All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home
  • Gestão
Gestão

5 boas práticas de óticas que você deve adotar o quanto antes

14/01/2022 6:59 am
3 min de leitura

A cada dia, as inovações e as mudanças tecnológicas interferem mais nas escolhas e no comportamento do consumidor. Para ter um negócio de sucesso, é preciso ir além do convencional e adotar boas práticas de óticas para não ficar atrás dos concorrentes.

Já falamos sobre o conceito de phygital, que está mais presente na vida do consumidor e da sociedade em geral e saber aplicá-lo na sua loja será um grande diferencial.

Digitalizar e automatizar os processos, criar soluções com uso de tecnologias, combinar ações de marketing presenciais e digitais são algumas das estratégias que você pode usar no seu negócio.

Além dessas, separamos 5 boas práticas de óticas que são fundamentais para você adotar na sua loja e, como consequência, estar sempre à frente da concorrência.

Continue a leitura e fique por dentro!

1. Vender de modo online

Uma das primeiras ações que você deve implementar no seu negócio é a venda online.

Essa é uma tendência natural do cenário pós-digital e que foi acelerado pela pandemia mundial. Além disso, o acesso às tecnologias está cada vez mais fácil para o consumidor.

Portanto, você deve estar presente também nos locais onde possíveis clientes estejam. Seja por meio de um site com vitrine online, por meio de redes sociais e também por aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Pense no seu negócio online como uma extensão da sua loja física. Ofereça os mesmos produtos, serviços e atendimento personalizado que prestaria se o cliente estivesse na sua frente, mas com a comodidade virtual.

2. Investir em ações de marketing e pós-venda

Estar online não significa boas vendas. Por isso, a segunda boa prática que você deve implementar, é investir em ações de marketing e pós-venda usando o contato direto com o seu cliente, seja pelo WhatsApp e/ou por SMS.

A quantidade de informações, promoções e estímulos que o consumidor recebe diariamente é imensa. Por isso, é preciso planejar bem suas ações para se destacar em um mar de ofertas do setor de óticas.

O seu diferencial será o de ir além de uma comunicação fria e excessiva. O cliente deve se sentir único e especial e, para isso, você deve investir em ações eficientes pensadas em recompra e satisfação.

Ouvir o cliente em um pós-venda é fundamental para que possa mantê-lo e também conquistar mais compradores do mesmo perfil.

Quer aprender a fidelizar clientes? Então baixe nosso Manual Para Automatizar Pós-vendas.

3. Realizar planejamento para diferentes cenários

Saber onde está e para onde vai é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Fazer o planejamento para diferentes cenários da sua empresa é uma das boas práticas de óticas que você pode desenvolver.

Em um cenário cada vez mais competitivo e com tantos concorrentes, planejar muitas vezes é mais eficiente do que executar inúmeras ações sem direcionamento correto.

Pense no melhor cenário que pode acontecer para a sua ótica, mas pense também no pior. E como você pode agir e criar estratégias para cada situação. Esteja sempre a postos para qualquer cenário. Com um bom planejamento, você poderá até criar um cenário ainda não existente.

4. Treinar bem os seus colaboradores

Pessoas se conectam com pessoas. E, portanto, os seus colaboradores devem estar prontos para, além de atender bem, também conduzir o processo de compra e venda como uma experiência única e satisfatória.

Treinar o seu colaborador para que ele esteja adaptado para diversas situações é uma das boas práticas de óticas utilizada por empresários do setor.

As pessoas que trabalham com você devem vender os seus produtos como se fossem o proprietário da empresa (com a mesma dedicação). Devem ter o conhecimento profundo de um consultor especializado que saberá responder sobre os óculos e as lentes que vendem, assim como saber persuadir com autenticidade os clientes.

Ouça seus colaboradores, entenda as dificuldades e potenciais e, então, ofereça treinamentos diversos que sanem as dúvidas e potencializem as vendas. Nosso infográfico com 03 Passos Para Ser o Melhor Vendedor de Óticas pode te ajudar nesta missão.

5. Automatizar processos

Por fim, uma das boas práticas de óticas mais deixadas de lado por empresários do setor, mas que não pode ser deixada de lado por você, é o uso da tecnologia como aliada.

Automatizar os processos da sua ótica é uma das principais chaves para o sucesso. Ter à mão, de forma rápida e prática, um banco de dados atualizado de clientes e fornecedores poderá te salvar em momentos difíceis e te proporcionar um diferencial de mercado incalculável.

Com a automação a seu favor, você poderá avisar seus clientes sobre a chegada de uma nova coleção de óculos de sol ou novos modelos de armações, por exemplo. Ou ainda enviar lembretes informando sobre o vencimento de receitas médicas.

Assim, você mostra ao cliente que está atento quanto ao tratamento dele, ajuda a lembrá-lo sobre a validade dos óculos, se prepara para novas vendas e manutenção, além de muitos outros benefícios.

Conclusão

Como você pode ver, para se destacar no mercado, você deve se atentar às boas práticas de óticas e aplicá-las de forma efetiva no seu negócio.

Ou seja, não adianta somente estar online, mas estar online da forma correta.  Também é preciso seguir um planejamento eficiente, investindo em ações de marketing e pós-venda e treinando os colaboradores para atenderem os clientes bem.  Por fim, não se esqueça de utilizar a tecnologia e os processos de automação a seu favor.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

6 dicas para conseguir boas parcerias com empresas em óticas

Vendas Online: Saiba como fazer sua Ótica ganhar dinheiro na internet

7 dicas para montar a vitrine de ótica perfeita

5 erros de gestão fatais que você deve evitar em sua Ótica

Jéssica Freitas

Próximo Veja como ajudar seu cliente a se adaptar aos óculos de grau »
Anterior « 7 segredos para gerenciar uma empresa familiar
Deixe seu comentário
Share
Publicado por
Jéssica Freitas
Tags: automatizarboas práticas de gestãogestão em óticasinvestir em marketingplanejamentopós vendastreinar funcionário óticavender online
14/01/2022 6:59 am

    Post Relacionado

  • NPS e CSAT para Óticas : Qual a diferença e como aplicar
  • Como o ssOtica transforma a gestão de funcionários na ótica
  • Tendências de Consumo no Mercado Óptico

Posts recente

  • Clientes e receitas

NPS e CSAT para Óticas : Qual a diferença e como aplicar

O sucesso de uma ótica não depende apenas da qualidade dos produtos vendidos, mas também…

23/06/2025
  • Gestão

Como o ssOtica transforma a gestão de funcionários na ótica

Quando falamos a palavra comunicação, qual a primeira coisa que te vem à cabeça? Segundo…

16/06/2025
  • Dicas

Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?

Quando você encontra uma loja que gosta, geralmente conta para todos os seus amigos e…

05/06/2025
  • Financeiro

O que é DRE gerencial?

Um dos principais deveres do empreendedor é entregar o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)…

28/05/2025
  • Dicas

Feiras do mercado óptico: conheça os principais eventos desse segmento

Para empreender no ramo óptico não basta apenas abrir uma loja. É necessário estar atento…

23/05/2025
  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP