Como dono de ótica, você deve se deparar todos os dias com desafios. Principalmente, em relação à gestão financeira e às burocracias para manter o seu negócio dentro da lei. O modo de emitir nota fiscal é um dos itens de mais dúvida entre os profissionais. Ela é considerada uma tarefa difícil de administrar ou de custo elevado.
Mas, você deve saber também da importância que a nota fiscal tem para suas transações: é ela que comprova uma venda efetuada e te protege em caso de problemas. Por isso, deixar de emitir não é uma solução, é um risco.
A nota fiscal nada mais é que um comprovante e, por isso, é obrigatória. Ela garante que você não está sonegando impostos e dá aos seus clientes segurança em suas compras. Existem duas formas de acesso ao documento: em papel, emitido na hora da compra, ou eletrônica, que são geradas e ficam armazenadas na internet.
Como a validação fiscal é o meio utilizado pela Receita Federal para verificar o pagamento de impostos e a legalidade das empresas, é de fato muito importante que sua ótica esteja agindo da forma correta.
E quais são os riscos que sua ótica corre ao não emitir nota fiscal? Para te ajudar, listamos os principais. Confira:
1 – Multas
Uma das principais formas de punir um negócio que está agindo fora da lei é por meio de multas. No caso de não emissão de nota fiscal, a sua ótica pode ter que pagar de 10 a 100% do valor total de notas não emitidas em multas, um valor que pode ser bem alto.
Para encontrar os sonegadores, a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda possuem bancos de dados que cruza informações e chega até os locais. Por isso, se o motivo para não emitir as notas é economia, você pode ter muito mais prejuízo quando descoberto.
2 – Processos criminais
Por ser uma obrigação legal, não emitir nota fiscal é crime e, portanto, pode ser punido também por meios judiciais. Isso porque quando você se nega a gerar as notas, o governo entende que seu negócio está sonegando impostos. Esse ato pode ocasionar em até 5 anos de prisão.
Afinal, a nota fiscal é a comprovação de uma operação e garante direitos para as lojas e para os consumidores.
3 – Perda de vendas
Alguns clientes exigem o comprovante fiscal em todas as suas compras. Por isso, quando se deparam com um estabelecimento que se recusa a emitir nota fiscal, vão embora e desistem da compra, por mais que tenham gostado de todo o resto.
Assim, sua ótica pode perder credibilidade e a confiança de seus consumidores, que podem optar por fazer compras seguras em outro lugar. Você não quer ficar para trás de seus concorrentes, não é? Então atenda as exigências legais e faça tudo certinho sempre.
Além disso, se uma venda a prazo é feita sem nota fiscal e o comprador não pagar, você não poderá cobrá-lo. Sem a nota você não terá provas legais de que o produto foi comprado em sua loja, perdendo todos os seus direitos de cobrança.
4 – Falência
Sem emitir nota fiscal você pode ganhar multas, processos, perder clientes e levar prejuízos. Com isso, a situação financeira da sua ótica vai por água abaixo.
Por isso, sempre que pensar que um serviço dentro da lei está custando caro, coloque na balança: vale a pena correr tantos riscos? Agindo de forma irresponsável, você pode perder a empresa e a força que sempre lutou para construir, portanto, pense bem.
Conclusão: emitir nota fiscal é a melhor opção
Agora que você já sabe tudo o que pode acontecer quando você considera deixar de emitir notas, é hora de entender como fazer o processo acontecer.
O primeiro passo é ser registrado no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou como MEI (Microempreendedor Individual), dependendo do tamanho do seu negócio. Depois, é só integrar o SAT ou o emissor de notas fiscais ao seu sistema de gestão e emitir o documento automaticamente a cada transação.
Com o ssOtica, é fácil emitir notas fiscais. É só cadastrar seu estoque, clientes, receitas, entradas e saídas e o sistema registra tudo. Além de ficar mais simples emitir notas, você ainda acompanha o fluxo da sua ótica. Você não vai perder, né? Faça um teste gratuito e comprove melhorias na prática. Não precisa nem ter domínio de computadores.