O crediário é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil de 2018, três em cada dez consumidores usaram esse meio para fazer algum tipo de compra no varejo naquele ano.
No entanto, é preciso saber controlar crediário para ter sucesso ao adotar o uso desse tipo de pagamento na loja. E a melhor maneira de fazer isso é implementando um sistema de gestão para óticas.
No texto de hoje vamos mostrar as vantagens de ter crediário próprio e como uma plataforma, como o ssOtica, pode ajudar você a contratar esse setor da sua empresa.
Implantar o crediário próprio na ótica é uma ação que traz benefícios, tanto para os clientes quanto para o lojista. Ele ajuda a atrair mais pessoas para a loja e trabalhar a fidelização. Confira a seguir as principais vantagens de adotar esse meio de pagamento:
Quem trabalha com crediário próprio precisa de um documento com valor legal para fazer a venda a prazo. Nesse sentido, as duas formas mais comuns utilizadas pelos donos de ótica são a nota promissória e o carnê. No entanto, apesar de ambas cumprirem seu objetivo, o carnê acaba sendo uma opção mais vantajosa.
Você pode, por exemplo, guardar uma via assinada pelo cliente e entregar outra para que ele leve para casa. Além disso, como normalmente todas as guias são impressas de uma vez, é possível reunir todas num bloquinho para que o consumidor possa se organizar em relação a todas as parcelas que precisa pagar.
Para controlar crediário de forma simples e fácil, nada melhor do que contar com a ajuda do ssOtica. A plataforma conta com uma funcionalidade que permite emitir os carnês de pagamento personalizados com a marca da loja. Assim, o cliente já sai da loja com todas as parcelas em mãos e a venda devidamente registrada no sistema.
O principal objetivo de fazer o cadastro de um cliente é reunir o máximo possível de informações sobre ele. E, pensando nas vendas no crediário, ter todos esses dados em mãos é ainda mais importante. Afinal, são eles que irão possibilitar que você faça uma análise de crédito mais eficaz, usando o histórico de compras e pagamentos para avaliar o risco de vender a prazo para cada pessoa.
Já com o ssOtica você consegue organizar o cadastro de clientes da sua loja sem complicação. Dentro do sistema, há uma área dedicada para o registro das informações pessoais de cada consumidor que compra na loja. Dados essenciais, como nome, CPF e telefone são armazenados de forma segura e podem ser consultados facilmente a qualquer momento.
Mesmo realizando análises de crédito, infelizmente ainda é possível que aconteçam casos de falta de pagamento das faturas por parte de alguns clientes. Por isso, para controlar crediário e vender com segurança, é fundamental ter um sistema de cobranças eficiente. Dessa forma, você reduz as chances de não receber e evita que a ótica fique no prejuízo.
Além de criar réguas de cobrança, que ajudam a determinar os pontos de contato para envio de alertas aos clientes, também é necessário contar com ferramentas de disparo de lembretes automatizados.
No ssOtica, por exemplo, você pode configurar mensagens de cobrança automáticas para serem enviadas na data programada. E caso o consumidor fique inadimplente, o sistema também oferece uma funcionalidade de cobrança terceirizada.
Ter relatórios atualizados que mostram a situação do crediário é fundamental para quem utiliza esse meio de pagamento na loja. Eles permitem acompanhar de perto questões relacionadas à inadimplência e ajudam a evitar que você tenha prejuízo na sua ótica.
Com os relatórios gerenciais emitidos pelo ssOtica, é possível saber quantas análises de crédito foram feitas, quais vendedores fecharam vendas a prazo, se há pagamentos de parcelas em atraso, entre outras coisas. Assim, com todas essas informações em mãos, você pode tomar decisões mais assertivas e cada vez menos baseadas em achismos.
Para controlar crediário com o menor risco possível, é essencial analisar os riscos envolvidos na concessão de crédito. Sem isso, o dono da ótica pode, mesmo sem intenção, colocar a saúde financeira do seu negócio em risco.
Para ser realmente eficiente, o ideal é que a análise de crédito cruze os dados de cadastro dos clientes com as informações dos principais órgãos de proteção ao crédito. Assim, é possível determinar um perfil de risco para cada compra, reduzindo o risco de não receber pela venda realizada.
O ssOtica oferece uma ferramenta exclusiva de análise que pode ser usada dentro do próprio sistema. Ou seja, não é necessário sair da plataforma ou usar serviços terceiros para traçar o perfil de risco dos consumidores. Dessa forma, você pode vender com mais segurança no crediário da sua ótica.
Enfim, ter um sistema para controlar crediário pode fazer toda a diferença dentro da ótica. Ele possibilita emitir carnês de pagamento, cadastrar clientes, enviar lembretes automatizados, acessar relatórios gerenciais e fazer análises de crédito.
Com o ssOtica você pode ter todas essas funcionalidades na sua loja e muito mais. Por ser um sistema pensado exclusivamente para óticas, você pode ter acesso a muitas vantagens que irão fazer com sua ótica se destaque frente aos concorrentes. Por isso, não perca tempo e faça um teste gratuito e descubra como o ssOtica pode ajudar na gestão da sua loja!
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