Como você usa o WhatsApp e SMS na sua ótica? É essencial manter o contato regular com o cliente para fidelizá-lo e ser lembrado na hora de indicações. Para isso, o WhatsApp e SMS são os principais canais de comunicação utilizados pelas empresas.
Porém, quando e como incluir cada uma dessas ferramentas nas estratégias de marketing e vendas? Qual é a importância de fazer isso? Confira as respostas durante a leitura deste post!
Se você quer aumentar o número de clientes do seu estabelecimento, é preciso compreender o comportamento das pessoas nos dias atuais a fim de criar estratégias que sejam realmente atrativas para os consumidores e, assim, tragam bons resultados.
Nesse sentido, é impossível negar o impacto que as novas tecnologias vêm causando nos hábitos e atitudes da sociedade brasileira. Por exemplo, com a popularização do smartphone, a forma de comunicação e interação no dia a dia passou a ser feita regularmente por meio do WhatsApp e SMS. Saiba mais sobre isso:
Veja alguns dados interessantes sobre a utilização do WhatsApp pelos brasileiros descobertos na pesquisa “Mensageria no Brasil- Fevereiro de 2022”, realizada pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time. Entre os participantes:
O estudo também trouxe algumas estatísticas sobre o envio e recebimento de SMS. Dentre os entrevistados:
Essas informações revelam que o WhatsApp e SMS são uma realidade presente na vida dos brasileiros, sendo usados inclusive para fins comerciais. Então, é importante incluir esses itens nas táticas da sua ótica. Como fazer isso? Confira!
Veja algumas dicas práticas de como você pode utilizar o WhatsApp e SMS nas estratégicas da sua ótica, e conheça os pontos positivos e negativos de cada um deles.
Em primeiro lugar, para investir no uso desse aplicativo em seu comércio, o ideal é baixar a versão do WhatsApp Business, que traz funções específicas para suprir as necessidades de uma empresa, como:
Já que possui todos esses recursos, o WhatsApp é uma ferramenta completa que pode ser aproveitada por vários setores, por exemplo:
Visto tantas possibilidades, você acredita que sua ótica está usando todo o potencial da ferramenta? Então faça gratuitamente o “Diagnóstico de WhatsApp em Óticas” e descubra!
O WhatsApp é equipado com funcionalidades para ajudar os negócios a melhorarem o relacionamento com o cliente e o número de vendas. Além disso, permite a criação de mensagens de textos mais longas e personalizadas.
Também, é válido relembrar que 94% das pessoas usam o aplicativo praticamente todos os dias, então, é mais provável conseguir conversar com o consumidor por esse canal.
Principalmente, no caso de envio de mensagens para divulgação de vendas, algumas pessoas podem achar a ação invasiva e se sentirem incomodadas. Por isso, o ideal é solicitar antecipadamente permissão ao cliente, e não sair enviando para todos.
Outro ponto é que a ordem das conversas na tela inicial talvez fique um pouco desorganizada, especialmente, se você receber muitas mensagens, já que a posição é alterada a cada novo recebimento.
O SMS é mais indicado para os casos em que você deseja comunicar algo aos clientes, mas não espera nenhum retorno. Lembre-se que 67% dos brasileiros nunca, ou quase nunca, enviam mensagem por esse método.
Portanto, essa é uma boa opção para enviar textos avisando sobre promoções, também felicitações em datas comemorativas ou aniversários. Dessa forma, contribui para a construção de um relacionamento do cliente com a ótica.
Saiba mais sobre isso no: “Kit de disparo de SMS Marketing para óticas”.
É como se fosse um lembrete, para manter o nome do seu comércio sempre vivo na memória dos consumidores. Assim, quando precisarem dos produtos que você vende, já vão saber onde encontrar.
Além disso, o SMS é útil para evitar a inadimplência, por exemplo, existe a possibilidade de enviar mensagens lembrando do pagamento um pouco antes da data de vencimento do crediário. Em caso de devedores, também serve para fazer cobranças.
É um canal de comunicação considerado menos pessoal do que o WhatsApp, então, é mais fácil enviar mensagens, inclusive cobranças, sem que isso ofenda o consumidor.
Além disso, esse meio de contato está disponível em qualquer tipo de aparelho celular, mesmo os modelos mais simples.
As mensagens são mais curtas do que em comparação com os aplicativos de mensagem instantânea. Também, é pouco provável estabelecer uma conversa com o cliente por esse meio, impedindo a escolha do meio como canal de atendimento.
Então, entre o WhatsApp e SMS, qual é a melhor opção para a sua ótica? A verdade é que você não precisa escolher só uma dessas estratégias, é possível conciliar o uso das duas alternativas.
Com o auxílio de uma ferramenta digital, como o ssOtica, você pode criar campanhas tanto por meio do SMS como WhatsApp que ajudem o seu comércio a conquistar e fidelizar clientes.
Que tal conhecer melhor esses recursos do ssOtica? Acesse este outro conteúdo e saiba quais são os benefícios de integrar o WhatsApp ao nosso sistema de gestão de óticas!
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Boa tarde amigos, sua empresa pode publicar mensagens de texto de marketing em lotes?
Olá, fazemos envio de SMS e também disparo no WhatsApp para clientes. Esses envios costumam ser em lotes, podendo ser aplicado filtros para melhores resultados.