Você já ouviu falar em Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)? Ela é um documento fiscal que foi criado para facilitar a vida dos lojistas que trabalham com o cupom fiscal em seus estabelecimentos físicos. Com a emissão da NFC-e é possível substituir o modelo impresso de cupom fiscal por uma versão digital. O que contribui para a redução de custos e auxilia no controle das vendas.
Conheça a seguir como funciona a NFC-e e quais são as suas principais vantagens. Entenda também por que um sistema de gestão integrado pode contribuir com o dia a dia da ótica quando o assunto é a emissão segura e ágil desse tipo de documento fiscal.
A NFC-e é um documento fiscal eletrônico que é emitido para o consumidor final. Criada em 2013, ela exclui a necessidade da nota fiscal de venda ao consumidor (modelo 2). Ela também substitui o tradicional cupom fiscal, que é emitido nas lojas a cada venda realizada. Com isso, as ópticas podem imprimir esse documento em impressoras comuns, deixando de lado a exigência de um equipamento certificado.
A emissão da NFC-e pode ser feita pela ótica através de um programa emissor de notas. De preferência, do dono da loja. Uma vez que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) não conta com um software próprio de emissão. Depois de ser preenchido e assinado eletronicamente, ela é transmitida por meio da internet para a Sefaz de cada estado.
Aí você pode pensar: mas e se a conexão com a internet cair na loja? Em situações como essa, é possível fazer a emissão da nota pelo em um modelo que funciona offline. Assim, a ótica consegue emitir a NFC-e sem precisar deixar o cliente esperando. E quando a conexão com a internet é restabelecida, é possível transmitir o documento à Sefaz sem problemas.
Até o final de 2018, parte dos estados já haviam implementado o programa de emissão do documento, tornando ele obrigatório. Para se ter uma ideia, nas regiões sudeste e nordeste a emissão da NFC-e já é considerada obrigatória em todos os estados.
Os sistemas integrados de gestão estão cada vez mais presente no dia a dia dos donos de ópticas. Isso porque, esses softwares facilitam o controle e a integração das atividades de todas as áreas da loja. Além de contribuírem para uma operação mais ágil, organizada e segura. E com a emissão da NFC-e não é diferente. Com um sistema específico para óticas você consegue fazer este trabalho sem dor de cabeça.
Entre as principais vantagens de contar com um sistema de gestão para emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica estão:
Além de realizar a emissão da NFC-e de forma ágil, sem risco de erros e facilitar o controle financeiro da loja, o ssOtica pode trazer muitos outros benefícios para a sua óptica. Entre eles estão:
Portanto, o ssOtica é capaz de facilitar ao máximo a gestão da sua loja. Não perca a chance de contar com essas e muitas outras vantagens no dia a dia da sua ótica: faça um teste gratuito e veja na prática como esses benefícios podem otimizar a rotina do seu negócio.
[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]
Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…
Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…
O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…
Uma óptica que já entende a importância de organizar sua gestão tem na ponta da…
O período de volta às aulas é um dos momentos mais movimentados do ano para…
As responsabilidades do dono de ótica muitas vezes exigem que ele se ausente da loja…