All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home
  • Gestão
Categorias: Gestão

5 erros de gestão fatais que você deve evitar em sua Ótica

25/04/2016 9:55 am

Various stylish glasses on shelves in an optical shop

2 min de leitura

Administrar uma ótica exige a adoção de uma visão integrada que começa desde a captação de clientes até o que acontece após a venda. Ainda assim, alguns erros de gestão acabam acontecendo e eles podem ser fatais para o seu negócio, já que levam também a uma perda de competitividade e atratividade.

Para evitar que o prejuízo, ou até mesmo o fechamento,  saiba como evitar cinco erros de gestão fatais para o seu negócio.

Não ter planejamento

Agir sem planejamento é fatal em sua ótica porque o ciclo de venda de óculos tende a ser um pouco maior. Como trata-se de um empreendimento com investimento elevado, as compras de um mesmo cliente geralmente são menos frequentes.

Por isso, é preciso ter planejamento para garantir que as finanças estejam sempre em dia, para captar clientes e fidelizar os atuais, para realizar vendas recorrentes e assim por diante.

Abrir mão do fluxo de caixa

Falando nas finanças, uma das ferramentas mais importantes para a gestão da sua ótica é o fluxo de caixa. Essa ferramenta é responsável por registrar todas as movimentações financeiras do negócio, de modo a identificar quais foram as entradas e saídas dentro de um determinado período.

Além de garantir mais controle financeiro, também te ajuda a conhecer melhor os ciclos da sua ótica e flutuação de caixa, por exemplo. Sem o fluxo de caixa, sua ótica pode acabar fechando as portas devido à falta de capacidade financeira.

Utilize nosso modelo gratuito na sua ótica clicando no banner abaixo!

Não fazer divulgação

A prospecção e a atração de clientes precisam ser feitas de maneira ativa, o que significa utilizar a propaganda como forma de atrair mais pessoas para o seu negócio. Assim, se você não divulga os serviços da sua ótica, menos relevante o seu negócio se torna.

Investir em uma fachada atrativa, em anúncios, propagandas e também em promoções são formas de atrair novos clientes e também de satisfazer quem já comprou os seus produtos.

Deixar de investir no pós-venda

Se o ciclo de vendas da sua ótica é longo, então o pós-venda é ainda mais indispensável para garantir que o seu cliente retorne. Quando você não investe nesse pós-venda, você abre espaço para o cliente procurar outra ótica e também desperdiça a chance de aumentar o faturamento.

Imagine, por exemplo, que um cliente comprou novo par de lentes para seus óculos. Uma atitude de pós-vendas poderia ser ligar para o cliente para conferir se tudo ficou como ele esperava. Essa preocupação com o que acontece após a venda gera impactos positivos no cliente, que se sente mais inclinado a se tornar fiel à sua ótica.

Veja nosso fazer o pós-venda perfeito e automatizado com nosso guia completo.

Ficar parado no tempo

Os óculos de hoje certamente não são os mesmos de dez anos atrás e a tecnologia empregada nas lentes atuais é bem diferente daquela de alguns anos. Do mesmo modo, a gestão de um negócio também não é mais como antigamente e pode envolver muito mais tecnologia e uma abordagem integrada.

Por isso, não cometa o erro de não utilizar recursos para melhorar a gestão, como os softwares, e também evite o erro de não oferecer tendências e produtos adequados para as novas necessidades dos clientes.

E você, já cometeu algum desses erros de gestão na sua ótica? Comente e compartilhe sua experiência conosco!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vendas Online: Saiba como fazer sua Ótica ganhar dinheiro na internet

Saiba como promover a marca da sua ótica

Veja como melhorar as vendas por indicação na sua ótica

Como vender mais pela internet gastando pouco na sua ótica

rafael

Próximo Sua ótica oferece atendimento adequado a pessoas com necessidades especiais? »
Anterior « 5 pequenas coisas que você precisa saber sobre gestão para óticas
Deixe seu comentário
Share
Publicado por
rafael
Tags: gestão
25/04/2016 9:55 am

    Post Relacionado

  • Tendências de Consumo no Mercado Óptico
  • Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar
  • Como conquistar clientes na volta às aulas com sua ótica

Posts recente

  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
  • Gestão

Atendimento humanizado no digital: Por onde começar?

Será que é possível uma ótica não ter um canal de atendimento digital? Afinal, o…

07/05/2025
  • Uncategorized

Como fazer um orçamento completo na sua ótica

Realizar um orçamento em ótica é uma das atividades mais comuns nas lojas, sendo essencial…

14/04/2025
  • Financeiro

Como a conciliação bancária reduz erros e aumenta a lucratividade

Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…

04/04/2025
  • Vendas

Tendências de Consumo no Mercado Óptico

Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…

01/04/2025
  • Dicas
  • Gestão
  • Marketing

Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar

O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…

12/02/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP