Já faltando pouco tempo para a data, muitas empresas do varejo já começaram a se preparar para a Black Friday. Afinal, para colher bons resultados no futuro, é fundamental começar a colocar as estratégias de vendas em prática o quanto antes. Porém, nem sempre os gestores conseguem se organizar da melhor forma para aproveitar essa data.
Mas você sabia que um sistema de gestão específico para óticas pode ser a chave para resolver esse problema? A seguir vamos mostrar como você pode usar o ssOtica para impulsionar suas vendas durante a Black Friday. Confira!
A importância da Black Friday para as vendas
Desde 2010, ano em que a Black Friday foi inserida no calendário brasileiro, todas as edições apresentaram resultados surpreendentes. Tanto em número de vendas quanto em relação à conquista de novos clientes, a data acabou se tornando uma das mais importantes para o comércio brasileiro.
Em 2021, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o fim de semana do evento movimentou cerca de R$5 bilhões no país, de acordo com a Neotrust.
E para 2022 a expectativa é que esses números cresçam ainda mais. Um levantamento feito pela Meliuz mostrou que apenas 8,7% não pretendem fazer comprar na Black Friday 2022. Além disso, uma pesquisa da Globo revelou que 71% dos entrevistados consideram a opção de comprar online e retirar na loja uma boa alternativa. Ou seja, há muitas oportunidades para quem deseja aumentar as vendas da ótica e conquistar novos clientes, seja no físico ou no digital.
E fica aqui uma dica valiosa: segundo o mesmo estudo divulgado pela Méliuz, o consumidor pretende investir mais este ano. Cerca de 39% dos entrevistados pretendem gastar mais na Black Friday de 2022, em comparação com a edição passada. Logo, se preparar para oferecer combos ou promoção de desconto progressivo pode ser uma estratégia interessante para essa data.
Ao adotar o ssOtica como sistema de gestão da sua loja, você tem a chance de se preparar melhor e, consequentemente, vender mais durante a Black Friday. Quer entender como isso é possível? Então confira a seguir como a plataforma pode dar uma ajuda especial nesse período.
Ter controle sobre o estoque é importante em qualquer época do ano, mas na Black Friday isso pode determinar o sucesso ou o fracasso na sua loja. Já pensou em colocar em promoção uma linha de produtos que você tem poucas peças de reposição? Ou não perceber peças que estão paradas e deixar de aproveitar a data para fazer um giro dessas mercadorias?
Com o ssOtica as chances de situações como essas acontecerem são mínimas. Afinal, o sistema permite fazer um controle rigoroso de tudo que entra e sai da loja. Logo, você vai conseguir saber se será preciso reforçar o estoque de um determinado tipo de armação, por exemplo. Ou ainda definir estrategicamente a porcentagem de desconto baseado no que tem saído mais ou menos nos últimos tempos.
Por ser um evento com alta demanda, muitas empresas acabam oferecendo descontos e promoções sem qualquer tipo de planejamento. Com isso, ao invés de impulsionar os resultados durante a Black Friday, essas lojas acabam comprometendo suas margens de lucro e aumentando as chances de prejuízo.
Mas com o fluxo de caixa e relatórios gerenciais do ssOtica, você reduz o risco disso acontecer na sua ótica. Isso porque ele facilita o trabalho de planejamento, que é tão importante para ter sucesso nessa data.
Você vai conseguir definir, por exemplo, promoções atrativas que não prejudicam o caixa. Também é possível criar planos de comissionamento para os vendedores específicos para o momento e determinar de forma estratégica a verba destinada para as ações de marketing e divulgação do evento. Dessa forma, você prepara a estrutura da sua loja para atender a demanda, mas sem comprometer o lucro do negócio.
Manter os dados dos consumidores atualizados é fundamental para qualquer ação de marketing bem sucedida. Afinal, como você vai conseguir falar com o seu público se não tiver essas informações em mãos? Nesse sentido, o ssOtica é considerada uma ferramenta completa. Isso porque ele conta com funcionalidades destinadas tanto para o cadastro quanto para a comunicação com os clientes.
Já pensou em mandar mensagens de texto ou WhatsApp para o seu público informando sobre as promoções especiais da Black Friday? Pois bem, graças a funcionalidade de envio de SMS e envio de mensagens por WhatsApp no sistema, você conseguirá se comunicar com os consumidores de forma mais próxima e direta.
Para te ajudar nessa missão, baixe nossas peças exclusivas pra divulgar a Black Friday na sua ótica.
Vender com segurança é uma grande dificuldade para os donos de ótica. E na Black Friday essa dor pode ser ainda maior, visto que a tendência é ter mais pessoas comprando na loja. Mas com o ssOtica na sua loja, você pode contar com soluções que ajudam a amenizar esse tipo de problema.
A plataforma permite fazer análises inteligentes de crédito para novos clientes, ajudando a reduzir o risco de inadimplência. Além disso, para quem deseja oferecer novas formas de pagamento, também é possível criar um sistema de crediário próprio da loja. Por fim, você também pode emitir suas notas fiscais sem precisar de programas adicionais, o que facilita e muito a realização dessa tarefa.
O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, movimento que foi catalisado pelos momentos de restrição da pandemia. Hoje, a experiência de compra começa mesmo antes do cliente entrar na loja. Por esta razão, sua ótica precisa estar preparada para conseguir atender bem mesmo de longe.
Pensando nisso, o ssOtica oferece tanto a Vitrine Online, que permite expor seus produtos 24 horas por dia, e o Pupilômetro Virtual, que faz medição de DNP de forma precisa apenas com fotos.
E então, viu só como o ssOtica pode ajudar a sua ótica a vender mais na Black Friday? Você conseguirá se preparar de maneira muito melhor para fechar o ano com chave de ouro. Por isso, conheça o nosso sistema e faça um teste gratuito para ver todas essas funcionalidades na prática!
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…