Você já pensou em contratar um gerente para a sua ótica? É bom refletir sobre isso, já que essa decisão pode impactar de forma positiva o desempenho das vendas em seu comércio.
De acordo com a 2ª edição da Pesquisa do Mercado Óptico, 38,19% das lojas que possuem gerente faturam acima 40.000 reais por mês, enquanto 44,08% das óticas que não tem gerente faturam abaixo de 20.000 mensais. Portanto, a contratação de um gestor pode trazer bons resultados.
Mas como saber se a sua ótica realmente precisa de um gestor de vendas? Qual é o momento certo de fazer essa contratação? Veja durante a leitura os principais sinais de que está na hora de contratar um gerente. Mas, antes disso, conheça melhor as funções executadas por esse profissional.
Qual é o papel de um gerente de vendas?
O principal papel do gestor de vendas é coordenar as atividades das equipes, estabelecendo as metas que devem ser cumpridas e como isso será feito.
No dia a dia de trabalho, as responsabilidades do gerente de loja incluem:
- Diagnóstico da ótica: o gestor precisa identificar quais são os pontos positivos e negativos nas vendas e funcionamento do comércio. Assim, com esses dados em mãos será possível pensar em maneiras de corrigir os problemas;
- Planejamento das ações: envolve a criação de planos de vendas, definição dos canais de divulgação, elaboração de promoções, organização da vitrine e assim por diante;
- Treinamento de vendedores: é dever do gestor descobrir as principais dificuldades do time de vendas e proporcionar capacitações para ajudar na superação dos obstáculos, melhorando a motivação e o desempenho dos colaboradores;
- Controle de estoque: outra função da gestão é garantir que a loja tenha produtos suficientes em estoque para oferta, principalmente, os itens que já demonstraram ser preferência do público;
- Acompanhamento de resultados: é preciso analisar regularmente os relatórios de vendas a fim de identificar antecipadamente onde será necessário fazer mudanças nas estratégias.
A verdade é que o gerente de vendas é um braço direito do dono da ótica, ajudando o comércio a apresentar um bom índice de lucratividade. Mas como saber se está na hora de contratar esse profissional na sua ótica? Confira!
Quais são os sinais de que você precisa contratar um gerente para sua ótica?
Ao abrir um novo negócio, é normal que você execute várias funções diferentes. Afinal, nem sempre há disponibilidade financeira para contratar todos os profissionais desde o início.
Mas conforme as vendas vão aumentando e a loja vai crescendo, é importante rever esse aspecto. Por isso, veja 4 sinais que demonstram que é preciso contratar um gerente para a sua ótica.
Sinal 1: você está sobrecarregado
Pare um pouco, reflita e responda com sinceridade: você realmente consegue dar conta de todas as atividades da sua loja? É capaz de acompanhar todos os dias a qualidade do atendimento e o desempenho nas vendas? Como você tem se sentido nos últimos meses? Será que o estresse e a ansiedade dominam a sua rotina?
O excesso de trabalho pode fazer com que você se sinta sobrecarregado e, consequentemente, isso vai afetar as operações da sua ótica. Os vendedores talvez se sintam perdidos e não tenham a quem recorrer para falar sobre as dificuldades, já que não há um responsável por coordenar as tarefas.
Sinal 2: os resultados estão estagnados
Outro sinal de que está na hora de contratar um gerente é quando os resultados das vendas estão estagnados. Nesse caso, a experiência e habilidade de uma pessoa especialista pode fazer uma grande diferença.
Afinal, para aumentar as vendas, não basta apenas cobrar isso dos vendedores. Na realidade, é preciso identificar os gargalos que estão dificultando os fechamentos, corrigir a situação e treinar os colaboradores, fornecendo o suporte apropriado.
Confira o e-book: 9 dicas de como fazer a gestão de pessoas da sua ótica!
Sinal 3: você decidiu expandir a ótica
Se você pretende abrir uma nova filial, isso significa que vai ter o dobro de trabalho a ser feito. Então, vai ser necessário contratar um gerente para ter auxílio na administração das lojas.
É importante lembrar que expandir a ótica não quer dizer que as vendas vão aumentar automaticamente. Para conquistar resultados positivos, é preciso bastante esforço, alinhando as metas com os vendedores.
Sinal 4: a gestão da loja está desorganizada
Outra situação em que é útil contratar um gerente, é quando a ótica está desorganizada, apresentando:
- Processos mal definidos;
- Ruídos na comunicação;
- Falhas no controle de estoque;
- E assim por diante.
Essas dificuldades podem resultar em problemas internos, favorecendo situações de conflito entre os colaboradores, o que tornaria o ambiente de trabalho desagradável. A tendência é que isso diminua a motivação, prejudicando o atendimento aos clientes e as vendas.
Nesse caso, o gestor atua também como um elo unificador, ajudando a manter a harmonia entre os funcionários.
Além disso, também é útil investir em um sistema de gestão de ótica, como o ssOtica. Esse tipo programa ajuda a integrar automaticamente diferentes atividades, por exemplo:
- Cadastro de clientes;
- Relatórios de vendas;
- Emissão de NF;
- Gestão de estoque;
- Campanhas de marketing;
- E muito mais!
Você precisa de um sistema de gestão para óticas? Acesse o checklist e descubra!
Será que contratar um gerente vai mesmo alavancar os resultados da minha loja?
É claro que antes de contratar um gerente, é muito importante dar atenção às qualificações do profissional, avaliando o seu perfil e nível de experiência. Dessa forma, é mais provável que a contratação resulte em vantagens para a ótica.
Pense que o gestor é como um técnico de futebol. É verdade que os times têm presidentes, mas é o treinador quem é o responsável por analisar a equipe adversária, montar um esquema tático de jogo e escalar as posições de cada jogador de acordo com as suas maiores habilidades.
Caso contrário, mesmo que seja um bom time, formado por jogadores experientes, o desempenho nas partidas pode ser desapontador por faltar alguém qualificado para coordenar as estratégias.
De modo similar, o gerente é a pessoa que conduz o time de vendas. Ele vai identificar as dificuldades, traçar metas e treinar cada vendedor para atingir todo o seu potencial. Se você quer resultados, não basta apenas ter bons profissionais de vendas, é necessário alguém qualificado para coordenar o trabalho.
E, para que o gestor tenha tempo de qualidade para se dedicar a essa parte mais estratégica de seu serviço, é essencial investir em ferramentas que auxiliem na execução de outras atividades mais rotineiras, como a emissão de NF e preenchimento de relatórios.
Nesse caso, o ssOtica pode ajudar a sua loja! Com esse sistema de gestão, é possível automatizar inúmeras tarefas. Além disso, o gerente possui acesso a dados relevantes que vão servir como base para a tomada de decisões, por exemplo, resultados de campanhas de marketing e desempenho de vendas.
Que tal saber mais detalhes sobre essa ferramenta? Conheça o ssOtica!
Ester disse:
Gostei muito do conteúdo. O programa de ótica está em qual valor?
Francine Medeiros disse:
Olá, Ester! Que bom que gostou o conteúdo, temos artigo novo toda semana, não deixe de acompanhar 😀
Sobre valores, temos diversos planos que podem se encaixar na sua ótica. Vimos aqui que você já foi cliente nosso há alguns anos. Se preferir, podemos indicar um consultor para entrar em contato e explicar os planos e melhorias do sistema desde então. Abraços!