era necessário realizar um novo levantamento. Sendo assim, conheça as principais características das óticas brasileiras em 2022.
Quais são as principais características das óticas no Brasil no ano de 2022?
Confira 9 dados estatísticos que revelam o cenário do mercado óptico no ano de 2022 e veja como preparar o seu comércio para ficar alinhado às tendências atuais.
1- Número de funcionários
O primeiro índice demonstra que, atualmente, a maioria das óticas tem entre 5 e 6 funcionários, totalizando 61,6% das lojas. Então, houve um aumento considerável do número de negócios que optaram por contratar essa quantidade de colaboradores em comparação com 2018 quando o percentual era de 49,9%.
Além disso, é interessante notar que, no levantamento anterior, o total de óticas com apenas 1 funcionário correspondia a 22,7%, em 2022, essa porcentagem diminuiu para 19,9%. Isso evidencia que mais empresas estão percebendo a necessidade de dividir o peso das responsabilidades das funções entre diferentes profissionais.
2- Localização
Outro fator observado na pesquisa é a localização das óticas, sendo que 60,2% estão localizadas no centro da cidade. Dentre essas, 40,88% conseguem obter um faturamento maior que R$ 40.000.
Sendo assim, fica evidente que o local influencia na rentabilidade financeira. Por isso, o ideal é que você faça um estudo da sua região a fim de escolher uma localização estratégica que tenha alta circulação de pessoas e fácil acesso.
3- Principais desafios das óticas
Assim como acontece em outros segmentos do varejo, o setor de ótica também lida com inúmeros desafios. De acordo com o panorama de 2022, as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas do mercado óptico são:
- Contratação de bons funcionários (25,59%);
- Marketing e comunicação (24,9%);
- Definição e cumprimento de metas (17,65%).
E qual é o principal desafio na sua ótica? Compartilhe nos comentários!
4- Formas de organização da gestão
Existem variações nos métodos de organização do gerenciamento das óticas, porém, a maior parte das lojas optam por fazer isso usando um sistema de gestão. Os dados são:
Formas de organização em Óticas (2022) | % |
---|---|
Sistema de gestão | 68,92% |
Planilhas | 16,27% |
Caderno | 9,80% |
Não utilizam meio de controle | 5,00% |
É digno de nota que as lojas que optaram pela utilização de um programa para gestão apresentam de forma predominante o valor médio de vendas entre R$ 501 e R$ 1000. Por outro lado, as que escolheram usar planilhas ou cadernos contam o ticket médio predominante entre R$ 201 e R$ 500.
Que tal conhecer na prática os benefícios que um sistema de gestão proporciona para sua ótica? Faça um teste grátis do ssOtica!
5- Ticket médio e faturamento
De acordo com o panorama de 2022, a maior parte das lojas têm o valor médio das vendas entre R$ 501,00 a R$ 1.000, totalizando 44,4% das óticas. Além disso, cerca de 34% das óticas faturam acima de R$ 40.000 por mês.
No entanto, não fique desanimado se essa não for a realidade do seu negócio. Pelo contrário, esses índices demonstram o potencial de crescimento da sua ótica. Ou seja, com a implementação de estratégias de vendas adequadas e o uso da tecnologia, a sua empresa pode aumentar o grau de rentabilidade.
6- Diferencial atrativo
A maioria das óticas entrevistadas, um total de 66,37%, consideram que o atendimento e relacionamento com cliente são seus principais diferenciais.
Portanto, com o objetivo de atrair mais consumidores e, consequentemente, efetuar mais vendas, é fundamental prestar atenção ao modo como o atendimento é feito em sua loja, garantindo que seja eficiente e humanizado. Além disso, é válido manter contato no pós-venda por meio de canais digitais para aumentar a fidelização.
7- Importância do gerente
Outro fator capaz de influenciar diretamente o faturamento do comércio é a posição de um gerente. A pesquisa demonstrou que 38,19% das óticas com um profissional ocupando essa função faturam acima de R$ 40.000. Em contrapartida, 44,08% das óticas que não tem gerente faturam abaixo de R$ 20.000.
Portanto, nunca negligencie o valor que esse cargo tem para os resultados financeiros da sua empresa. Isso acontece porque esse funcionário vai auxiliar no controle da gestão do comércio, verificando oportunidades de economizar e aumentar as vendas.
8- Efeitos da pandemia
Por último, a pandemia afetou os métodos de comunicação utilizados pelas óticas, cerca de 43% afirmaram que adaptar o modelo de atendimento foi essencial para se manter ativos durante esse período.
Em vista disso, as ferramentas digitais se tornaram grandes aliadas na concretização de vendas. Nesse sentido, a preferência de 78% das óticas foi a utilização do WhatsApp e Instagram como meio para continuar divulgando e vendendo os produtos.
Esse foi apenas um gostinho da 2ª Edição da Pesquisa do Mercado Óptico 2022. Quando você baixar o relatório completo, terá acesso a muitas outras informações que vão ajudar a acompanhar o que a sua concorrência anda fazendo e a ter ideias de como você pode melhorar o desempenho da sua loja.
Veja exemplos de outros dados e perguntas respondidas no levantamento:
- Produtos mais vendidos: quais são os itens que os clientes mais compram? Qual é a época do ano com melhor índice de vendas? Será que existe diferença de acordo com a região do país?
- Formas de pagamento: qual é a forma de pagamento preferida dos clientes?
- Promoções: com qual frequência as óticas fazem promoções? Como isso influencia no faturamento?
- Prioridades de 2022: quais são as prioridades de investimento dos seus concorrentes? Qual é a tendência do mercado óptico?
- E muito mais!
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