O mercado de óptica no Brasil é responsável por 0,46% do PIB em 2012, com faturamento maior que 19 bilhões de reais. Outros dados ainda projetam um progresso de 100% para os próximos 5 anos.
Manter sua ótica atualizada – com produtos inovadores que estejam alinhados às tendências do mercado – é imprescindível para fazer parte desse crescimento. Neste momento, a melhor forma de identificar oportunidades é estar por dentro das estatísticas mais recentes do ramo.
Confira a seguir 14 estatísticas do mercado de ótica que você precisa conhecer, baseadas na pesquisa da empresa GS&MD!
Os produtos que têm maior demanda no mercado são armações de óculos (incluindo óculos de sol), lentes de óculos (grau + lentes de sol), lentes de contato e acessórios.
As características que os consumidores julgam mais importantes na escolha da óptica ideal são, nesta ordem: ambientação, vitrine, mix de produtos, serviços (como atendimento domiciliar) e atributos especiais (atendimento personalizado e honesto).
A maioria das ópticas e laboratórios prefere trabalhar com produtos importados por julgar que eles têm melhores preços, qualidade e tecnologia quando comparados aos nacionais.
As regiões do Brasil com maior demanda de produtos de óptica são: Sudeste (47,7%), Nordeste (24,8%), Sul (15,7%), Centro-Oeste (7,7%) e Norte (4,1%).
Se, em 2012, o faturamento do setor foi de 19,5 bilhões de reais, para 2017 (período de cinco anos) estima-se que a casa dos 39 bilhões de reais seja ultrapassada.
Os estudos também mostram que o consumidor está mais bem informado, priorizando cada vez mais qualidade de visão e nitidez, além de buscar produtos de maior qualidade.
Nos últimos cinco anos, os principais desafios apontados pelo setor foram a qualidade do produto final e a profissionalização da mão de obra.
O principal desafio é enfrentar e intensificar a fiscalização em relação à pirataria, lutando no combate aos produtos pirateados e contra as importações ilegais.
As classes B e C foram responsáveis pelo consumo de mais de 86% do mercado óptico brasileiro. O Sudeste liderou a concentração do consumo dessas classes, com 58,02% do total de compradores.
Em relação a armações de receituário, 67% dos homens e 59% das mulheres são usuários dessas especialidades. Na categoria óculos solares, a porcentagem é 67% dos homens e 65% das mulheres.
Os principais aspectos apontados pelo público entrevistado na hora da escolha de armações de receituário foram: necessidade, leitura, trabalho e moda.
A pesquisa apontou que a internet é bastante utilizada pelos consumidores, mas somente para busca de informação e pesquisa de preço, não para a compra do produto final.
O que o cliente mais busca na hora da compra em lojas físicas: garantia, possibilidade de experimentar o produto, bom atendimento e descontos ou parcelamentos.
O consumidor prefere comprar em lojas de rua, seguido por lojas de shopping, quiosque de shopping, camelô, clínicas, lojas de departamento, internet, lojas de surfwear e lojas de vestuário e catálogo.
Os resultados das pesquisas no setor e mercado de óptica são, certamente, satisfatórios e otimistas. A partir das estatísticas apontadas, é possível analisar suas estratégias e enquadrar seu negócio dentro das principais características da pesquisa, fazendo com que ele cresça e seja mais lucrativo.
Você já conhecia alguma dessas estatísticas ou sabe de outra que não está na lista? Nos conte nos comentários!
E para saber dados atualizados do mercado óptico, baixe a 2ª edição da Pesquisa do Mercado Óptico e tenha acesso a informações valiosas para mudar a realidade da sua loja!
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…
Ver comentários
Bom dia !
Parabéns !
O conteúdo e muito bom e ajuda a enxergar o mercado com outro olhos ou melhor com outras lentes .
Oi Josimar, que ótimo que o nosso conteúdo tem sido útil para você! Continue nos acompanhando pois toda semana tem novidade por aqui. ;)
Olá boa dia.
Ótima analise, porém gostaria de saber as fontes utilizadas para formar o conteúdo e perguntar se hoje vocês já tem informações atualizadas.
Olá David, que bom que gostou do nosso conteúdo! As informações foram extraídas da pesquisa realizada pela GS&MD. Eles são uma consultoria de marketing, varejo e distribuição que atua com foco em projetos de estratégia e desempenho para grandes empresas do setor varejista. ;)
Muito bom o site e as informações super práticas. Todo lojista deveria acessar o conteúdo.
Oi Regina, que bom que gostou do nosso conteúdo. Continue conosco pois toda semana tem novidade por aqui! =D
Boa tarde, parabéns pelo material, muito esclarecedor.
As informações sobre a representatividade das óticas por região estão divergentes nos materiais, no descritivo desse infográfico temos o % nordeste em 24,8%, porém ao acessarmos o outro infográfico que está disponível nesse rodapé, temos esse percentual para a região Centro Oeste.
Oi Julio, fico feliz que tenha gostado do nosso material. Os dados do texto, são referentes ao mercado óptico em 2014. Já os dados do infográfico são referente ao estudo realizado em 2018. :)
Boa tarde,
Pra mim que estou entrando no ramo optico abrindo a 1º loja, as dicas foram bem interessantes.
Oi, Nerival! Que bom que você gostou do nosso conteúdo! Desejamos muito sucesso para sua loja! E fique de olho que sempre temos novidades por aqui :)