Vender vai além de oferecer um produto ou serviço. Entender isso é o primeiro passo para você se tornar o melhor vendedor do mercado óptico.
Diante de uma economia desaquecida é preciso muito mais do que demonstrar uma armação de óculos da moda ou falar sobre lentes com tecnologia de ponta para que o vendedor consiga atrair clientes cada vez mais exigentes.
Os consumidores têm hoje um papel mais ativo na busca por informações e ofertas. Sendo assim, eles valorizam as experiências e o atendimento de qualidade para decidir sobre a compra.
E para se destacar nesse cenário, o vendedor precisa ter não apenas competências técnicas, mas também competências comportamentais. Por isso, neste artigo, vamos abordar quais são as principais atitudes para ser um melhor vendedor na sua ótica. Continue a leitura e fique por dentro!
Para se destacar como melhor vendedor em óticas, é preciso ter conhecimentos e habilidades para vender. Mas são as atitudes que conversam com o consumidor.
Com o aumento das lojas online, muitas vezes o consumidor já chega com informações de produtos e comparação de preços pesquisados na internet. Portanto, nesse sentido, o contato pessoal entre o cliente e o vendedor passa a ter um papel fundamental para a decisão de compra.
A compra em si é o final do processo de venda, que envolve outras etapas. Como: prospecção, abordagem, demonstração, negociação, pós-venda. Sendo assim, o trabalho de um vendedor de destaque é conduzir esse processo com a postura de um consultor.
Ou seja, ele agrega valor ao negócio estando pronto para buscar soluções para os consumidores, esclarecer suas dúvidas e construir um relacionamento com eles.
Confira a seguir 11 atitudes para se tornar um vendedor de sucesso.
Imagine chegar na loja e encontrar um vendedor desanimado. Isso não é legal, né? Por isso, ter entusiasmo e energia para atender e se relacionar com os clientes o tornará um melhor vendedor. Para manter sua motivação alta, defina objetivos e metas pessoais e profissionais para conquistar que vão além da concretização da venda.
Ser organizado é ser mais produtivo. Um vendedor organizado controla sua agenda, não se atrasa e não esquece de retornar o contato de um cliente. Além disso, defina seu cronograma de trabalho e saiba onde e como arquivar informações e materiais usados no dia a dia. Ou seja, a organização reduz o estresse do dia a dia e traz mais agilidade ao trabalho.
A competitividade pode parecer uma atitude negativa. Mas a competição saudável pode aumentar a motivação e a produtividade da equipe de vendas. Dessa forma, o vendedor competitivo estará mais focado em alcançar resultados e em buscar formas de inovar para atender e vender melhor.
Ter a capacidade de se adaptar a diferentes situações e clientes é uma característica fundamental dos melhores vendedores. A flexibilidade é desapegar das suas ideias e convicções e estar mais atento às necessidades e aos desejos do consumidor. Então, ser flexível facilita a negociação e o motiva a encontrar alternativas para atender o cliente.
Ser ético é agir com honestidade e transparência. O vendedor não deve prometer algo para o seu cliente que não possa cumprir. E, tendo dúvida sobre alguma informação que o cliente solicitou, diga a verdade. Sendo possível, você pode procurar a informação e retornar ao cliente. Por isso, a falta de ética pode colocar em risco a fidelização do cliente e a indicação.
Vender é realmente um desafio. Mas uma boa qualidade dos vendedores de sucesso é a persistência para superar os obstáculos e imprevistos. Portanto, tenha determinação. Aprenda a lidar com as diferentes objeções dos clientes e com a rejeição de uma venda não finalizada.
Comunicar para vender é persuadir, ter segurança e firmeza, capacidade de argumentar, ser articulado e falar de forma clara e objetiva. Mas, principalmente, é entender seu cliente para ser capaz de adaptar a comunicação e ser compreendido.
Para ser um melhor vendedor, coloque-se no lugar do seu cliente. Cada cliente é único. Por isso, antes de se comunicar ou tomar decisões, esteja atento e ouça o que ele tem a dizer para conhecê-lo melhor.
Ter foco é saber quais são seus objetivos e ser capaz de priorizar tarefas e ações. Com foco definido, o vendedor sabe para onde deve direcionar seu tempo e seus esforços. Dessa forma, ele não acumula atividades e não perde oportunidades de venda.
O bom atendimento passa pela forma como o vendedor se conecta ao cliente. Sendo assim, ser gentil é a essência de uma abordagem humanizada. O vendedor precisa ser educado, tranquilo e paciente para proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.
A última característica que apresentamos, é ter uma mentalidade de aprendizado contínuo. Obter conhecimento não é um diferencial, mas uma necessidade para se manter relevante e competitivo.
Dessa forma, um vendedor de sucesso está sempre se aprimorando e conhecendo as inovações do seu ramo de atuação, as novas tecnologias, as técnicas de negociação e estudando o perfil dos clientes.
Agora que você descobriu como ser um melhor vendedor em óticas, reflita quais dessas características você precisa desenvolver ou melhorar. Seja em você ou até mesmo no seu time de vendas, e invista no seu desenvolvimento profissional.
Então, busque parcerias para treinamentos, construa uma biblioteca própria com materiais de estudo e peça feedbacks sobre sua performance.
E por fim, para ajudar a ampliar os conhecimentos, confira nosso e-book “As melhores técnicas de vendas em óticas”. Reunimos nesse material dicas para você ser um expert em vendas na sua ótica.
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