Blog ssOtica para óticas

5 desafios de óticas pequenas e como superá-los

5 min de leitura

Você é ou pretende ser dono de uma ótica pequena? Nesse caso, você sabe que empreender não é uma tarefa fácil, existem diversos desafios que precisam ser vencidos diariamente.

No entanto, os comerciantes de negócios menores têm um orçamento mais limitado. Por isso, nem sempre é possível se dar ao luxo de aprender a superar as dificuldades na prática, já que talvez não haja chance de se recuperar financeiramente de um erro. 

Então, para ajudar as óticas pequenas a se tornarem negócios de sucesso, separamos 5 desafios comuns enfrentados por esse tipo de empresa e sugestões de como vencer essas barreiras. 

Bom proveito!

Quais são os 5 maiores desafios enfrentados pelas óticas pequenas? 

Confira quais são as 5 principais dificuldades que donos de óticas pequenas costumam lidar no dia a dia e aprenda como vencer cada um desses contratempos.

1- Formalização do negócio

Talvez, você tenha visto no ramo óptico uma oportunidade de empreender e conseguir uma boa rentabilidade. Porém, às vezes a empolgação é tão grande que alguns empreendedores querem começar logo e deixam de lado um fator muito importante: a formalização. 

Em alguns casos, a questão talvez seja financeira, pode ser que você queira abrir o seu próprio negócio, mas o dinheiro reservado para isso está bem apertado e não tem condições de fazer grandes investimentos.

No entanto, a sua empresa pode acabar sendo prejudicada por causa da informalidade. A verdade é que ter um CNPJ traz alguns benefícios, como: 

Além disso, uma empresa legalizada transmite mais credibilidade, aumentando a confiança dos consumidores em fazer compras na sua loja. 

Como superar esse desafio?

Se você ainda está começando a empreender e deseja ter uma ótica pequena, a sugestão é abrir um MEI (Microempreendedor Individual), que possui custos muito mais baixos para manutenção. 

Nesse caso, no momento de abertura, você deve utilizar a CNAE 4774-1/00 – Comércio varejista de artigos de óptica. 

Entretanto, é digno de nota que o MEI possui restrição de faturamento anual de até R$ 81 mil e permite a contratação de apenas 1 funcionário. Então, conforme a sua ótica for crescendo, será necessário fazer a migração para microempresa.

Se você já quiser começar com mais funcionários, também deve escolher essa modalidade. Nesse caso, você pode optar pelo Simples Nacional com o objetivo de economizar no pagamento de impostos. As opções mais comuns são: 

  • LTDA (Sociedade Limitada): quando pretende ter sócios;
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): quando pretende empreender sozinho. 

Saiba mais no e-book: “Como abrir uma ótica? Passo a passo de todo processo

2- Adequação à legislação do mercado óptico

Tanto óticas pequenas como grandes precisam cumprir algumas obrigações legais específicas para o setor óptico. 

Nesse sentido, o Decreto nº 24.492, de 28 de junho de 1934, estipula que os estabelecimentos comerciais que vendem lentes ópticas corretivas precisam manter um Livro de Registro de Receitas que deve ser assinado por um responsável óptico. 

Porém, no dia a dia de óticas pequenas, o dono, ou o gestor, costuma ter mais atividades a cumprir que consomem uma boa parte do tempo, já que nem sempre há disponibilidade financeira para mais contratações a fim de diminuir a carga de trabalho. 

Em vista disso, a construção do Livro de Registro de Receitas pode ser prejudicada, ou até mesmo negligenciada, não sendo feito de modo adequado. 

É válido lembrar que para ter validade legal, o documento não pode omitir nenhuma das informações exigidas por lei e os dados devem ser exatos. Caso contrário, o negócio tem a possibilidade de sofrer consequências negativas durante as fiscalizações periódicas feitas pela Vigilância Sanitária

Como superar esse desafio?

A dica é investir em um sistema de gestão para óticas, como o ssOtica, esse tipo de programa possui funcionalidades específicas para suprir as necessidades de comércios desse ramo. 

Dentre as funções, está incluída a construção automatizada do Livro de Registro de Receitas. Ou seja, não é preciso incluir os dados manualmente, isso otimiza o tempo e diminui as chances de erros, deixando a loja pronta para receber a visita da Vigilância Sanitária. 

3- Planejamento adequado

Abrir uma ótica pequena exige bom planejamento tanto para iniciar o negócio como para manter a empresa em funcionamento, evitando contratempos que poderiam gerar: 

Em alguns casos, o ato de planejar acaba sendo deixado de lado e as decisões são tomadas com base na intuição. Esse comportamento traz riscos para a sobrevivência da empresa, já que não considera dados concretos, que mostram a realidade do comércio. 

Como superar esse desafio?

É preciso dedicar tempo de qualidade para o planejamento, traçando um diagnóstico de cada área da empresa de forma individual.

Dessa forma, você vai ter uma noção sobre como está a situação da loja e definir metas realistas que vão ajudar o negócio a melhorar o desempenho.

Além disso, se você não tem muita experiência em administrar uma empresa, se houver possibilidade, é interessante a contratação de um gerente. Esse profissional pode auxiliar na organização e planejamento de objetivos do comércio. 

4- Gestão de informações

Outro problema enfrentado pelas óticas pequenas é a falta de gestão de informações. Ou seja, dados relevantes acabam não sendo registrados ou se perdem no meio de outras anotações. 

Isso é um grande perigo para a ótica, visto que afeta todas as outras áreas do negócio e impede o bom planejamento e o cumprimento das obrigações legais.

Só para exemplificar, durante um dia de vendas movimentado, a falta de controle do fluxo de caixa pode provocar a sensação de que houve uma boa rentabilidade. Mas talvez, o gasto diário também tenha sido alto, diminuindo o retorno financeiro. 

Nesse caso, se houvesse uma gestão de informações apropriada, seria possível identificar quais foram todas as entradas e saídas e traçar estratégias para melhorar o nível de lucratividade. 

Como superar esse desafio?

É importante não subestimar a importância das anotações, definindo um método para armazenamento dos registros, seja anotações manuais, planilha ou sistema.

Nesse caso, é importante dizer que um programa de gestão para óticas traz algumas vantagens em comparação com as outras opções. Entre essas, estão incluídas: 

  • Informações salvas de modo seguro em ambiente online; 
  • Facilidade em localizar qualquer tipo de dado; 
  • Construção de relatórios automáticos; 
  • Integração em tempo real entre diferentes áreas da loja. 

5- Aquisição de clientes

Por último, um grande desafio que óticas pequenas enfrentam é a dificuldade em conquistar novos clientes. Em razão disso, a loja não consegue crescer no mercado, ou pior ainda, pode enfrentar crises econômicas que comprometam a segurança do negócio. 

Geralmente, o problema da baixa atratividade ocorre devido ao investimento errado em estratégias de marketing. Existem diferentes métodos para divulgar sua ótica, mas nem todos são compatíveis com as características do seu comércio em específico.

Como superar esse desafio?

O primeiro passo é conhecer o perfil de cliente da ótica. Afinal, você precisa entender as preferências do público para criar táticas de divulgação que vão realmente chegar até as pessoas certas. 

Por exemplo, não adianta você fazer um anúncio em um jornal local se os seus clientes não tiverem o hábito de ler a publicação. Portanto, é importante compreender os costumes da localidade e as características principais dos consumidores da sua loja. 

Entretanto, para que a atração tenha bons resultados, também é necessário dar atenção aos aspectos funcionais da loja, aquilo que o cliente vai encontrar quando for ao seu comércio. Dentre esses, é possível citar: 

  • Loja limpa e organizada; 
  • Vitrine atrativa; 
  • Atendimento de qualidade. 

Em resumo, para ter uma ótica pequena bem-sucedida, o ideal é formalizar a empresa, cumprir as obrigações legais do ramo óptico, conhecer o perfil do cliente, fazer planejamentos estratégicos com base em informações reais. 

Ebook como montar uma ótica de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>