Com a chegada de tantas óticas no mundo virtual e as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro, cada dia mais exigente e informado, a competitividade das lojas online aumentou. Por isso, é preciso realmente se destacar para vender mais na internet.
Embora oferecer o menor preço e as melhores condições de pagamento seja fundamental para atrair clientes, quando falamos em vender pela internet, outros aspectos também devem ser levados em consideração.
Na web, o cliente é mais desconfiado e realmente há motivos para isso. Afinal, existem muitos compradores que nunca receberam suas compras realizadas online devido a tantos sites falsos que existem na internet. Ou seja, é normal que o cliente tenha mais receio ao comprar online, especialmente se ele ainda não conhece a sua ótica. Portanto, é preciso construir uma imagem de empresa séria e confiável para poder vender mais pela internet.
Mas, para conseguir isso, não necessariamente você terá que investir muito. É possível obter ótimos resultados em vendas online para a sua ótica gastando pouco.
Neste artigo, trouxemos 6 dicas infalíveis para você vender mais pela internet com baixo investimento. Confira!
A primeira dica que trazemos para a sua ótica vender mais pela internet é planejar cupons de desconto e promoções.
Monte um calendário com as sazonalidades que são importantes para o seu público, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday e Natal. Nessas datas, envie para os seus clientes cupons de desconto e ofereça melhores oportunidades para fazerem compras na sua loja.
Também é interessante que você tenha um cadastro com as datas de aniversário dos seus clientes. Assim, você também pode presenteá-los com cupom de desconto e estimular vendas na sua ótica.
A presença digital é mais do que importante para quem quer se destacar no setor óptico. Mas não basta criar uma loja online e acreditar que o trabalho está feito para vender mais pela internet. O ideal é que a sua ótica esteja nas diversas redes sociais onde os seus clientes estiverem. Por exemplo, é bastante relevante que você mantenha perfis atualizados no Instagram, no Facebook e no YouTube.
Lembre-se também de que o seu cliente deve ter atendimento ágil e integrado por meio desses multicanais. Se ele precisar esclarecer uma dúvida, por exemplo, a sua ótica deve estar preparada para atendê-lo tanto pelas redes sociais como pelo site, por telefone, WhatsApp e e-mail.
Muitas vezes, o cliente de loja online simula a compra e depois abandona o carrinho. Para incentivá-lo a finalizar a compra, é possível programar o site para enviar um e-mail para esse cliente falando que o produto dele ainda está disponível.
Esse e-mail pode também sugerir produtos semelhantes ou complementares e até mesmo oferecer um cupom de desconto para que ele não desista da compra.
O objetivo é lembrar que o cliente largou o carrinho, porque pode ser que ele também tenha se esquecido de que estava procurando aquele produto.
A propósito, é fundamental que o carrinho de compras da sua loja virtual seja bastante intuitivo, possibilitando que o cliente veja com clareza os preços, as formas de pagamento, as opções de frete etc. Tudo isso contribui para que ele tenha uma boa experiência e volte a comprar na sua ótica.
Assim como na loja física, o bom atendimento não pode faltar também na sua loja online. Para sua ótica vender mais pela internet, os clientes precisam se sentir seguros. Portanto, disponibilize um chat no seu site para que o consumidor possa tirar dúvidas.
É preciso que haja vendedores específicos para as vendas online para que esse atendimento seja o mais ágil possível. Além disso, precisam estar preparados para atender não apenas com conhecimento técnico, mas também com cordialidade, proatividade e atenção às necessidades dos clientes.
Também é essencial ficar atento aos diversos meios de contato para que não corra o risco de o cliente ficar sem resposta ou que o atendimento demore demais e ele acabe desistindo da compra.
Para vender mais pela internet, é preciso que os preços da sua ótica sejam competitivos. Para isso, você precisa estar constantemente atualizado quanto aos preços que estão sendo praticados no mercado. Busque sempre oferecer vantagens para o seu cliente.
O estoque também deve ser um ponto de atenção. Mantenha o controle dele em dia para que jamais aconteça de um produto ser vendido e a sua loja não tê-lo disponível para entregar para o cliente. Cometer esse tipo de equívoco pode impactar negativamente a imagem da sua ótica, mesmo que o valor seja ressarcido ao cliente.
É preciso que você conte com uma boa divulgação para vender mais pela internet, para que ela se torne conhecida. Uma prática que pode ser adotada é realizar parcerias com influencers. Envie produtos da sua ótica para que eles divulguem entre os seus seguidores nas redes sociais.
Estude o seu público e descubra quais são as personalidades que o representam para que essa ação traga resultados positivos em vendas.
Para impulsionar ainda mais as vendas da sua ótica, é fundamental que você aproveite o potencial do WhatsApp. Por isso, não negligencie esta ferramenta na sua estratégia online.
Espero que este conteúdo te ajude na sua jornada de vendas online.
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Otimas ideias
Parabéns por compartilhar tantas estratégias!!☆☆☆☆☆