All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home
  • Pessoas
Pessoas

11 atitudes que farão de você o melhor vendedor em óticas

03/06/2021 6:10 am
4 min de leitura

Vender vai além de oferecer um produto ou serviço. Entender isso é o primeiro passo para você se tornar o melhor vendedor do mercado óptico. 

Diante de uma economia desaquecida é preciso muito mais do que demonstrar uma armação de óculos da moda ou falar sobre lentes com tecnologia de ponta para que o vendedor consiga atrair clientes cada vez mais exigentes. 

Os consumidores têm hoje um papel mais ativo na busca por informações e ofertas. Sendo assim, eles valorizam as experiências e o atendimento de qualidade para decidir sobre a compra. 

E para se destacar nesse cenário, o vendedor precisa ter não apenas competências técnicas, mas também competências comportamentais. Por isso, neste artigo, vamos abordar quais são as principais atitudes para ser um melhor vendedor na sua ótica. Continue a leitura e fique por dentro!

Para se tornar um melhor vendedor, é preciso mudança de postura

Para se destacar como melhor vendedor em óticas, é preciso ter conhecimentos e habilidades para vender. Mas são as atitudes que conversam com o consumidor. 

Com o aumento das lojas online, muitas vezes o consumidor já chega com informações de produtos e comparação de preços pesquisados na internet. Portanto, nesse sentido, o contato pessoal entre o cliente e o vendedor passa a ter um papel fundamental para a decisão de compra.

A compra em si é o final do processo de venda, que envolve outras etapas. Como: prospecção, abordagem, demonstração, negociação, pós-venda. Sendo assim, o trabalho de um vendedor de destaque é conduzir esse processo com a postura de um consultor.

Ou seja, ele agrega valor ao negócio estando pronto para buscar soluções para os consumidores, esclarecer suas dúvidas e construir um relacionamento com eles.

Como se tornar o melhor vendedor de óticas

Confira a seguir 11 atitudes para se tornar um vendedor de sucesso.

1. Motivação

Imagine chegar na loja e encontrar um vendedor desanimado. Isso não é legal, né? Por isso, ter entusiasmo e energia para atender e se relacionar com os clientes o tornará um melhor vendedor. Para manter sua motivação alta, defina objetivos e metas pessoais e profissionais para conquistar que vão além da concretização da venda.

2. Organização

Ser organizado é ser mais produtivo. Um vendedor organizado controla sua agenda, não se atrasa e não esquece de retornar o contato de um cliente. Além disso, defina seu cronograma de trabalho e saiba onde e como arquivar informações e materiais usados no dia a dia. Ou seja, a organização reduz o estresse do dia a dia e traz mais agilidade ao trabalho.

3. Competitividade

A competitividade pode parecer uma atitude negativa. Mas a competição saudável pode aumentar a motivação e a produtividade da equipe de vendas. Dessa forma, o vendedor competitivo estará mais focado em alcançar resultados e em buscar formas de inovar para atender e vender melhor.

4. Flexibilidade

Ter a capacidade de se adaptar a diferentes situações e clientes é uma característica fundamental dos melhores vendedores. A flexibilidade é desapegar das suas ideias e convicções e estar mais atento às necessidades e aos desejos do consumidor. Então, ser flexível facilita a negociação e o motiva a encontrar alternativas para atender o cliente.

5. Ética

Ser ético é agir com honestidade e transparência. O vendedor não deve prometer algo para o seu cliente que não possa cumprir. E, tendo dúvida sobre alguma informação que o cliente solicitou, diga a verdade. Sendo possível, você pode procurar a informação e retornar ao cliente. Por isso, a falta de ética pode colocar em risco a fidelização do cliente e a indicação.

6. Persistência

Vender é realmente um desafio. Mas uma boa qualidade dos vendedores de sucesso é a persistência para superar os obstáculos e imprevistos. Portanto, tenha determinação. Aprenda a lidar com as diferentes objeções dos clientes e com a rejeição de uma venda não finalizada.

7. Comunicação

Comunicar para vender é persuadir, ter segurança e firmeza, capacidade de argumentar, ser articulado e falar de forma clara e objetiva. Mas, principalmente, é entender seu cliente para ser capaz de adaptar a comunicação e ser compreendido.

8. Empatia

Para ser um melhor vendedor, coloque-se no lugar do seu cliente. Cada cliente é único. Por isso, antes de se comunicar ou tomar decisões, esteja atento e ouça o que ele tem a dizer para conhecê-lo melhor.

9. Foco

Ter foco é saber quais são seus objetivos e ser capaz de priorizar tarefas e ações. Com foco definido, o vendedor sabe para onde deve direcionar seu tempo e seus esforços. Dessa forma, ele não acumula atividades e não perde oportunidades de venda.

10. Gentileza

O bom atendimento passa pela forma como o vendedor se conecta ao cliente. Sendo assim, ser gentil é a essência de uma abordagem humanizada. O vendedor precisa ser educado, tranquilo e paciente para proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.

11. Conhecimento

A última característica que apresentamos, é ter uma mentalidade de aprendizado contínuo. Obter conhecimento não é um diferencial, mas uma necessidade para se manter relevante e competitivo.

Dessa forma, um vendedor de sucesso está sempre se aprimorando e conhecendo as inovações do seu ramo de atuação, as novas tecnologias, as técnicas de negociação e estudando o perfil dos clientes. 

Conclusão

Agora que você descobriu como ser um melhor vendedor em óticas, reflita quais dessas características você precisa desenvolver ou melhorar. Seja em você ou até mesmo no seu time de vendas, e invista no seu desenvolvimento profissional.

Então, busque parcerias para treinamentos, construa uma biblioteca própria com materiais de estudo e peça feedbacks sobre sua performance. 

E por fim, para ajudar a ampliar os conhecimentos, confira nosso e-book “As melhores técnicas de vendas em óticas”. Reunimos nesse material dicas para você ser um expert em vendas na sua ótica. 

[CTA_meio_post_fidelize_seus_clientes]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Como sair de vendedor e se tornar gerente de ótica

Vendas Online: Saiba como fazer sua Ótica ganhar dinheiro na internet

Como indicar os melhores tipos de lente para cada cliente em sua ótica

Veja como melhorar as vendas por indicação na sua ótica

Pedro Medeiros

Próximo Como sair de vendedor e se tornar gerente de ótica »
Anterior « Como organizar a loja virtual da sua ótica
Deixe seu comentário
Share
Publicado por
Pedro Medeiros
03/06/2021 6:10 am

    Post Relacionado

  • Por que você deve investir na capacitação da equipe da sua ótica
  • Veja como o ssOtica ajuda a motivar os vendedores da sua ótica
  • Aprenda a calcular comissões de vendedores no ssOtica

Posts recente

  • Clientes e receitas

NPS e CSAT para Óticas : Qual a diferença e como aplicar

O sucesso de uma ótica não depende apenas da qualidade dos produtos vendidos, mas também…

23/06/2025
  • Gestão

Como o ssOtica transforma a gestão de funcionários na ótica

Quando falamos a palavra comunicação, qual a primeira coisa que te vem à cabeça? Segundo…

16/06/2025
  • Dicas

Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?

Quando você encontra uma loja que gosta, geralmente conta para todos os seus amigos e…

05/06/2025
  • Financeiro

O que é DRE gerencial?

Um dos principais deveres do empreendedor é entregar o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)…

28/05/2025
  • Dicas

Feiras do mercado óptico: conheça os principais eventos desse segmento

Para empreender no ramo óptico não basta apenas abrir uma loja. É necessário estar atento…

23/05/2025
  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP