Como motivar os vendedores da sua ótica? É essencial pensar nisso se você deseja que as vendas em seu comércio aumentem, proporcionando mais lucro.
Nesse sentido, é verdade que o vendedor é o responsável por convencer o cliente a comprar em seu negócio. Porém, uma parte do sucesso deste profissional depende da atitude da empresa para com o trabalho dele. Em alguns casos, o baixo desempenho é consequência das ações do próprio gerente ou dono da ótica.
É como diz o ditado “O pior cego é aquele que não quer ver”. Isto é, não adianta apenas cobrar por resultados, é necessário olhar a situação como um todo a fim de garantir que os colaboradores estão em um ambiente que os motiva a fazer o melhor em seu serviço.
Por isso, neste artigo, saiba mais sobre a importância da motivação e aprenda como manter os vendedores engajados. Além disso, confira como o ssOtica pode ser de ajuda para fazer isso.
Por que é importante manter os vendedores motivados?
Para a sua ótica sobreviver dentro do mercado competitivo é importante manter um bom ritmo de vendas. Isso pode ser feito por investir em divulgações e promoções que ajudem na atração de novos clientes.
Além disso, é fundamental criar estratégias para motivar os vendedores, já que são eles que vão ter o contato direto com o consumidor.
Sendo assim, caso estejam desmotivados, talvez não deem muita atenção para as dificuldades e os desejos dos clientes. Como resultado disso, o freguês acaba migrando para a concorrência.
Não é que a sua ótica não vai fechar vendas, mas o resultado poderia ser melhor. Por outro lado, os vendedores motivados vão além da meta mínima, apresentam um desempenho de médio a alto, proporcionando um faturamento maior para o negócio.
O que fazer para motivar os vendedores da sua ótica?
Em primeiro lugar, é essencial compreender como acontece o processo de motivação nos seres humanos.
Nesse sentido, é importante dizer que boa parte dos fatores que levam alguém a executar uma ação são internos. Ou seja, a força motivadora vai depender das necessidades e desejos que vem de dentro do indivíduo.
Porém, segundo a “Pirâmide de Maslow”, também conhecida como “Teoria das Necessidades Humanas”, existem 5 tipos de necessidades que funcionam como força motivadora e são comuns a todas as pessoas. Veja quais são e como se aplicam ao trabalho:
- Fisiológicas: trata-se dos elementos de recuperação do corpo, por exemplo, proporcionar intervalo de almoço e descanso adequados, cadeiras confortáveis e assim por diante;
- Segurança: é a sensação de tranquilidade promovida pela disponibilização de benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde. Além disso, também inclui a garantia de certo grau de estabilidade no emprego;
- Sociais: é a necessidade de se relacionar com outras pessoas. No trabalho, pode abranger tanto o relacionamento com os colegas como a interação com os clientes;
- Estima: é quando o colaborador sente que o seu serviço é valorizado. Para as empresas, isso significa demonstrar reconhecimento profissional, como por meio de promoções de cargo ou pagamento de comissões;
- Autorrealização: é o topo da pirâmide, quando o indivíduo sente que suas necessidades estão sendo preenchidas satisfatoriamente. Assim, é capaz de enfrentar maiores desafios, por exemplo a participação na tomada de decisões e autonomia para controlar seu próprio trabalho.
No caso dos vendedores de sua ótica, um dos aspectos que merece destaque é a estima, ou seja, o reconhecimento profissional. Veja como isso pode impactar positivamente o desempenho das vendas.
Como o reconhecimento profissional pode motivar os vendedores da sua ótica?
Quando um colaborador trabalha em um ambiente que reconhece o seu esforço, a tendência é que isso resulte em um maior nível de satisfação, possibilitando melhor engajamento com a empresa e resultados.
Mas por que isso pode motivar os vendedores? Todos nós, não importa o cargo, ficamos felizes quando alguém demonstra que valoriza algo que nos dedicamos bastante para fazer bem feito. Esse reconhecimento funciona como um reforço positivo para repetirmos o mesmo comportamento em ocasiões futuras.
Só para ilustrar, imagine que um vendedor da sua loja conseguiu fechar algumas vendas com um valor de ticket médio mais alto. Porém, no final do mês, você analisa apenas o volume total de vendas, sem falar nada em especial sobre as que tiverem maior valor.
Nesse caso, pode ser que no mês seguinte, o vendedor se sinta desmotivado para realizar vendas mais altas, já que anteriormente o seu esforço não foi reconhecido. Em contrapartida, quando há um reconhecimento, o colaborador sente que vale a pena se dedicar para fazer um bom serviço.
O que fazer para demonstrar reconhecimento profissional na prática?
É fundamental demonstrar para os profissionais que a empresa valoriza todo empenho que fazem para bater metas e conquistar bons resultados.
Nesse sentido, o reconhecimento pode ser feito de vários modos diferentes, o importante é que atenda às expectativas dos vendedores e sintam que houve uma compensação pelo trabalho. Veja algumas sugestões:
- Elogios;
- Comissões;
- Brindes;
- Dia extra de folga;
- Curso gratuito;
- E assim por diante.
Além disso, é possível mesclar mais de uma dessas formas. Por exemplo, você pode criar o hábito de fazer pequenos elogios durante o mês, mas, no final do ano, ou em outra data específica, fazer algo especial para surpreender o colaborador, como presentear com um prêmio.
Veja também o infográfico: “5 passos simples para incentivar os funcionários da sua ótica!”
Portanto, se você não quer perder a chance de motivar os vendedores da sua ótica, é de grande importância reconhecer o serviço deles. Saiba como o ssOtica pode ajudar a fazer isso.
Como usar ssOtica para reconhecer os vendedores?
Com tantas responsabilidades a cumprir no dia a dia, nem sempre é possível acompanhar de perto o desempenho das vendas de cada vendedor. Em vista disso, pode acontecer do profissional acabar não recebendo o reconhecimento merecido.
Sendo assim, para evitar que isso ocorra, uma boa solução é implementar o software de gestão ssOtica. Com o auxílio desse programa, com apenas um clique, você consegue acompanhar em tempo real a performance de cada membro da equipe de vendas.
Ou seja, você não precisa ficar fazendo cálculos ou preenchendo planilhas. Com o ssOtica, basta acessar o sistema e consultar rapidamente as informações que precisa. Você pode verificar o vendedor com:
- Maior volume de vendas: veja quem fez um maior número de vendas dentro de um determinado período;
- Maior ticket médio: descubra os responsáveis pelas vendas de valores mais altos, mesmo que em menor quantidade;
- Mais vendas de pós-vendas: conheça os que aproveitaram o pós-vendas para garantir a fidelização de clientes, seja por meio de uma campanha ou origem específica, como o WhatsApp.
Além de facilitar o reconhecimento dos seus vendedores, o ssOtica te ajuda na gestão completa da sua ótica. Tenha cadastro de clientes e receitas, gestão de estoque e etiquetas, controle de vendas e caixa – tudo em só software integrado.
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