Contar com profissionais experientes e bem treinados é fundamental para o sucesso de vendas de qualquer negócio. Mas qual é a realidade na sua ótica?
Você consegue identificar falhas e acertos da sua equipe? Sabe que está na hora de investir em treinar os funcionários da ótica?
Fique tranquilo: você chegou ao lugar certo. Neste artigo, nossa intenção é destacar os pontos mais importantes da qualificação dos profissionais que atuam em óticas.
Vale ressaltar que não basta oferecer treinamentos no começo das atividades e nunca mais se preocupar com isso. Assim como o mundo está em constante mudança, o mercado de óticas também evolui.
Com isso, treinar funcionários da ótica é primordial para que a sua loja não fique desatualizada em comparação com os concorrentes. Por isso, é necessário se informar e entender o que é preciso aprender e ensinar à sua equipe.
Depois, é preciso lembrar que não basta encontrar qualquer treinamento. Ele precisa ter qualidade e realmente motivar seus funcionários a adotarem as novas práticas.
Para que o treinamento dê certo, o primeiro passo você já deu: identificou a necessidade de treinar funcionários da sua ótica.
Agora, é hora de encontrar a melhor solução para o momento que a sua loja está vivendo. Por isso, listamos alguns pontos que você deve observar quando estabelecer um modelo de treinamento.
Se a sua ótica já tem um modelo de treinamento, aproveite os pontos para analisar se ele continua eficiente. Prontos?
1 – Alinhe expectativas de aprendizagem e resultados
Quando você contrata alguém, precisa saber quais qualificações ela já possui e como pode agregar ao negócio.
Ao treinar funcionários da ótica, pense na mesma coisa: quais habilidades a pessoa já possui e quais pode melhorar?
Assim, você motiva o profissional a se empenhar mais e alinha as expectativas entre o que espera dele e o que ele pode esperar do treinamento.
Além disso, analise as facilidades e dificuldades de cada um para propor avanços de acordo com o que cada um é capaz e não frustrar ninguém.
2 – Estimule o domínio do universo de óticas
Não basta ter conhecimento técnico de armações, óculos e ferramentas das óticas. Um bom funcionário é atualizado das tendências desse mercado e domina tudo sobre o assunto.
Isso gera uma boa imagem para sua ótica, já que a confiança dos clientes é conquistada com a segurança no que a sua equipe fala.
Por isso, invista em cursos, workshops e treinamentos de atualização. Afinal, o conhecimento técnico é adquirido no dia a dia, mas precisa se oxigenar de acordo com o que tem de novo para ser atual e atraente ao público.
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3 – Ofereça feedbacks constantes
Uma boa forma de motivar seus funcionários é dizer no que eles são bons e reforçar no que podem melhorar.
Como já dissemos, na hora de contratar, você geralmente faz uma avaliação das capacidades de um profissional. É importante que isso não se perca: antes de treinar os funcionários da ótica, faça avaliações de performance e dê feedbacks.
Assim, o próprio membro da sua equipe vai sentir a necessidade de treinar suas habilidades e se sentir parte da sua ótica.
4 – Defina bem os seus processos
Com processos definidos para seguir, fica mais fácil avaliar a performance de venda e atividades dos funcionários da ótica. Afinal, se os processos são bem claros, as pessoas sabem como agir para executarem bem seu trabalho.
Assim, você, como gestor, consegue medir resultados e encontrar os pontos fortes e fracos de cada um.
Entendeu como isso pode te ajudar a treinar os funcionários da sua ótica?
5 – Passe o conhecimento para frente
Com avaliação de performance e análises constantes de resultados, sua ótica terá uma base de conhecimento de mercado bem consistente.
É imprescindível que você registre as boas práticas e garanta que elas serão passadas aos novos funcionários.
Isso cria uma rotina de confiança entre sua equipe e seu público, já que todos estarão alinhados na forma de agir e atender. E, sempre que treinar os funcionários da ótica, estimule-os a compartilharem dúvidas e teorias para tornar a prática melhor para todos.
É assim que sua ótica se tornará uma empresa querida por todos: funcionários e clientes.
Um sistema de gestão pode te ajudar treinar os funcionários
Com um sistema de gestão você consegue ter acesso a dados que te ajudam a entender o desempenho dos seus funcionários.
Dados como numero de vendas realizadas pelo funcionário, numero de vendas perdidas, desempenho em relação a meta proposta, podem te indicar que realizar um treinamento é preciso.
Além disso, esses dados mostram como andam cada funcionário em relação os objetos da sua ótica e assim te direcionar para as melhores decisões.
Com o ssOtica, um sistema exclusivo para óticas, todos essas informações e varias outras estão disponíveis de forma rápida e simples. Permitindo que você esteja no controle da loja e foque seus esforços no que é realmente necessário.
Investir em pessoas é essencial e muito importante, mas não deixe de contar com um sistema para te auxiliar.