Você sabe qual é o perfil de cliente da sua ótica? Por que essa informação é tão importante? A realidade é que esse dado influencia diretamente no sucesso das campanhas de marketing e vendas.
Por isso, para ajudar sua loja a ter bons resultados, elaboramos este post. Durante a leitura, veja a resposta para as perguntas:
- O que é perfil do cliente?
- Quais são as vantagens?
- Como descobrir o perfil de compra dos consumidores do seu negócio?
Boa leitura!
O que é perfil de cliente?
O perfil de cliente refere-se às características pessoais marcantes dos consumidores do seu negócio. Além disso, também inclui o padrão de comportamento de compras.
Em outras palavras, é enxergar além da venda, buscando conhecer o comprador como pessoa. Nesse sentido, existem duas formas principais de analisar para quem a sua loja vende:
- Geral: verifica os comportamentos e preferências dos consumidores como grupo, definindo atributos genéricos. Por exemplo: escolaridade, faixa etária, renda média e gênero;
- Específica: traça um perfil de cliente ideal, buscando uma investigação aprofundada sobre o indivíduo. Esse modelo inclui a pesquisa de: estilo de vida, dificuldades, medos, ambições, entre outros.
Por que é importante conhecer o perfil de compra dos seus clientes?
A verdade é que conhecer o perfil de compra ajuda a aumentar as vendas da sua loja. Por que isso acontece? Veja 3 razões:
- Esforços direcionados: você vai saber exatamente para quem deseja vender, isso ajuda a criar estratégias de marketing com maior taxa de sucesso, já que são voltadas para a atração de um público específico;
- Precificação adequada: com o perfil de cliente em mãos, é possível saber o preço que os seus consumidores têm condição de pagar por um produto. Assim, você consegue ter uma base para calcular o valor ideal a cobrar;
- Satisfação do cliente: desde o atendimento até o pós-venda tudo vai funcionar pensando nos desejos e necessidades do indivíduo, resultando em maior satisfação com o serviço prestado pelo comércio. Dessa forma, existem mais chances de retorno e indicações da loja para conhecidos.
Portanto, não importa se você já tem uma ótica ou pretende abrir uma loja, traçar o perfil do consumidor é importante para garantir o bom desempenho nas vendas. Caso contrário, você pode gastar dinheiro e tempo investindo em recursos que não vão trazer resultados.
No entanto, há ainda outros benefícios de descobrir o perfil de cliente do seu negócio. Saiba mais sobre isso no tópico seguinte.
Quais são as vantagens de saber o perfil do cliente?
Existem várias vantagens proporcionadas pela análise do perfil de cliente. Confira 5 exemplos:
- Reposição de estoque: conhecendo o estilo do público, você pode investir em produtos tem que bom giro de estoque. Só para ilustrar, se o seu cliente gosta de seguir tendências, é útil comprar mais armações que estejam na moda. Quando o perfil é básico, é válido adquirir itens mais clássicos;
- Elaboração de promoções: quais são as datas comemorativas relevantes para os consumidores da sua marca? Eles preferem descontos ou brindes? Qual é o método de pagamento mais comum? Saber a resposta desse tipo de questionamento ajuda a criar promoções que atraem;
- Formas de atendimento: um bom atendimento depende muito do tom de voz da comunicação. Ao descobrir o perfil de cliente, você sabe se deve ser mais formal ou informal na conversa. Além disso, conhece os hábitos do indivíduo, isso auxilia na escolha dos melhores canais de interação;
- Antecipação de objeções: Lembra que a análise do perfil do consumidor específica envolve os medos e dificuldades? Com essas informações, é possível se antecipar e prever as principais objeções de compra, treinando os vendedores para argumentar adequadamente.
Então, fica claro que descobrir o perfil de compra dos clientes da sua loja é muito vantajoso. Mas como fazer isso? Confira!
Passo a passo: como descobrir o perfil de cliente da sua ótica?
Veja 3 passos que você precisa seguir com o objetivo de descobrir o perfil de cliente da sua ótica.
1 – Olhe para sua carteira de clientes atual
Em primeiro lugar, é essencial manter um registro detalhado dos fregueses atuais da sua loja e do controle de vendas. É importante incluir informações diversas, por exemplo:
- Idade;
- Gênero;
- Produtos mais vendidos;
- Origem do cliente;
- Gasto médio por compra;
- E assim por diante.
Esse cadastro vai servir como base para a construção do perfil do consumidor da ótica. Afinal, é válido destacar que as características do público devem ser definidas com base em dados reais, e não em “achismos”.
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2- Identifique os padrões de comportamento
De nada adianta ter coletado informações sobre os clientes, mas não interpretar o que os dados revelam. Por isso, o segundo passo é analisar os padrões de comportamento. Você pode fazer isso por responder a perguntas, como:
- Qual é a idade média dos clientes?
- Existe predominância de algum gênero?
- Quais produtos são comprados com mais frequência?
- Os clientes com maior ticket médio preferem quais itens?
- Qual o método de pagamento mais usado?
- Como o consumidor conheceu a ótica?
- Quais são os seus hábitos digitais?
Assim, você vai conseguir traçar os tipos de clientes mais recorrentes na sua loja. Nesse sentido, é digno de nota que, geralmente, um mesmo negócio tem mais de um perfil de consumidor.
3- Trace estratégias para cada perfil
Você não precisa traçar estratégias de marketing e vendas para todos os possíveis clientes do comércio, escolha entre 2 e 3 perfis para serem os principais de acordo com o índice de vendas, optando pelos que compram mais e com maior frequência.
Por que agir assim? Esses são os que mantêm o negócio em funcionamento regular, evitando períodos de crise financeira. Então, foque no planejamento de atração e fidelização das pessoas incluídas nesses grupos.
Como o perfil do cliente influencia as estratégias de marketing e vendas?
Elabore táticas segundo cada perfil. Para ilustrar, imagine que no “Perfil 1”, não há predominância de sexo, os indivíduos usam redes sociais frequentemente, consomem serviços de streaming, como Netflix. Nas compras, observou que preferem armações estilosas e, geralmente, lentes com reflexo.
Já o “Perfil 2”, é predominantemente masculino, na faixa dos 60 anos, assistem telejornais, não costumam usar redes sociais. Nas compras, percebeu que preferem armações mais resistentes e, geralmente, com graus maiores.
Na hora de criar uma estratégia, faça isso para cada grupo individualmente. Por exemplo, no “Perfil 1”, você pode divulgar promoções por meio da internet e usar as redes sociais como uma vitrine virtual.
Porém, provavelmente, se você fizer anúncios na televisão, não conseguirá bons resultados, já que os hábitos desse grupo estão mais voltados para os serviços disponíveis na internet.
Em contrapartida, o “Perfil 2” assiste regularmente telejornais. Então, se você decidir investir em comerciais televisivos, é útil divulgar os tipos de armações que atraem esse público. Assim, é mais provável que a estratégia seja bem-sucedida.
Essa ilustração demonstra como as necessidades e desejos variam de acordo com perfil do consumidor e que isso impacta diretamente no marketing e vendas.
Porém, é importante reforçar que o perfil de cliente é construído com base em dados reais, retirados dos cadastros e controle de vendas. Somente assim, você vai conhecer verdadeiramente as características das pessoas que compram em sua ótica.
Para facilitar os registros e análise de dados, é útil investir em uma ferramenta digital que tenha recursos que ajudem a automatizar parte dessa tarefa e a centralizar informações.
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