Um levantamento do Sebrae, apontou que lojas e óticas organizadas internamente podem ampliar as vendas de 12% a 40%. A explicação é bem simples: quando os produtos estão bem organizados e a loja tem uma aparência agradável, os clientes tendem a se sentir valorizados, confortáveis e ter mais confiança para comprar.
Isso é cientificamente comprovado, uma vez que nossos olhos recebem 90% das informações que nosso cérebro processa. E se agrada aos olhos, é bem provável que conquiste a mente também.
Por isso, sua ótica precisa receber cuidados especiais e básicos como limpeza diária, óculos bem expostos nas prateleiras e vitrines, além de funcionários sempre atentos para ajudar na manutenção dessa organização. Proporcione uma experiência positiva para o seu cliente com nossas dicas:
Limpeza é fundamental em óticas organizadas
Não há nada mais desagradável que entrar em uma loja suja, com papéis espalhados pelo chão, óculos e armações empoeirados e as lixeiras cheias de lixo. Além de ser ruim, demonstra total falta de zelo pela ótica e pelo cliente. Manter a limpeza da loja é um cuidado básico para garantir a satisfação e fazer com que os consumidores se sintam atraídos.
Mantenha as vitrines atrativas
Já falamos sobre as vitrines algumas vezes, mas é importante lembrar que a ela é o chamariz de novos clientes para a sua ótica. Portanto, é importante que elas estejam sempre atrativas.
Mas, como fazer isso?
- Exponha de forma organizada as armações dos óculos de grau que são lançamentos das marcas mais importantes que você trabalha.
- Os óculos de sol também devem estar presentes na sua vitrine. Lembre-se de destacar as marcas conhecidas.
- Mantenha todos os óculos e acessórios organizados. Nada de deixá-los jogados ou empilhados.
- Aposte na criatividade.
Quer saber mais? Veja como um bom layout faz a sua ótica vender mais nesse post!
Aposte na experiência de compra
Você já ouviu falar em “experiência de compra”? Trata-se de uma das mais novas técnicas de atração baseadas nas percepções que o cliente constrói ao interagir com a loja, sejam elas durante a compra ou a pesquisa sobre o produto. O principal objetivo é gerar no público um momento de compra diferente e singular, para que possa superar todas as expectativas.
Isso pode ser feito por meio de atitudes simples como: recepção cortês e qualificada por parte da equipe de vendas; aroma agradável da loja; café e água sempre disponíveis, além também de oferecer produtos de qualidade.
Lembramos que cada vez mais os consumidores têm o tempo escasso e são mais ricos de informação, portanto podemos concluir que eles estão mais exigentes e seletivos. Essas práticas garantirão uma boa experiência de compra e farão com que eles comprem mais, voltem mais vezes à ótica e indiquem sua loja aos conhecidos.
Exponha melhor o preço
Saber exatamente o preço do produto e a forma de pagamento, influencia favoravelmente na decisão de compra. Por isso, deixar sempre a vista os preços e descontos oferecidos pela loja, além de demonstrar a transparência para com o cliente, essa também é uma forma de organizar melhor a sua ótica.
Conclusão
Esse conjuntos de práticas, unidas a preocupação com seu cliente, pode ser o diferencial que fará sua ótica se destacar no mercado. Aposte nesses fatores e faça parte do seleto grupo de óticas organizadas nesse grande mercado. Com certeza sua loja vai mais longe com eles!
Gostou das nossas dicas? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.
Jarbas Montenegro disse:
Excelentes dicas
Thaís Fernandes disse:
Oi, Jarbas! Que bom que você gostou das nossas dicas! Fique de olho em nosso blog, pois sempre temos novidades por aqui 🙂