Já faltando pouco tempo para a data, muitas empresas do varejo começaram a se organizar para a Black Friday 2024. Este ano, a data promete movimentar cerca de R$ 9,3 bilhões em vendas, representando um crescimento de 9,2% no faturamento em comparação a 2023, segundo dados da Confi.Neotrust. Além disso, uma pesquisa do Mercado Livre revelou que 85% dos consumidores pretendem comprar durante a Black Friday, reforçando a relevância dessa ocasião para alavancar vendas
Desde que foi introduzida no Brasil, a Black Friday tem se consolidado como uma das datas mais importantes do varejo, tanto físico quanto online. O segmento óptico tem grandes oportunidades, principalmente ao combinar ofertas atrativas com estratégias digitais. A tendência de “comprar online e retirar na loja” também se mantém forte, permitindo aumentar o fluxo de clientes no ambiente físico.
Para as ópticas, esta é a chance perfeita de ampliar a carteira de clientes, liquidar estoques antigos e fortalecer a presença da marca no mercado.
Ao adotar o ssOtica como sistema de gestão da sua loja, você tem a chance de se preparar melhor e, consequentemente, vender mais durante a Black Friday. Quer entender como isso é possível? Então confira a seguir como a plataforma pode dar uma ajuda especial nesse período.
Ter controle sobre o estoque é importante em qualquer época do ano, mas na Black Friday isso pode determinar o sucesso ou o fracasso na sua loja. Já pensou em colocar em promoção uma linha de produtos que você tem poucas peças de reposição? Ou não perceber peças que estão paradas e deixar de aproveitar a data para fazer um giro dessas mercadorias?
Com o ssOtica as chances de situações como essas acontecerem são mínimas. Afinal, o sistema permite fazer um controle rigoroso de tudo que entra e sai da loja. Logo, você vai conseguir saber se será preciso reforçar o estoque de um determinado tipo de armação, por exemplo. Ou ainda definir estrategicamente a porcentagem de desconto baseado no que tem saído mais ou menos nos últimos tempos.
Por ser um evento com alta demanda, muitas empresas acabam oferecendo descontos e promoções sem qualquer tipo de planejamento. Com isso, ao invés de impulsionar os resultados durante a Black Friday, essas lojas acabam comprometendo suas margens de lucro e aumentando as chances de prejuízo.
Mas com o fluxo de caixa e relatórios gerenciais do ssOtica, você reduz o risco disso acontecer na sua ótica. Isso porque ele facilita o trabalho de planejamento, que é tão importante para ter sucesso nessa data.
Você vai conseguir definir, por exemplo, promoções atrativas que não prejudicam o caixa. Também é possível criar planos de comissionamento para os vendedores específicos para o momento e determinar de forma estratégica a verba destinada para as ações de marketing e divulgação do evento. Dessa forma, você prepara a estrutura da sua loja para atender a demanda, mas sem comprometer o lucro do negócio.
Manter os dados dos consumidores atualizados é fundamental para qualquer ação de marketing bem sucedida. Afinal, como você vai conseguir falar com o seu público se não tiver essas informações em mãos? Nesse sentido, o ssOtica é considerada uma ferramenta completa. Isso porque ele conta com funcionalidades destinadas tanto para o cadastro quanto para a comunicação com os clientes.
Já pensou em mandar mensagens de texto ou WhatsApp para o seu público informando sobre as promoções especiais da Black Friday? Pois bem, graças a funcionalidade de envio de SMS e envio de mensagens por WhatsApp no sistema, você conseguirá se comunicar com os consumidores de forma mais próxima e direta.
Para te ajudar nessa missão, baixe nossas peças exclusivas pra divulgar a Black Friday na sua ótica.
Vender com segurança é uma grande dificuldade para os donos de ótica. E na Black Friday essa dor pode ser ainda maior, visto que a tendência é ter mais pessoas comprando na loja. Mas com o ssOtica na sua loja, você pode contar com soluções que ajudam a amenizar esse tipo de problema.
A plataforma permite fazer análises inteligentes de crédito para novos clientes, ajudando a reduzir o risco de inadimplência. Além disso, para quem deseja oferecer novas formas de pagamento, também é possível criar um sistema de crediário próprio da loja. Por fim, você também pode emitir suas notas fiscais sem precisar de programas adicionais, o que facilita e muito a realização dessa tarefa.
O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, movimento que foi catalisado pelos momentos de restrição da pandemia. Hoje, a experiência de compra começa mesmo antes do cliente entrar na loja. Por esta razão, sua ótica precisa estar preparada para conseguir atender bem mesmo de longe.
Pensando nisso, o ssOtica oferece tanto a Vitrine Online, que permite expor seus produtos 24 horas por dia, e o Pupilômetro Virtual, que faz medição de DNP de forma precisa apenas com fotos.
Com o aumento da intenção de compra em 2024 e a confiança dos consumidores em alta, a preparação é a chave para o sucesso. Não deixe sua ótica ficar para trás! Experimente o ssOtica e aproveite a Black Friday para fechar o ano com resultados incríveis.
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