Você está pensando em começar uma rede de óticas, mas não sabe por onde começar? Então este artigo é para você!
Expandir os negócios e aumentar o faturamento é o desejo de todo empresário. Mas é preciso ter atenção para uma série de detalhes para que o crescimento da sua loja ocorra de forma segura e lhe faça colher bons frutos.
Por isso, preparamos essas 7 dicas para que você comece com o pé direito e conquiste a sua rede de óticas. Continue a leitura para conhecer!
Como se preparar para começar uma rede de óticas
Todo empresário sabe que administrar o próprio negócio traz vários desafios. Afinal é preciso se preocupar com vendas, contabilidade, administração de pessoal, estoque, entre outros pontos. Sem falar da responsabilidade que é ser gerador de emprego e renda aos colaboradores.
Pensar em abrir novas unidades da sua empresa, então, pode parecer assustador de início. De fato, é uma decisão que precisa de cautela, mas com planejamento você consegue começar uma rede de óticas de sucesso e multiplicar o seu faturamento.
Confira nossas dicas para ter bons resultados com a expansão.
1) Faça um bom planejamento
Antes de mais nada é preciso conhecer muito bem o seu negócio. Para isso, avalie a saúde financeira da sua ótica analisando a relação entre o investimento e o lucro. Afinal, o mais prudente é que o capital que você vai investir na nova unidade venha do lucro da loja matriz.
Caso seu resultado atual não esteja satisfatório, procure melhorar o desempenho em vendas antes de pensar em abrir filiais.
Em seguida, faça uma pesquisa de mercado para conhecer o que os concorrentes vêm fazendo e o que os clientes querem. Além disso, faça uma projeção financeira para entender os custos recorrentes do novo empreendimento como aluguel, impostos, folha de pessoal, entre outros.
Para aprofundar o que você precisa ter no planejamento da sua ótica, confira nosso Checklist de Como Abrir uma Ótica Lucrativa.
2) Delegue tarefas
Por mais que você queira cuidar de cada detalhe pessoalmente, se você pretende começar uma rede de óticas, isso não será possível.
É preciso aprender a delegar tarefas e, para que tudo seja bem executado mesmo na sua ausência, é preciso ter um braço direito. Por exemplo, é interessante que você prepare ao menos um funcionário para responder como gerente de uma unidade.
Delegar tarefas lhe deixará mais livre para cuidar do novo projeto e ainda manterá seus colaboradores mais motivados ao perceberem a possibilidade de ocupar um cargo de gerência e crescer na carreira.
3) Escolha com cuidado o novo ponto comercial
É essencial analisar se a localização é a ideal para atrair o público que você deseja. Por isso pesquise sobre a área e os hábitos de seus clientes ideais antes de decidir investir em um ponto comercial.
Seja em uma loja de rua ou dentro de um shopping center, também existem outros aspectos importantes a se considerar, como o valor do aluguel, a intensidade da movimentação e o nível de segurança no local. Uma boa opção é conversar com outros lojistas da área desejada para obter essas e outras informações importantes.
4) Padronize os processos
Os clientes naturalmente esperam encontrar o mesmo padrão de atendimento e de instalações em diferentes unidades de uma mesma rede. Então, antes de começar uma rede de óticas, padronize e documente os processos a serem seguidos em todas as lojas.
Como forma de ajudar a fixar esses processos, crie um manual de fácil consulta, além de treinar a sua equipe para que possa seguir tudo como você deseja.
5) Mantenha uma equipe treinada e motivada
As pessoas são o que formam uma empresa. Por isso, ofereça treinamentos e invista em estratégias para manter todos motivados.
Funcionários satisfeitos trabalham melhor, e consequentemente oferecem um melhor atendimento. E nós sabemos o quanto um atendimento especial pode cativar os clientes e alavancar as vendas, não é?
Vale lembrar que quando se trata de começar uma rede de óticas, você vai precisar contratar mais funcionários, e isso requer cuidado na hora do recrutamento e seleção. Analise se é melhor deixar esse processo com uma empresa especializada e evite contratar apenas com base em indicações sem antes fazer entrevistas.
6) Invista em comunicação e marketing
Fortaleça a sua marca e divulgue a inauguração das novas unidades por meio de uma estratégia de comunicação e marketing.
Aliás, o ideal é destinar uma porcentagem do seu faturamento para ações constantes nesse sentido, o que inclui:
- Criação de uma identidade visual para a sua ótica;
- Divulgação de promoções;
- Presença em redes sociais;
- Confecção de brindes;
- Decoração;
- Site oficial da sua rede.
7) Use a tecnologia para organizar sua gestão
A tecnologia pode agilizar e facilitar a vida de todos nós, principalmente no que diz respeito à administração de lojas.
Utilizar um sistema de gestão para óticas ajuda muito na organização e planejamento de expansão. Com um sistema, é possível ter controle de estoque, histórico de clientes, fluxo de caixa, ações de marketing e vários outros dados de forma fácil e acessível.
Essa é a melhor forma de não perder de vista o que está ocorrendo em todas as unidades, e tudo pelo computador, sem precisar se deslocar de um local a outro. Além de deixar a gestão da sua ótica mais eficiente, um sistema economiza o seu tempo e sua energia.
E já que o seu desejo é crescer, esse é o momento de implantar na sua loja o ssÓtica, um sistema de gestão de óticas que vai levar a sua administração (e os resultados) a outro nível.
Faça uma demonstração gratuita e descubra todas as vantagens que a tecnologia pode proporcionar à sua ótica. Seguindo essas dicas você estará pronto para começar uma rede de óticas de sucesso.