Como sua Ótica lucra mais ao usar um sistema de controle de vendas

Entenda como sua Ótica lucra mais ao usar um sistema de controle de vendas

Uma boa estratégia para uma Ótica que deseja crescer, é adotar um sistema de controle de vendas para sua loja. Isso porque, fazer o acompanhamento efetivo dos lançamentos é um dos principais segredos para continuar crescendo no mercado óptico. Mas, nem todo dono de ótica está atento a isso e acaba perdendo tempo e dinheiro. Esse comportamento é mais comum por quem não faz a gestão diária do negócio e principalmente por quem ainda controla tudo por meio de cadernetas ou planilhas.

Por ser um tema tão delicado e que envolve diretamente o retorno financeiro de seus investimentos, é melhor ficar atento às dicas abaixo para que você pare de cometer erros e passe a controlar as vendas de maneira eficiente.

Reduza as perdas

Um sistema de controle de vendas em óticas pode ajudá-lo a reduzir perdas e evitar prejuízos. Mas, você deve estar se perguntando: como? É bem simples de te responder. Usando um sistema de controle de vendas em sua Ótica, você poderá acompanhar diariamente os números da sua ótica. Assim que o seu vendedor lança uma venda no sistema, você já sabe o valor, o produto vendido e quem é o cliente que comprou.

Isso faz com a que as informações como entradas e saída de caixa ficam mais claras e isso ajuda a fazer a conferência do caixa sem complicação. O sistema reduzirá o seu tempo em trabalhos operacionais e te dará uma visão mais estratégica para tomar as decisões corretas que farão sua ótica crescer.

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Tenha o histórico completo de vendas

Você sabe todos os óculos de sol, de receituário e os acessórios que sua ótica vendeu ontem? Sabe cada pedido de produção de lentes enviado para o laboratório? Se a reposta for não, você está perdendo dinheiro. Um bom sistema irá ajudá-lo a ter o histórico de vendas completo com nome do produto, código e também os dados completos do seu cliente para que você avalie o perfil de compra dele.

É bom lembrar que esses dados devem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. Se você tem mais de uma loja ou tem o costume de viajar para compra de novos produtos, não pode se prender às planilhas salvas em seu computador. É preciso ter acesso às informações de forma rápida, independente de onde você esteja, para uma tomada de decisão assertiva.

Faça a emissão de notas fiscais com apenas alguns cliques

Quando o seu cliente compra de você, independente do valor, ele deve receber a nota fiscal. Se você demora mais de 5 minutos para emiti-la, está fazendo errado. Um sistema lhe dará essa agilidade e assim que o cliente efetuar o pagamento, você já fará a emissão da nota fiscal com poucos cliques. Isso facilita o seu dia a dia e agiliza o atendimento ao cliente.

Saiba quem são os melhores vendedores da sua Ótica

Ao controlar de forma simples suas vendas, você sabe exatamente quais e quantos produtos foram vendidos. No entanto, quando faz o controle com um sistema, além de ter esses dados você consegue identificar quais foram os vendedores que tiveram resultados mais satisfatórios. Isso auxilia na gestão de pessoas e te dá subsídios para o pagamento justo de uma comissão ou premiação quando a meta é ultrapassada.

Libere desconto de acordo com o perfil do vendedor

Adotando um sistema de controle de vendas, você pode determinar o valor mínimo e máximo de desconto que será distribuído. E mais: essa ação pode ser feita de acordo com o perfil do vendedor ou gerente. Isso porque cada pessoa que trabalha com você tem um perfil de uso no sistema que funciona da seguinte maneira: você cadastra o que cada pessoa pode fazer no sistema, por exemplo, o registro de vendas, cancelamento e descontos que podem ser aplicados.

Quando o seu funcionário insere os dados dele no sistema ssOtica, ele já faz a parametrização automática e o vendedor só pode fazer aquilo que o sistema o autoriza a fazer. Dessa maneira, você tem um controle maior do seu time e dos valores praticados por eles em cada venda.

Conclusão: adote um sistema de controle de vendas na sua Ótica

Como vimos nos nos tópicos acima, um sistema de controle de vendas tem muito para agregar à sua Ótica. Com ele você tem uma visão ampla de todas as movimentações da sua loja. Desde o cadastro de clientes até a venda e emissão de nota fiscal. Com isso, você ganha mais autonomia para tomar decisões baseadas em dados e não em “achismos” ou suposições.

E aí, preparado para lucrar mais nas vendas da sua Ótica? Comece agora um teste gratuito e veja como o ssOtica pode te ajuda na prática!

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Evellyn

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

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