Categorias: Financeiro

Despesas Pessoais x Despesas da Ótica: uma separação necessária

3 min de leitura

Um dos maiores e mais comuns erros que proprietários de óticas cometem é misturar as despesas pessoais com as despesas da loja. Talvez você também enfrente esse problema e considere essa uma tarefa difícil, mas temos uma boa notícia.

Com uma gestão financeira equilibrada, é possível separar suas finanças, descobrindo o real lucro de sua ótica, o retorno de seus investimentos e também criar um planejamento para o futuro.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, reunimos algumas dicas que irão lhe ajudar a separar suas despesas pessoais das despesas da sua Ótica. Confira:

Conheça as despesas da sua Ótica

A primeira dica para que você tenha sucesso na hora de realizar sua organização financeira é saber qual o lucro real de sua empresa e quanto você gasta com despesas pessoais. E como fazer isso? Simples: através do Excel. Crie duas tabelas. Numa delas, você irá discriminar seus gastos pessoais e na outra as despesas com sua Ótica.

Parece fácil, não é mesmo? Mas é nessa hora que muitos gestores acabam pecando pela pressa em terminar as planilhas e acabam esquecendo alguns valores, como as horas extras dos funcionários, o lanche dos filhos na escola, entre outros. Portanto, tenha atenção e destaque seus gastos minuciosamente, sem esquecer nada.

Lucro da empresa x lucro do empresário

Esse é um ponto muito importante entre as nossas dicas. Para que você consiga alcançar uma estabilidade financeira para a sua loja, é preciso saber distinguir o lucro da empresa e o seu lucro, no caso, o lucro do empresário/proprietário.

O lucro da empresa deve ser utilizado em investimentos no próprio negócio, na reserva de capital de giro, no pagamento de funcionários, entre outras atribuições.

Já o lucro do empresário, ou seja, o seu salário, este sim pode ser usado em despesas pessoais. Porém, a sua remuneração, enquanto dono da empresa, não pode ser discrepante, para não prejudicar as atividades do empreendimento.

Sabemos que é difícil fixar um salário enquanto dono do negócio, mas acredite, isso pode fazer a diferença no final do mês. Para criar um salário justo para si mesmo, consulte o valor médio pago por óticas do mesmo porte e área de atuação.

Contas bancárias: separar é preciso

Alguns empresários preferem ou conseguem administrar as finanças com apenas uma conta, mas a verdade é que para que você tenha uma organização financeira adequada, o ideal é ter uma conta pessoal e outra empresarial. Assim, você terá mais facilidade na hora de controlar lançamentos de notas, recibos, extratos, pagamentos e gastos.

Não insista! Se você usa a mesma conta para suas despesas pessoais e empresariais, a chance de perder o controle das finanças do seu negócio é grande. Além disso, ter contas separadas é uma vantagem para quando você precisar comprovar o seu faturamento e acertar suas contas com o “Leão”, na hora de fazer a declaração anual do Imposto de Renda.

Pessoa jurídica x pessoa física

Outra dica interessante é que você procure por planos de serviços corporativos para pessoa jurídica. Geralmente eles podem ser contratados por valores bem menores do que aqueles para pessoa física.

Um relacionamento próximo com seu banco/gerente também é essencial para que você consiga empréstimos com juros reduzidos. Então, busque estar por dentro das opções de crédito da instituição financeira na qual você é cliente. Em algum momento você pode precisar.

Reserva financeira

Além de saber separar suas despesas pessoais e empresariais, você não pode se esquecer de criar uma fonte de reserva para possíveis imprevistos. Afinal, não basta separar as contas e acabar gastando todo o seu lucro. O capital reserva serve tanto para investimentos, quanto para emergências, como por exemplo um tratamento médico. Não se esqueça disso.

Mas e você, já está com suas despesas pessoais e da ótica totalmente separadas e organizadas? Deixe seu comentário nos contando.

Se você ainda não separar esse é o momento de começar! Teste o ssOtica e organize todos os processos da sua ótica: desde as vendas, financeiro estoque e muito mais.

 

rafael

Ver comentários

    • Oi Eleni, ficamos felizes que está gostando das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois toda semana temos novidades por aqui. =D

  • Essas dicas valem pra qualquer tipo de empreendimento, não só as óticas. Essas dicas são vida, obrigada por nos ajudar.

    • Oi, Day! Que bom que você gostou das nossas dicas! Continue nos acompanhando que sempre trazemos informações para ajudar as óticas.😙

Posts recente

Como organizar sua ótica para vender na Black Friday?

A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…

30/10/2024

Black Friday 2024: vale a pena minha ótica participar?

Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…

30/10/2024

7 ações para cadastrar os clientes e receitas da sua Ótica

Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…

08/10/2024

Fenóptica 2024: Veja porque sua ótica deve participar

Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…

03/10/2024

10 Anos ssOtica – 10 motivos para adquirir o sistema

Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…

24/09/2024

Saiba como ter vendas o ano todo com o ssOtica

Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…

14/08/2024