Não se adaptar bem aos óculos de grau é um dos principais motivos pelos quais os clientes buscam devolução de produtos ou reclamam da compra. Muitas vezes, se adaptar aos óculos de grau pode ser um grande desafio para novos usuários e até mesmo para quem já está acostumado com o acessório.
Por isso, para evitar pedidos de cancelamento da compra e aumentar a satisfação do consumidor, fique atento a algumas dicas que podem fazer a diferença para o seu negócio.
A primeira dica é manter sempre a transparência e antecipar-se às possíveis reclamações que o cliente venha a fazer. Afinal, é melhor prevenir o consumidor de que ele pode ter reação ao uso de óculos de grau.
Também é importante que você e toda a equipe de vendedores da ótica estejam preparados para atender o cliente insatisfeito e saibam dar orientações para uma adaptação mais rápida e sem traumas.
É natural que o cliente sinta desconforto nos primeiros dias e, ao entrar em contato com o time da sua ótica, ele deve ser atendido com empatia e profissionalismo.
Ao se adaptar aos óculos de grau, os sintomas mais comuns que um novo usuário apresenta são tontura e dor de cabeça.
Os sintomas variam de acordo com o tipo de grau que o cliente tem, das lentes escolhidas e da motivação em se acostumar com os diferentes tipos de óculos.
Enjoo, fadiga ocular ou cansaço nos olhos também são formas de sintomas. É comum que algumas pessoas sintam distorções de imagens, assim como visualizem letras embaralhadas ou embaçadas.
Mas existem algumas estratégias para minimizar os efeitos da adaptação. Veja a seguir algumas delas!
Agora que você já conhece os efeitos os sintomas, veja como ajudar o seu cliente no período de adaptação aos óculos de grau.
Além disso, os vendedores devem tomar alguns cuidados para garantir a melhor experiência para seu cliente. Primeiro, sempre ofereça as melhores opções de lentes e destaque o seu custo-benefício. Adicionar alguns tratamentos como antirreflexo, por exemplo, pode melhorar muito a experiência visual.
Outra dica é rejeitar as receitas oftalmológicas com mais de 1 ano. Isso porque o grau e necessidades oftalmológicas podem mudar bastante neste período. Assim, peça para que o cliente apresente uma mais recente.
Oriente também escolha de uma armação com tamanho adequado e que gere conforto, e não somente priorizar a estética e o preço. Por fim, lembre-se de conferir as lentes antes de entregá-las. Afinal, o laboratório pode se equivocar na hora da confecção.
Para não ter dúvidas, confira nosso guia Como Vender a Lente Certa para Cada Cliente.
Depois de levar todas essas orientações para o cliente, aproveite a oportunidade para estreitar relacionamento com sua clientela. Lembre-se de enviar mensagens para acompanhar a adaptação, dar dicas, se dispor a ajudar e, se for o caso, até trocar o produto.
O ideal é entender as necessidades do cliente e registrar no sistema de gerenciamento da ótica as datas importantes para troca, manutenção e revisão de grau. Esses são pequenos cuidados que fazem toda a diferença na hora de uma nova venda.
Oferecer produtos de qualidade, bons preços e ter um ótimo atendimento são princípios básicos para o sucesso de uma ótica. E apoiar o cliente a se adaptar aos óculos de grau é uma maneira gentil de conquistar ainda mais o consumidor e ter um diferencial de mercado.
Com essas dicas, além de fidelizar clientes, a ótica aumenta a credibilidade e garante uma boa imagem da marca.
Quais outras orientações você dá ao seu cliente para se adaptar melhor às lentes? Deixe nos comentários!
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…