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Como o ssOtica ajuda a otimizar tempo e economizar dinheiro?

5 min de leitura

Como o ssOtica ajuda a otimizar tempo e economizar dinheiro? Será que vale mesmo a pena investir nesse sistema de gestão de óticas? Quais são as vantagens para o seu comércio?

É normal se fazer perguntas reflexivas antes de tomar uma decisão que envolva custos financeiros. Na verdade, isso é até mesmo recomendável, já que é preciso ter certeza que o gasto é benéfico para o negócio. Caso contrário, não seria um investimento, e sim apenas mais uma despesa. 

Sendo assim, veja neste post, quais são os benefícios de contratar um sistema de gestão para a sua ótica e entenda o porquê vale a pena investir no ssOtica. 

Como um sistema de gestão para óticas ajuda a otimizar tempo?

A rotina do gerente de ótica envolve inúmeras obrigações que consomem tempo, entre essas, é possível citar: 

Nesse sentido, o sistema de gestão ajuda a otimizar tempo, já que possibilita que as tarefas operacionais sejam automatizadas. Por exemplo:

  • Registro de vendas;
  • Gerenciamento de ordens de serviço;
  • Relatórios completos de vendas e promoções;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Entre outros. 

Dessa forma, o gerente consegue se concentrar em atividades mais importantes, que envolvam a tomada de decisões estratégicas com o objetivo de melhorar o desempenho financeiro, ajudando a economizar dinheiro. 

Mas é realmente necessário ter um software de gestão de ótica para otimizar tempo? Ou será que investir nisso vai ser apenas mais uma forma de gastar dinheiro? Veja mais sobre isso no próximo tópico. 

Por que é importante investir em um sistema de gestão para otimizar tempo? 

A verdade é que, na prática, se você optar por fazer tudo de forma manual, nem sempre vai ser possível se dedicar com qualidade a todas as atividades. A tendência é que alguns serviços sejam feitos superficialmente apenas para cumprir a lista de responsabilidades. 

Além disso, o acúmulo de tarefas pode causar a síndrome de burnout, que é uma doença ocupacional provocada pelo estresse no trabalho. Segundo uma pesquisa da Robert Half divulgada pelo UOL, mais de 40% dos brasileiros sofrem com estresse no serviço e 52% afirmam que o principal motivo é o excesso de carga de atividades. 

Refletindo nisso de forma sincera, quantas vezes você se sentiu ansioso ou estressado com o trabalho nos últimos meses? E quantas vezes você sentiu que o estresse prejudicou sua produtividade?

A solução para ser capaz de dar conta de todas as obrigações, mas sem prejudicar suaa qualidade de vida ou a dos funcionários, é investir em modos de otimizar tempo

Assim, usar um sistema de gestão para óticas proporciona mais disponibilidade para se empenhar em funções estratégicas, ampliando o número de vendas do comércio. Ao mesmo tempo, o software executa automaticamente tarefas burocráticas e repetitivas, mantendo o fluxo e a qualidade constantes.

Nesse sentido, confira as vantagens de escolher o sistema de gestão ssOtica para o seu negócio. 

Quais são as principais vantagens de escolher o ssOtica? 

Veja 4 benefícios que o ssOtica promove para a sua loja.

 

1- Maior produtividade

Em primeiro lugar, o ssOtica ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores, isso acontece porque com a automatização de tarefas, os funcionários ficam menos sobrecarregados e podem se concentrar em funções mais relevantes. 

Também, o fato das informações ficarem centralizadas em um único local facilita a comunicação entre as equipes. Desse modo, os processos se tornam mais ágeis, já que não ficam parados por causa da lentidão ou falta de troca de informações entre os setores.

 

2- Aumento nas vendas

Outra grande vantagem de usar o ssOtica é o aumento no número de vendas do comércio, já que o gestor vai ter mais tempo para supervisionar o desempenho dos vendedores e, assim, identificar pontos de melhoria. 

É digno de nota que por otimizar tempo o sistema de gestão de óticas é um meio de aliviar o estresse tanto da gestão como das equipes. Consequentemente, isso contribui para melhores índices de vendas. 

Segundo um estudo divulgado no livro The Happiness Advantage, os trabalhadores felizes são 31% mais produtivos e apresentam um aumento no fechamento de vendas de 37%

Veja mais sobre como manter os vendedores motivados no material: “05 passos simples para incentivar os funcionários da sua ótica”.

 

3- Melhor planejamento financeiro

O ssOtica fornece relatórios completos, entre outras coisas, sobre:

  • Fluxo de caixa;
  • Histórico de vendas por produto;
  • Registro de pedidos. 

Assim, é mais fácil para o dono da ótica gerenciar o estoque, descobrindo quais itens tem mais saída e agradam o público, proporcionando conhecimento para que as novas compras sejam mais assertivas. 

Também, sabendo quais são as mercadorias paradas por um tempo, é possível criar promoções para vendê-las e limpar o estoque. Além disso, o bom controle de estoque ajuda a economizar, já que o gestor consegue comprar os itens para reposição antecipadamente e, desse modo, tem mais tempo para pesquisa e negociar.

Com esses dados em mãos, o gerente é capaz de fazer um diagnóstico financeiro da ótica. Dessa forma, é possível descobrir se a saúde do negócio está boa ou não. E com isso, elaborar um planejamento financeiro, seja para ampliar a atuação do comércio no mercado ou criar estratégias para economizar e sobreviver a um período de queda de vendas

 

4- Fidelização de clientes

De acordo com um levantamento feito pelo Reclame AQUI, 58,4% dos entrevistados afirmaram que a experiência de compra com uma empresa é “o fator principal para não esquecê-la”. Além disso, 70% dos consumidores deixam de comprar com uma marca que foi mal falada por amigos e familiares”. 

A experiência do consumidor se refere aos sentimentos que a pessoa teve durante as compras em um comércio. Por exemplo, se o atendimento for feito com qualidade e atenção, existem mais chances de que o cliente fique satisfeito.

Por outro lado, se o vendedor estava de mau-humor, não tirou todas as dúvidas e apenas tentou “forçar” uma venda, é provável que isso resulte em insatisfação

Então, é de extrema importância que o gerente use o ssOtica para otimizar tempo de suas tarefas e, assim, consiga monitorar o nível de atendimento na ótica, já que isso pode resultar na perda de vendas e na má reputação da loja.

Além disso, otimizar tempo com o sistema também ajuda na fidelização de clientes por permitir que os vendedores tenham mais tempo para fazer o pós-venda, cultivando o relacionamento entre o cliente e a ótica. 

Aprenda como melhorar a experiência do cliente no “Guia para atendimento humanizado em óticas”.

 

Vale a pena investir no ssOtica?

De acordo com o dicionário Michaelis, “despesa” significa “ato ou efeito de gastar ou despender dinheiro”. Já “investimento”, quer dizer “aplicação de dinheiro com o propósito de obter lucros”. Ou seja, o ato de investir também envolve gastos, mas a grande diferença é que o retorno obtido supera os custos. 

Com isso em mente, é hora de responder à pergunta: será que o investimento no ssOtica compensa? Pense bem, quanto custa a armação de óculos na sua ótica? Com apenas uma venda, você já consegue pagar o uso de um mês inteiro do ssOtica!

E no final, a tendência é que sua loja consiga economizar dinheiro e ampliar significativamente os lucros, já que você vai ter mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas para aumentar o número de vendas e desempenho financeiro do negócio. 

Esse fato por si só já demonstra a vantagem de investir no ssOtica. Mas ainda há outros benefícios que vimos ao longo do texto, como a melhora na produtividade na equipe, fidelização de clientes, diminuição do estresse, maior qualidade e agilidade na execução de tarefas burocráticas, e assim por diante. 

Então, o que você está esperando? Experimente o sistema por 7 dias gratuitamente e garanta o sucesso da sua ótica!

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