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Ticket Médio: O que é e como ele influencia nas vendas da sua Ótica

4 min de leitura

Você sabe qual é o ticket médio da sua ótica? Têm analisado esse indicador para melhorar a performance das suas vendas? Caso a resposta seja não, saiba que é muito importante conhecer e saber analisar o que significa essa informação. 

No texto de hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Continue conosco e descubra o que é ticket médio e como ele influencia no setor de vendas da ótica.

O que é ticket médio

Ticket médio é um indicador usado para medir a performance das vendas de qualquer tipo de negócio. Ele possibilita descobrir quanto cada cliente gasta com os produtos e serviços que são oferecidos pelas empresas. Desse modo, ele é considerado uma ótima ferramenta para conhecer melhor o comportamento dos consumidores.

Para chegar a esse índice, é preciso levar em conta o volume de vendas e o número de clientes que estiveram na loja em um determinado período. Sendo assim, para calcular o ticket médio da sua ótica, você precisará:

  1. Escolher um período que deseja analisar (semana, mês, ano);
  2. Levantar os dados relacionados a vendas e número de clientes que compraram na loja nesse determinado intervalo de tempo;
  3. Usar a fórmula matemática adequada, que nesse caso é ticket médio = soma do volume de vendas / número de clientes que realizaram compras.

Para ficar mais claro, veja a seguir um exemplo prático de como realizar esse cálculo:

Vamos supor que ao longo de um mês a sua empresa realizou um total de R$20 mil em vendas. Ao longo desse período, 100 diferentes clientes passaram pela sua loja e compraram seus produtos.

Seguindo a fórmula que mostramos há pouco, o ticket médio em questão seria de R$200 (20.000,00/100). Ou seja, o valor médio gasto por cada consumidor na ótica foi de R$200. 

Qual a importância do ticket médio para as óticas

O ticket médio é considerado uma métrica fundamental para os gestores de óticas. Isso acontece porque ele oferece informações imprescindíveis para a criação de estratégias voltadas para o desempenho do setor de vendas. Com isso, os resultados da loja são automaticamente impactados de forma positiva, favorecendo o crescimento da ótica.  

Portanto, não deixe esse importante indicador de fora das suas análises financeiras. Afinal de contas,  ele possibilita entender como anda a lucratividade da sua empresa, sendo esse um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Para que serve o ticket médio

Fazer a gestão de uma ótica envolve muito trabalho de planejamento, não é mesmo? Dentro desse contexto, a avaliação do ticket médio possui múltiplas funções. Conheça três delas a seguir.

  1. Avaliação do valor médio gasto pelos clientes

O ticket médio permite avaliar o valor médio gasto pelos clientes e o que isso representa para a empresa. Se ao fazer o cálculo você descobrir que muitas pessoas têm comprado na sua loja, mas o valor médio gasto registrado em cada venda é baixo, isso pode significar duas coisas:

  • Talvez os seus produtos não estejam despertando tanto interesse nos consumidores;
  • As mercadorias estão oferecendo pouco valor agregado, impactando diretamente no faturamento. 

Já, se ao fazer a análise, você descobrir que os clientes têm gastado um valor mais alto em suas compras, isso pode ser sinal de que:

  • A sua loja oferece produtos com um alto valor agregado;
  • O mix de marketing da ótica (composto pelas variáveis preço, produto, divulgação e canais de distribuição) está agradando os consumidores. 
  1. Estruturação das estratégias comerciais

A análise do ticket médio também tem a função de ajudar na estruturação das estratégias comerciais da empresa. Quando ele é baixo, significa que é necessário criar ações para aumentar esse valor médio gasto pelos consumidores nas compras. Afinal, é preciso aumentar o faturamento da loja para que o negócio se mantenha saudável e dando lucro. 

Já quando o ticket registrado em cada venda é mais alto, isso indica que é preciso investir em formas de estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes. Uma forma de conseguir essa aproximação é treinando a equipe de vendas a fim de prepará-los da melhor forma para atender o público. Outra forma é criar ações de comunicação com o objetivo de estar cada vez mais próximo do consumidor. 

Quer entender mais sobre como melhorar relacionamento com seus clientes? Então veja o kit de materiais gratuitos que preparamos sobre o tema para ajudá-lo.

  1. Criação de planejamentos estratégicos

Ao analisar o ticket médio também é possível identificar quais são as deficiências do ciclo de vendas da sua ótica e buscar formas de contorná-las. E isso pode ser fundamental, por exemplo, para o trabalho de fidelização e retenção de clientes. 

Diante de tantas funções, é recomendado que esse indicador seja analisado sempre que for preciso traçar planejamentos mais estratégicos e alinhados com o momento vivido pela empresa. Além disso, ela também é capaz de auxiliar na elaboração de novas metas de vendas para loja.

Ticket médio como aliado das vendas

Como mencionamos há pouco, uma das funções do ticket médio é ajudar a entender o ciclo de vendas da loja. Por isso, ele é considerado um ótimo aliado para ajudar a manter a saúde financeira e crescimento sustentável da empresa. 

Para entender como esse índice influencia na sua área de vendas, é preciso levar em consideração duas coisas:

  • Quanto maior for o ticket médio, maior será o ciclo de vendas. Ou seja, maior será o esforço envolvido para que um cliente feche uma compra.
  • Já quanto menor for o ticket médio, menor será o ciclo de vendas da ótica. Ou seja, menor é o esforço que precisa ser feito pelos vendedores para fechar uma venda. 

Com essas informações em mãos, é possível mudar e traçar metas que estejam de acordo com os objetivos da empresa. Portanto, essa é uma ótima ferramenta para os gestores que estão buscando ampliar a atuação de suas óticas no mercado. 

Conclusão

Como vimos, o ticket médio pode ajudar a identificar oportunidades que talvez possam estar passando despercebidas pelo gestor. A partir de uma análise cuidadosa das operações da área de vendas, a ótica tem tudo para continuar crescendo cada vez mais.

Com um sistema de gestão para óticas, esse trabalho analítico se torna ainda mais fácil e prático. Isso porque, ele centraliza todas as informações de todos os setores da loja em um único lugar. Conheça o ssOtica e conte com todos os benefícios que só um programa pensado exclusivamente para a realidade das óticas é capaz de oferecer. 

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