Administrar uma ótica exige a adoção de uma visão integrada que começa desde a captação de clientes até o que acontece após a venda. Ainda assim, alguns erros de gestão acabam acontecendo e eles podem ser fatais para o seu negócio, já que levam também a uma perda de competitividade e atratividade.
Para evitar que o prejuízo, ou até mesmo o fechamento, saiba como evitar cinco erros de gestão fatais para o seu negócio.
Agir sem planejamento é fatal em sua ótica porque o ciclo de venda de óculos tende a ser um pouco maior. Como trata-se de um empreendimento com investimento elevado, as compras de um mesmo cliente geralmente são menos frequentes.
Por isso, é preciso ter planejamento para garantir que as finanças estejam sempre em dia, para captar clientes e fidelizar os atuais, para realizar vendas recorrentes e assim por diante.
Falando nas finanças, uma das ferramentas mais importantes para a gestão da sua ótica é o fluxo de caixa. Essa ferramenta é responsável por registrar todas as movimentações financeiras do negócio, de modo a identificar quais foram as entradas e saídas dentro de um determinado período.
Além de garantir mais controle financeiro, também te ajuda a conhecer melhor os ciclos da sua ótica e flutuação de caixa, por exemplo. Sem o fluxo de caixa, sua ótica pode acabar fechando as portas devido à falta de capacidade financeira.
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A prospecção e a atração de clientes precisam ser feitas de maneira ativa, o que significa utilizar a propaganda como forma de atrair mais pessoas para o seu negócio. Assim, se você não divulga os serviços da sua ótica, menos relevante o seu negócio se torna.
Investir em uma fachada atrativa, em anúncios, propagandas e também em promoções são formas de atrair novos clientes e também de satisfazer quem já comprou os seus produtos.
Se o ciclo de vendas da sua ótica é longo, então o pós-venda é ainda mais indispensável para garantir que o seu cliente retorne. Quando você não investe nesse pós-venda, você abre espaço para o cliente procurar outra ótica e também desperdiça a chance de aumentar o faturamento.
Imagine, por exemplo, que um cliente comprou novo par de lentes para seus óculos. Uma atitude de pós-vendas poderia ser ligar para o cliente para conferir se tudo ficou como ele esperava. Essa preocupação com o que acontece após a venda gera impactos positivos no cliente, que se sente mais inclinado a se tornar fiel à sua ótica.
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Os óculos de hoje certamente não são os mesmos de dez anos atrás e a tecnologia empregada nas lentes atuais é bem diferente daquela de alguns anos. Do mesmo modo, a gestão de um negócio também não é mais como antigamente e pode envolver muito mais tecnologia e uma abordagem integrada.
Por isso, não cometa o erro de não utilizar recursos para melhorar a gestão, como os softwares, e também evite o erro de não oferecer tendências e produtos adequados para as novas necessidades dos clientes.
E você, já cometeu algum desses erros de gestão na sua ótica? Comente e compartilhe sua experiência conosco!
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