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Como usar o ssOtica para impulsionar suas vendas na Black Friday

3 min de leitura

Já faltando pouco tempo para a data, muitas empresas do varejo começaram a se organizar para a Black Friday 2024. Este ano, a data promete movimentar cerca de R$ 9,3 bilhões em vendas, representando um crescimento de 9,2% no faturamento em comparação a 2023, segundo dados da Confi.Neotrust. Além disso, uma pesquisa do Mercado Livre revelou que 85% dos consumidores pretendem comprar durante a Black Friday, reforçando a relevância dessa ocasião para alavancar vendas​

A importância da Black Friday para as vendas

Desde que foi introduzida no Brasil, a Black Friday tem se consolidado como uma das datas mais importantes do varejo, tanto físico quanto online. O segmento óptico tem grandes oportunidades, principalmente ao combinar ofertas atrativas com estratégias digitais. A tendência de “comprar online e retirar na loja” também se mantém forte, permitindo aumentar o fluxo de clientes no ambiente físico.

Para as ópticas, esta é a chance perfeita de ampliar a carteira de clientes, liquidar estoques antigos e fortalecer a presença da marca no mercado.

Como o ssOtica te ajuda a vender mais

Ao adotar o ssOtica como sistema de gestão da sua loja, você tem a chance de se preparar melhor e, consequentemente, vender mais durante a Black Friday. Quer entender como isso é possível? Então confira a seguir como a plataforma pode dar uma ajuda especial nesse período. 

Melhor controle sobre estoque

Ter controle sobre o estoque é importante em qualquer época do ano, mas na Black Friday isso pode determinar o sucesso ou o fracasso na sua loja. Já pensou em colocar em promoção uma linha de produtos que você tem poucas peças de reposição? Ou não perceber peças que estão paradas e deixar de aproveitar a data para fazer um giro dessas mercadorias? 

Com o ssOtica as chances de situações como essas acontecerem são mínimas. Afinal, o sistema permite fazer um controle rigoroso de tudo que entra e sai da loja. Logo, você vai conseguir saber se será preciso reforçar o estoque de um determinado tipo de armação, por exemplo. Ou ainda definir estrategicamente a porcentagem de desconto baseado no que tem saído mais ou menos nos últimos tempos.

Mais liberdade para planejar descontos

Por ser um evento com alta demanda, muitas empresas acabam oferecendo descontos e promoções sem qualquer tipo de planejamento. Com isso, ao invés de impulsionar os resultados durante a Black Friday, essas lojas acabam comprometendo suas margens de lucro e aumentando as chances de prejuízo. 

Mas com o fluxo de caixa e relatórios gerenciais do ssOtica, você reduz o risco disso acontecer na sua ótica. Isso porque ele facilita o trabalho de planejamento, que é tão importante para ter sucesso nessa data. 

Você vai conseguir definir, por exemplo, promoções atrativas que não prejudicam o caixa. Também é possível criar planos de comissionamento para os vendedores específicos para o momento e determinar de forma estratégica a verba destinada para as ações de marketing e divulgação do evento. Dessa forma, você prepara a estrutura da sua loja para atender a demanda, mas sem comprometer o lucro do negócio. 

Ações de marketing

Manter os dados dos consumidores atualizados é fundamental para qualquer ação de marketing bem sucedida. Afinal, como você vai conseguir falar com o seu público se não tiver essas informações em mãos? Nesse sentido, o ssOtica é considerada uma ferramenta completa. Isso porque ele conta com funcionalidades destinadas tanto para o cadastro quanto para a comunicação com os clientes. 

Já pensou em mandar mensagens de texto ou WhatsApp para o seu público informando sobre as promoções especiais da Black Friday? Pois bem, graças a funcionalidade de envio de SMS e envio de mensagens por WhatsApp no sistema, você conseguirá se comunicar com os consumidores de forma mais próxima e direta.  

Para te ajudar nessa missão, baixe nossas peças exclusivas pra divulgar a Black Friday na sua ótica.

Vender mais com segurança

Vender com segurança é uma grande dificuldade para os donos de ótica. E na Black Friday essa dor pode ser ainda maior, visto que a tendência é ter mais pessoas comprando na loja. Mas com o ssOtica na sua loja, você pode contar com soluções que ajudam a amenizar esse tipo de problema. 

A plataforma permite fazer análises inteligentes de crédito para novos clientes, ajudando a reduzir o risco de inadimplência. Além disso, para quem deseja oferecer novas formas de pagamento, também é possível criar um sistema de crediário próprio da loja. Por fim, você também pode emitir suas notas fiscais sem precisar de programas adicionais, o que facilita e muito a realização dessa tarefa. 

Oferecer uma experiência de compra personalizada

O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, movimento que foi catalisado pelos momentos de restrição da pandemia. Hoje, a experiência de compra começa mesmo antes do cliente entrar na loja. Por esta razão, sua ótica precisa estar preparada para conseguir atender bem mesmo de longe.

Pensando nisso, o ssOtica oferece tanto a Vitrine Online, que permite expor seus produtos 24 horas por dia, e o Pupilômetro Virtual, que faz medição de DNP de forma precisa apenas com fotos.

Com o aumento da intenção de compra em 2024 e a confiança dos consumidores em alta, a preparação é a chave para o sucesso. Não deixe sua ótica ficar para trás! Experimente o ssOtica e aproveite a Black Friday para fechar o ano com resultados incríveis.

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