Em um mercado cada vez mais concorrido, não existe ação mais valiosa do que fidelizar clientes. Estima-se que seja até cinco vezes mais barato manter um consumidor do que conquistar um novo. E eles podem responder por até 65% das vendas de uma ótica.
No entanto, em um mercado em que quase tudo pode ser copiado ou melhorado, devemos ir além da satisfação pessoal. Ou seja, além de fidelizá-los, devemos encantar os clientes. E esse é um trabalho de médio a longo prazo, que tem como objetivo final o máximo de vínculo com o consumidor.
Então, quer saber como conquistar isso para sua ótica? Confira:
Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido. Por isso, não insista no produto, capte os sinais que indicam o que ele quer. Esteja atento a qual tipo de abordagem — mais ou menos agressiva — deve ser utilizada. Então sinta-se no lugar dele, esteja atento às suas necessidades e gostos.
Em vez de tentar atingir todos os seus clientes potenciais, mire naqueles que têm o perfil dos produtos da empresa. Muito tempo e energia podem ser perdidos quando se tenta abraçar esse mar gigantesco de consumidores. Portanto, filtrar é essencial.
Para fidelizar seus clientes, registre o máximo possível de dados sobre eles. Ou seja, além de endereço, telefone e e-mail, tenha sempre seu registro de compras. Dessa forma, é possível traçar um perfil do consumidor e futuras abordagens serão bem mais fáceis quando se sabe o seu tipo de produto ideal.
Mais do que um cliente fiel, ele tem que se sentir VIP. Por isso, um tratamento diferenciado é fundamental. Não tenha receio em investir em cupons de oferta, newsletters promocionais, além de antecipar ofertas e lançamentos. Use ferramentas como SMS e Whatsapp ao seu favor!
E lembre se de que ele é responsável por boa parte do lucro da empresa!
Um vínculo enorme pode ser feito entre a empresa e sua clientela por meio da internet. Então, esteja presente no dia a dia do seu cliente por meio das redes sociais, atualizando as novidades e sempre atiçando a curiosidade dos consumidores. E não se esqueça de prezar pelo bom atendimento também nos meios virtuais.
Nada pior do que não cumprir suas promessas, principalmente com um cliente fiel em potencial. Portanto, esteja sempre atento a prazos de entrega, especificações mínimas sobre os produtos, promoções e descontos. A fidelização é um trabalho difícil e um erro mínimo pode colocar tudo a perder.
Depois de conquistada, a clientela fiel deve ser sempre monitorada. Para isso, esteja atento sempre aos seus dados, à frequência de compras, ao último contato realizado. Nesse mercado extremamente competitivo, tenha cuidado para que o cliente não migre para outra empresa.
Faça com que sua equipe tenha a noção da importância de fidelizar clientes. E não tenha receio de fazer os treinamentos necessários. Lembre-se de que a fidelização não é um processo instantâneo, mas seus resultados são duradouros.
Então reforce com seus funcionários os valores e práticas necessários para entender o cliente e saber quais são suas necessidades, para que ele, além de se sentir sempre à vontade com a empresa, não tenha dúvidas na hora de voltar. Essa é a peça fundamental para a fidelização.
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Muito boa as dicas...
essa empresa está de parabéns por sua dedicação a nós clientes.
estamos vendo que essa é uma empresa onde não só pensa nos seus lucros, e sim no principal que é a satisfação dos clientes de seus clientes...
Parabéns, vocês não tem noção como já me passaram uma excelente impressão.
Sem contar a credibilidade.
Parabéns, Parabéns, Parabéns!!!
Muito obrigada, Micila Mussalém da Planeta óculos óticas.
Oi Micila!
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