Sabe qual é o primeiro passo para que seus clientes se tornem promotores da sua ótica? Fazer com que eles se sintam importantes e satisfeitos. Esse processo começa com receber bem quando eles chegam na sua loja, passa pela confiança que você demonstra no momento da venda e vai até o bom relacionamento no pós-venda.
Por isso, se você quer conquistar promotores da sua marca, comece pelo básico: pense 100% no seu cliente.
Dessa forma, queremos dizer que as estratégias da sua Ótica devem levar em conta o impacto que causam no seu público. Algumas perguntas podem surgir quando você coloca o cliente no centro de tudo, como:
- O que ele espera encontrar em uma ótica?
- Que tipo de experiência posso oferecer?
- Como posso encantar e manter o relacionamento depois da compra?
- Qual a melhor forma de fazer tudo isso?
Sendo assim, é para te ajudar a responder essas perguntas que estamos aqui. Antes de tudo, tenha sempre em mente uma coisa: o seu cliente é uma pessoa como você. Portanto, faça por ele o que você também gostaria de receber e o caminho já está meio traçado.
Nos tópicos abaixo, vamos te contar como um bom relacionamento com clientes ajuda a torná-los promotores da sua ótica. Vamos lá!
Conheça seu cliente e saiba comunicar com ele
O primeiro passo é procurar saber com quem está falando. E isso vai além de saber o tipo de óculos que eles compram ou qual a lente mais adequada. Afinal, é preciso entender e conhecer seus hábitos, preferências, o que ele gosta e o que busca encontrar.
Para isso, esteja próximo e crie o perfil do seu cliente. Anote dados como a data de aniversário, produtos preferidos e como prefere se comunicar (por ligação, WhatsApp, e-mail, SMS). Durante o atendimento, busque sempre ser consultivo. Converse e deixe-o à vontade para contar outras curiosidades e use isso para manter o contato.
Assim, você estabelece um atendimento próximo e personalizado, que o faz confiar em você. E a confiança é um dos pilares para que eles se tornem promotores da sua ótica. Afinal, ninguém indica um produto ou serviço em que não confia.
Promova a melhor experiência de compra
Atender bem deve ser um requisito básico na sua loja. No entanto, o que você pode fazer para ter fãs da sua ótica é diferenciar a forma como faz um bom atendimento. Por isso, pense em formas de como você pode surpreender o seu cliente: é com uma equipe envolvida e que dedica total atenção ao atender? Ou ainda: é oferecendo facilidades, como catálogos virtuais e serviço de entrega?
Muitas perguntas podem surgir quando você pensa na experiência de compra que sua Ótica oferece. Para respondê-las, é preciso que você conheça os comportamentos e preferências do seu público. É observando seus clientes que você poderá oferecer a melhor experiência de compra que atenderá as expectativas deles.
Além disso, veja o que seus concorrentes estão fazendo e até mesmo o que você pode trazer da sua própria experiência com outros segmentos. Ao ter uma experiência de compra consultiva, o seu cliente certamente dará preferência para o seu produto/serviço e indicará para seus amigos.
Faça ações e comunicações personalizadas
Como falamos no começo desse post, todo cliente quer se sentir importante para sua Ótica. Um das formas de atender a essa expectativa é personalizar as ações e comunicações que sua loja e equipe têm com ele. Por exemplo: ao recebê-lo em sua ótica, chame-o pelo nome. Isso demonstrará que você o conhece e que está feliz em recebê-lo.
E não é só no dia em que ele visita a sua loja: mantenha contato depois, seja para saber como está a adaptação com o produto, quanto para enviar mensagens em datas comemorativas ou promoções exclusivas da sua Ótica. Abaixo, estão 3 exemplos de ações personalizadas que sua ótica pode realizar:
1º – Ofereça um desconto especial no mês de aniversário;
2º – Envie uma mensagem ou cartão parabenizando-o pela data;
3º – Lembre-o que está chegando a data de trocar as lentes de contato.
Atitudes como as citadas acima demonstram o quanto sua ótica está disponível, o quanto se lembra dele e quer mantê-lo por perto.
Conquiste novos promotores da sua ótica
Conhecendo seus clientes e mantendo um contato próximo com eles, você passa a entender melhor suas preferências e que tipo de público é a cara da sua ótica. Isso te ajudará a saber o que atrai essas pessoas e como encantá-las. Portanto, use toda essa informação a seu favor. Crie promoções, ofereça brindes, programas de indicação e o que mais for relevante para criar uma comunicação personalizada.
Deste modo você comunica com quem é já fã da sua ótica e, como consequência, atingirá pessoas próximas a eles. Com uma estratégia de indicação, por exemplo, em que o seu cliente indica amigos em troca de benefícios, todo mundo sai ganhando.
Assim, além aproximar e engajar seu cliente você atrairá não só novas vendas, como também, novos promotores da sua ótica/marca.
Mantenha os dados atualizados
Como já dissemos, ter o perfil dos seus clientes ajuda muito a manter o relacionamento sempre próximo. Para isso, é imprescindível que você tenha os dados atualizados. De nada adianta um telefone que não atende ou um e-mail nunca encontrado.
Por isso, é essencial que conforme sua Ótica se relaciona com seu cliente, você registre as informações de contato, preferências e hábitos. E, para manter esses dados atualizados, você não pode deixar o contato se perder depois da venda. Por isso, ligue ou envie mensagens, nem que seja apenas para perguntar se está tudo bem com o produto.
Atualmente existem várias formas de documentar essas informações: seja em um caderno, em uma planilha ou um sistema de gestão para Ótica, você deve sempre manter esses dados sempre atualizados e prontos para serem quando consultados.
Portanto, se sua Ótica ainda não organiza as informações de seus clientes, nós temos um novidade! No final desse post você pode baixar uma planilha gratuita de cadastro de clientes para você começar hoje mesmo.
Nela você pode inserir dados cadastrais, o status da receita dele e outras informações que vão ajudá-lo a relacionar com seu público de forma próxima e assertiva. Preencha o formulário abaixo ou baixe neste link.