Como saber qual é o melhor programa de gestão para a sua ótica? Se você quer que sua loja cresça com segurança, então deve estar procurando uma forma eficiente de fazer o gerenciamento de todas as informações de vendas, clientes e estoque da loja.
Porém, diante de tantas opções de softwares disponíveis no mercado, pode ser difícil avaliar e escolher a ferramenta mais eficiente para o seu comércio em particular.
Em vista disso, para facilitar o seu processo de decisão, veja neste artigo quais são os pontos essenciais que você precisa avaliar antes de contratar um sistema de gestão para ótica. Bom proveito!
Quais são as vantagens de usar um sistema de gestão específico para óticas?
A verdade é que usar um software de gestão específico para óticas pode trazer inúmeros benefícios para a sua loja, já que o programa foi projetado para atender de forma particular as necessidades desse tipo de comércio.
Assim, disponibiliza funcionalidades que não podem ser encontradas em outros programas mais genéricos. Só para exemplificar, é possível destacar:
- Gerenciamento de receitas ópticas;
- Comunicação com laboratórios;
- Pupilômetro;
- Alerta de receitas vencidas.
Por causa desses recursos, a ótica consegue alcançar vantagens, como:
- Melhora no controle de estoque;
- Aumento no número de fidelizações;
- Maior qualidade de atendimento;
- Tomada de decisões mais assertivas, etc
Como escolher o melhor software de gestão para sua ótica?
Veja 7 dicas essenciais para seguir na hora de escolher um programa de gestão para a sua loja.
1- Pesquise sobre a reputação da empresa
Antes de contratar um sistema de gestão para a sua ótica, é fundamental fazer uma pesquisa profunda sobre a empresa ofertante do programa. Para ajudar nisso, você pode:
- Acessar o site institucional e ler os conteúdos disponíveis;
- Confirmar a reputação do negócio em plataformas online, por exemplo, o Reclame AQUI e comentários nas redes sociais;
- Conversar com outros donos de óticas que já utilizam o software.
Dessa forma, você será capaz de avaliar se a marca é realmente confiável antes de assumir qualquer tipo de acordo, evitando entrar em um situação que poderia gerar prejuízos para sua loja, além de causar estresse e desgaste emocional.
🤔 Confira também o material: “O que dizem as óticas que usam o ssOtica na prática?”
2- Entenda todos os recursos para gestão
Mais um fator que deve ser levado em consideração antes de contratar um sistema para sua ótica é a lista de recursos de gestão oferecidos pelo software.
Afinal, apesar de todo programa desta modalidade ser desenvolvido para facilitar o trabalho do gestor, as funcionalidades disponibilizadas variam bastante de um para o outro.
Em vista disso, é preciso conhecer as necessidades do seu comércio com o objetivo de escolher uma ferramenta que consiga suprir isso de modo satisfatório. Só para exemplificar, no caso do ssOtica, você encontra as seguintes funções:
- Emissão de Nota Fiscal;
- Cálculo de comissão;
- Controle de estoque;
- Relatório de vendas;
- Registros financeiros;
3- Confira a disponibilidade de recursos para óticas
Para agilizar a rotina de atividades da sua loja, é interessante procurar por um sistema de gestão que disponibilize funcionalidades voltadas para o setor óptico.
Então, antes de contratar um software de gestão, verifique quais são os recursos específicos para óticas. Por exemplo:
- Histórico de receitas ópticas;
- Livro de registro de receitas;
- Pupilômetro.
Ter um programa com essas funções torna mais fácil manter o seu negócio dentro dos requisitos legais de funcionamento para o ramo óptico, além de contribuir para a oferta de melhores serviços para os seus clientes, resultando em maior satisfação.
4- Avalie a segurança e suporte da ferramenta
De acordo com um levantamento feito pela Fortinet, entre janeiro e junho de 2022, houve 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, representando um aumento de 94% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esses números demonstram que é importante ficar atento à segurança fornecida por um sistema antes de efetuar a contratação, buscando sempre por uma opção que traga tranquilidade para as operações diárias da ótica.
Afinal, segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), toda empresa que armazena e utiliza dados de pessoas físicas é responsável por garantir a proteção e privacidade das informações, procurando meios de impedir o acesso de terceiros.
Portanto, consulte antecipadamente os procedimentos de segurança do programa de gestão e os detalhes sobre o suporte oferecido diante de problemas.
Além disso, uma boa dica é escolher softwares que possuam armazenamento em nuvem, ou seja, os dados ficam salvos online. Isso facilita bastante a recuperação das informações em caso de quaisquer adversidades.
5- Verifique se é possível acessar de qualquer lugar
Em algumas situações, talvez você precise consultar as informações da loja mesmo sem estar fisicamente no local. Em especial, quando o seu comércio tem mais de uma filial, essa necessidade pode se tornar corriqueira.
Por isso, ao contratar um sistema de gestão para sua ótica, confirme se é possível acessar o programa de qualquer lugar e os tipos de aparelhos compatíveis.
Também, dê preferência a ferramentas online. Dessa forma, basta ter acesso à internet e fazer login para usar o software normalmente.
6- Avalie o custo-benefício
É claro que o preço é um fator relevante no processo de decisão ao contratar um sistema de gestão. Porém, ele não deve ser analisado de forma isolada, é preciso levar em consideração todas as vantagens que o uso do programa vai proporcionar para o seu comércio.
Por exemplo, entenda como o software pode contribuir para uma maior produtividade e redução de erros da sua equipe, entenda como você pode acelerar decisões importantes na sua ótica com a centralização de dados e como o sistema pode facilitar para o cumprimento de obrigações fiscais.
Ou seja, ao escolher um software de gestão para óticas, avalie o custo-benefício, e não apenas o preço. Procure por soluções mais completas que sejam capazes de entregar recursos que vão causar maior impacto positivo no dia a dia de trabalho.
7- Teste a ferramenta antes de contratar
Para finalizar, a última dica é verificar a possibilidade de testar o programa de gestão antes de fazer a contratação. Dessa forma, você vai descobrir como a ferramenta funciona na prática. Dentre as vantagens de fazer um teste, é válido citar:
- Análise das funcionalidades: é possível experimentar as funções do sistema de gestão e confirmar se os recursos atendem às necessidades da ótica de forma satisfatória;
- Dificuldade de uso: um teste gratuito permite que você conheça a parte visual do software e avalie se é fácil de usar. Ou seja, se é possível encontrar rapidamente aquilo que você precisa no sistema;
- Suporte ao cliente: você tem a chance de examinar o tempo de demora e a qualidade geral do suporte ao cliente, verificando como ocorre o atendimento em caso de solução de dúvidas ou problemas;
- Avaliação do desempenho: aproveite o período de teste para identificar se o programa apresenta problemas de desempenho, por exemplo, lentidão, travamento e quaisquer outros tipos de erros.
Em resumo, é preciso dar atenção a alguns detalhes ao contratar um sistema de gestão para a sua loja a fim alcançar o sucesso, obtendo os resultados esperados.
Por isso, faça uma avaliação completa e minuciosa em diversos sistemas para óticas antes de tomar a decisão de investimento.
Pensando nisso, se você está procurando um software de gestão para sua ótica, já pensou em escolher o ssOtica? Com mais de 10 anos de mercado, o ssOtica auxilia mais de 5.000 óticas diariamente a se organizar e vender mais.
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