Vitrine da Ótica: 6 erros básicos que você deve evitar na sua!

Veja os erros que você deve evitar ao organizar a vitrine da ótica

Nós sabemos o quanto uma vitrine da ótica, é a uma das partes mais importantes dela. É ela quem atrai seus potenciais clientes e faz com que eles entrem em sua ótica para consumir. Mas, você sabe organizá-la e deixá-la sempre atrativa para atrair cada vez mais potenciais consumidores?

O mercado aposta em diferentes truques para atrair a atenção das pessoas. E isso, acontece sem que elas percebam que a exposição daquele produto na vitrine foi colocada estrategicamente para atrair o olhar dela. Existem alguns erros que são fatais e você pode cometê-los sem perceber. Para que você seja cada vez mais habilidoso na composição da sua vitrine, separamos os erros que você não pode cometer na sua ótica. Confira:

1º – Muitos produtos amontoados

Antigamente, as óticas tinham o costume de colocar na vitrine todos os produtos oferecidos juntos, sem nenhum critério. Era uma maneira de mostrar a “fartura” de produtos e marcas que ela tinha. Só que com o tempo cada vez mais escasso, o cliente passou a não dar mais importância para essa quantidade e passou a valorizar o termo “menos é mais”, que foca na qualidade do que é oferecido.

Portanto, se a sua vitrine da ótica é cheia de produtos amontoados, você passa uma imagem de desorganização e falta de profissionalismo. A nossa dica é que você separe um tempo para limpar a sua vitrine, tirar todos esses produtos e deixar expostos apenas aqueles que mais vendem na ótica. Assim, eles estarão a mostra e vão atrair a atenção de quem os procura.

2º – Exposição errada dos produtos

Expor os produtos em uma prateleira sem iluminação adequada e sem uma estratégia definida, está entre os erros mais cometidos. Pois, os óculos de sol, armações ou acessórios ficam expostos de qualquer jeito e o cliente fica confuso na hora de escolher o modelo preferido. O vendedor também pode se perder na hora de apresentar esses produtos para seus clientes, o que pode confundir o cliente. Aqui no Blog, temos um post em que contados todas as dicas para realização na sua Ótica, você pode conferi-lo clicando aqui.

Outro fator determinante nesse momento, é que a etiqueta de preço deve estar visível ao cliente. Se você amontoa os produtos, com certeza irá dificultar a leitura dos valores pelos clientes e poderá pagar multa pelo descumprimento dessa determinação.

 

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3º – Falta de clareza nos temas e abordagens

Empreendedores em geral são muito criativos e adoram criar abordagens para datas comemorativas. Isso não é errado. Mas, é preciso tomar muito cuidado com as frases e campanhas criadas.

Você já deve ter visto por aí, muitas vitrines que pecam na organização e escolha do tema que irão adotar. Esse erro causa o efeito inverso, e ao invés de convidar o cliente para entrar na loja, acaba o espantando de lá. É importante ressaltar ainda, que é possível ser criativo e objetivo na elaboração das vitrines. Por isso, busque inspirações e defina o que melhor se encaixa ao seu estilo e região.

4º – Desatualizada e sem tendências

Outro ponto importante é o quanto a moda tem influência o seu negócio. Por isso, é importante estudar o mercado e seu público para quais itens estão em alta e qual o tipo de abordagem é o ideal para as campanhas da sua loja.

Faça um exercício agora. Observe a sua vitrine e tente lembrar qual foi a última vez que você a atualizou. Tente analisar também quais são os produtos da nova coleção ou da marca que você mais vende estão expostos. Se você notar que já faz mais de 15 dias que não a atualiza e que esses produtos não estão organizados de maneira adequada, tome cuidado. A vitrine da ótica deve ser observada com atenção todos os dias e atualizada sempre. Dessa maneira, você saberá exatamente o que está ofertando para quem passa na frente da sua ótica.

5º – Falta de posicionamento na vitrine da ótica

Sua ótica conta com excelentes produtos, grifes e modelos que estão na moda. Mas, a sua vitrine não está atualizada e tem esses itens expostos? Você não posiciona a sua ótica de maneira correta para o seu público e por isso pode perder vendas.

A sua vitrine tem de ser compatível com o seu modelo de negócio. Se você oferece produtos de alto padrão, sua vitrine deve transmitir isso de maneira adequada. Para isso, os produtos devem ser bem expostos e a comunicação precisa ser clara. Quando você coloca de tudo um pouco na cara do seu cliente, corre o risco de não convencer ninguém.

6º – Falta de observação

Sabemos que a correria do dia a dia e a quantidade dos afazeres nos deixa um pouco menos atenciosos com o ambiente. Assim, deixamos de observar a ótica. Chegamos, abrimos as portas e vamos direto para o que consideramos importante.  Isso faz com a capacidade de observar seja comprometida, e a não vemos se chão está limpo, as cadeiras bem posicionadas e os produtos expostos de forma adequada.

Essa falta de análise visual e critica da vitrine da ótica, é o que nos leva a cometer erros graves. Por isso, é importante que você faça da observação sua ótica, um hábito diário. Antes de começar a receber os clientes olhe tudo a sua volta. No início, isso vai te tomar um tempo. No entanto, com o tempo você perceberá os benefícios de observar tudo dia a dia para fazer sua Ótica e faturamento crescerem.

E aí, o que achou do conteúdo? Você comete algum desses erros que citamos no texto? Compartilha sua opinião e experiência nos comentários. Não deixe também de conferir também, esse e-book com as dicas para construir uma vitrine nota 10 na sua Ótica!

Ebook: Como montar uma vitrine nota para na sua óptica
Evellyn

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

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