Você sabe quanto o seu cliente tem gastado em média na sua loja? O ticket médio de vendas é um indicativo de desempenho essencial para os negócios. De acordo com a 2ª edição da Pesquisa do Mercado Ótico realizado pelo ssOtica, 44% das óticas vendem entre R$501 a R$1.000 por cliente.
Calcular essa métrica é o primeiro passo. Em seguida, você deve adotar estratégias para aumentar o ticket médio e, assim, melhorar a performance da sua ótica.
Ter conhecimento dos números da loja é um caminho para que donos e gestores do ramo óptico possam analisar o andamento dos negócios e obter insights para melhorias. Métricas como o ticket médio revelam como está a saúde financeira da loja e ainda fornecem informações sobre o comportamento do cliente.
Se você ainda não faz o acompanhamento do valor médio que cada cliente compra na sua ótica, preparamos este post para te ajudar.
Neste artigo, vamos mostrar como obter o ticket médio da sua ótica, qual a importância desse indicador para os negócios e como aumentá-lo por meio de boas práticas de vendas. Acompanhe!
O ticket médio é o valor médio de vendas de um período. Ou seja, o cálculo desse indicador vai apresentar quanto cada cliente gastou em média na sua ótica em determinado período.
Para calculá-lo, é simples, porém é necessário ter o registro das vendas realizadas pela loja no período analisado em detalhes. Hoje, uma forma de manter essas informações seguras e organizadas é contar com um bom sistema de gestão. Facilitar o acesso aos dados agiliza os processos e a tomada de decisão.
Ainda segundo a Pesquisa, 48,65% das óticas que se organizam com um sistema tem o ticket médio entre R$501 e R$1.000. Já 53% das óticas que se organizam por anotações em cadernos tem o valor médio de venda entre R$201 e R$500.
Com os dados reunidos, siga os passos a seguir para calcular o ticket médio de vendas da sua ótica:
Primeiro, defina um período para analisar o ticket médio da loja, por exemplo, semanal, mensal, a cada três meses ou anual.
Esse recorte permitirá conhecer como o valor médio das vendas se comporta ao longo do tempo e em épocas específicas, como promoções, datas comemorativas assim como em tempos de crise, como as vivenciadas pelos varejistas com a pandemia da Covid-19.
Em seguida, extraia o valor total das vendas realizadas pela ótica no período estabelecido. Aqui, já pensando estrategicamente, pode-se considerar o valor total de vendas ou o valor total de vendas de um produto ou categoria específica, quando se deseja monitorar uma campanha de marketing.
Conhecer o ticket médio por clientes é uma forma de definir quem é o cliente-chave da ótica. Nesse caso, são aqueles que realizam compras com o valor bem acima da média.
Ter essa informação permitirá ao lojista traçar maneiras diferenciadas de atender a esse público. Então, levante a quantidade de clientes que compraram na ótica no mesmo período analisado.
Para chegar ao ticket médio de vendas, pegue o valor total de vendas e divida pelo número total de clientes.
Vamos a um exemplo de uma ótica fictícia que, durante o mês de maio, vendeu o total de R$ 393.750,00 e, no mesmo período, 450 clientes compraram na ótica.
Temos, então, com a divisão de R$ 393.750,00 por 450, um ticket médio de R$ 875,00.
Buscar formas de aumentar o ticket médio é uma ação estratégica, pois conquistar novos clientes é mais caro do que vender para os atuais.
Em vez de se preocupar apenas em atrair novos consumidores, a ideia é estimular que os mesmos clientes comprem mais, especialmente com as estratégias de atendimento diferenciado ao cliente-chave. Se o ticket médio aumentar, o lucro da ótica tende a subir também, já que o número de clientes continuará o mesmo.
Aumentar o ticket médio também é uma forma de compensar a queda nos números de vendas. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), apesar da redução nas vendas causada pelo fechamento das lojas por causa das medidas de isolamento social, o ticket médio dos shopping centers cresceu em 2020 no Brasil na comparação com 2019.
Agora que descobrimos o valor médio que os clientes compram na sua loja e entendemos a importância de aumentar o ticket médio, conheça algumas estratégias para aumentar essa métrica na sua ótica.
Considere aumentar o portfólio de produtos e serviços da sua loja, caso tenha espaço disponível para a expansão. Assim, fique atento aos modelos mais procurados e às marcas mais amadas pelos seus clientes e tenha um estoque disponível para oferecer.
O consumidor qualificado, ou seja, aquele que já possui um ticket médio alto, pode estar em busca de novidades.
As tradicionais campanhas promocionais podem contribuir para aumentar o ticket médio. Faça ações em dias específicos da semana ou ofereça descontos progressivos para quem adquirir um segundo ou terceiro produto. Aqui vale usar a criatividade para conquistar os clientes e aumentar as vendas, como campanhas do estilo “Sua idade é seu desconto”.
Ofereça ao cliente algo mais. Uma estratégia do mundo das vendas é a de cross selling ou venda cruzada, que busca oferecer ao cliente outro produto para complementar a compra. Por exemplo, você pode sugerir que ele leve junto com o óculos de grau um novo modelo de óculos de sol que acabou de chegar.
Já up selling, que vem de upgrade, é uma forma de oferecer ao cliente um produto melhor, por um acréscimo de valor. Por exemplo, ao comprar um óculos de grau, o vendedor pode oferecer uma lente antirreflexo melhor por mais R$ 150,00.
Por fim, pense em formas de atrair seu cliente outras vezes para a loja por meio de programas de fidelidade e recompensas. Entretanto, para estimular o retorno à loja, lembre-se do principal: realize um bom atendimento de venda e pós-venda. Afinal, o cliente precisa ter uma boa experiência para desejar voltar à loja.
Brindes relacionados com o produto, descontos após uma quantidade de compras feitas na ótica e até mesmo experiências em parcerias com outros segmentos são ótimas maneiras de aumentar o ticket médio da sua loja.
Enfim, como vimos, monitorar a média de vendas da ótica é um caminho para manter o seu negócio saudável. O ticket médio é um indicador-chave de desempenho para avaliar o andamento do negócio e ajudar na análise de vendas e na descoberta de tendências. E, ao buscar estratégias para aumentar o ticket médio, você potencializa a lucratividade da sua ótica.
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