As lentes multifocais foram criadas para facilitar a vida das pessoas que precisam usar a combinação de dois óculos juntos. Mas nem sempre é fácil convencer os clientes dessa facilidade. Pensando nisso, listamos dicas de como vender e ajudar os clientes da sua ótica para uma melhor a adaptação a esse tipo de lente.
Essas lentes também são conhecidas por lentes progressivas para corrigir a presbiopia, ou popularmente conhecida por “vista cansada”, que afeta principalmente pessoas com mais de 40 anos. Neste caso, o paciente não consegue enxergar perfeitamente de perto e, em alguns casos, também de longe.
Com isso, as lentes multifocais por meio de dois ou três campos de visão, permite que a pessoa possa enxergar tudo que está próximo, a distâncias medianas e para longe ao mesmo tempo. Tudo pensado para que não prejudique as atividades de quem opta por esse tipo de lente.
Facilidade não é mesmo? Mas, muitas vezes o cliente não vê essas vantagens e acabam não optando por esse tipo de lente. E é nesta hora que você precisa aumentar seus argumentos para conseguir vender essa simplicidade para o seu cliente. Quer saber como argumentar com os clientes e vender ainda mais lentes multifocais na sua óptica? Confira nossas dicas abaixo:
Porquê as pessoas não compram óculos com lentes multifocais?
Antes de tentar oferecer esse produto, é importante que você conheça os três principais motivos que levam o cliente a não comprar as lentes multifocais.
- Revela a idade;
- Dificuldade de adaptação;
- Preço alto em comparação com o monofocal.
Conhecendo os motivos é mais fácil de adaptar a sua venda e garantir bons argumentos. Por exemplo, no caso da primeira opção, você pode oferecer uma armação bonita, diferenciada e que combine com o rosto do cliente. Assim, ela se sentirá confortável em usá-la.
Já com relação ao preço, o argumento é um só: reforce que o alto valor é devido complexidade e à tecnologia que essas lentes têm. Porém, o conforto e a praticidade que oferece, valem o investimento.
Saiba defender o uso dessas lentes
Nas lentes multifocais a parte para visão de perto fica em baixo, para medianas no meio da lente e a para objetos mais distantes, como placas de sinalização e semáforos, na parte superior. Assim, são respeitados os movimentos naturais dos olhos, sem prejudicar o dia a dia da pessoa.
Mesmo assim, os primeiros dias de uso geram desconforto, assim como as lentes monofocais. Portanto, é preciso e importante que você informe os benefícios, as posições corretas de cada foco da visão e também os desconfortos iniciais. Além disso, motive o cliente a insistir no uso, pois em pouco tempo ele poderá se adaptar com facilidade.
Entenda as principais reclamações e saiba como resolvê-las
Entre as principais reclamações no começo do uso das lentes são náuseas ao caminhar. Isso se deve ao fato da pessoa visualizar com o corretor da lente. Por isso é importante que você mostre a postura correta para o cliente. Além dessa, existem outras e para facilitar a sua leitura, preparamos uma tabela que vai ajudá-lo a resolver a vida do cliente. Confira:
Fonte: Artigos Opticanet
Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona as lentes multifocais, não perca tempo e ofereça esses produtos em sua ótica.
E se você ainda tem quer entender tudo sobre receita de óculos, confira nosso material completo sobre o assunto.
Gostou do nosso artigo? Nos conte o que achou e a sua opinião sobre esse tipo de lentes nos comentários.
Adriana disse:
Ainda continuo com dúvidas em relação ao prisma em lentes progressivas , qdo sei que o prisma é base superior ou inferior.
Tivemos um caso recententemente em loja e na receita só dizia 2 dioptrias de prisma em OD .
Obrigada .
Evellyn Emidia disse:
Oi Adriana, no seu caso em específico, o mais recomendado é entrar em contato com um técnico óptico. Ele é o profissional que pode auxiliá-la no esclarecimento dessa dúvida. =D
Marcelo Rosario disse:
a receita com prisma tem um desenho específico onde indica qual a posição do prisma.
Domingas luziana Gonclves da Rocha Pita disse:
Gostei muito boa otimo
Evellyn Emidia disse:
Oi Domingas, ficamos felizes que tenha gostado! Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidade por aqui. =D
Sandra Mendes disse:
Boa noite, gostaria de receber material dos assuntos abordados. Parabéns pelos conteúdos rico em detalhes.
Evellyn Emidia disse:
Oi Sandra, fico feliz que tenha gostado dos nossos materiais.
Aqui no Blog tem novidade sempre. Além disso você já está cadastrada para receber as novidades que publicamos no seu e-mail! =D
Maria Auxiliadora disse:
Adorei tudo quanto li nessa matéria, foi muito proveitoso.
Evellyn Emidia disse:
Oi Maria Auxiliadora, que bom que gostou do conteúdo. O nosso objetivo é promover conteúdo prático que apoie você e sua Ótica! Ah, toda semana tem novidade por aqui! 🙂
Evandro disse:
Estou aprendendo a vender, e estou tendo uma dificuldade grande em ler a Receita.
Evellyn Emidia disse:
Oi Evandro, aqui no Blog tem um conteúdo que explica como é feita a leitura da receita. Para acessá-lo é só clicar aqui.
Cláudia Cardoso da boa morte disse:
Eu tô aprendendo muito com as dicas do ssotica obrigada pelo apoio
Allexson disse:
Olá, um material muito bom, bem explicativo e rico em detalhes, Parabéns…
Evellyn Emidia disse:
Oi Allexson! Que bom que você gostou das nossas dicas! Fique de olho em nosso blog, pois sempre temos novidades por aqui ?